Sunday, December 16

A educação nos EUA

Considero o sistema de educação americano diferente do de Portugal. Não sei dizer se melhor ou pior, apenas diferente. Ja me tinham dito, antes de vir para cá que estudar na faculdade era muito mais fácil do que o que estava habituada em Portugal. Decidi não ligar muito ao que diziam, pois queria ver com os meus próprios olhos.

A primeira experiência que tive com a educação americana foi quando durante o meu intercâmbio como Au pair (podem ler o blog que escrevi aquando o meu intercambio). Tirei um curso de inglês por três meses na famosa Columbia University. Como era apenas um curso de inglês não achei que o sistema fosse assim muito diferente.

Foi apenas quando comecei o meu curso de Criminal Justice que me dei conta que os rumores que ouvi eram em certa parte verdade. Aqui, a classificação nos testes vai de A a F, sendo A a mais elevada. A media final tem o nome de GPA (Grade Point Average) podendo ir de 1.0 ate 4.0. E adivinhem qual a minha media? Pois claro que é 4.0. Sou a melhor da minha turma. Não estou aqui para me gabar (embora sinta bastante orgulho), mas para mostrar que é  possível ter sucesso mesmo quando o inglês não é  a língua materna. Colegas meus da faculdade acham-me bastante inteligente e que devo passar o dia todo a estudar. Não podiam estar mais enganados. Claro que estudo, mas nada de exagerado. Penso que as minhas notas se devem a forma a que fui habituada em Portugal. Aqui, é  muito a base de escolha múltipla e uma ou duas questões onde nos podemos alongar mais na resposta (a chamada essay question). O que os professores aqui procuram não é  aquelas respostas ornamentadas de meia pagina. Eles procuram algo que vá direto ao assunto.

Ao contrario de Portugal o GPA é  algo a que as empresas tomam bastante em atenção na hora de contratar. Por isso tento manter o meu querido 4.0 a tudo o custo (embora não seja assim muito complicado).

Qual dos sistemas prefiro? Hum, boa pergunta, mas acho que continuo a preferir o português.



 

2 comments:

  1. Eu estou a estudar em Madrid agora e continuo a achar que Portugal é mais difícil. A forma que somos habituados a estudar e a trabalhar para a escola exige mais, é o que sinto. Boa sorte para a tua proposta de trabalho, vais conseguir de certeza :) beijinhos

    ReplyDelete
  2. Bem é sempre dífcil dizer que um dos sistemas de ensino é melhor do que outro...acho a tua observação acertada, são diferentes...

    Mas acho muito positivo o fato de aí ligarem muito mais à média do que aqui em Portugal, nem sempre se verifica...

    Boa sorte para o curso :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)