Monday, October 20

Daqueles filmes que nos tocam: A Boa Mentira

Sabia que ia ser um filme que me iria tocar, não fazia era ideia de que fosse de tal modo que um dia depois ainda tenho a cabeça à roda com tudo aquilo que vi. Enquanto assistia, as lágrimas iam caindo sem pedir licença, estava sufocada e arrependida de não ter assistido o filme em casa. Não é um tipo de filme que goste de ver no cinema. O filme conta a historia verídica de jovens refugiados do Sudão, que vivem nas mais terríveis circunstancias e onde alguns tiveram a sorte de ganhar o visto de asilo para viver nos EUA. Desde o inicio as cenas são de cortar a respiração: crianças que morrem à fome na tentativa de chegar aos campos de refugiados, soldados que incendeiam uma aldeia e matam todos à sua passagem. O filme conta com a participação de Reese Witherspoon e três dos actores principais foram na realidade também eles refugiados (acabei por descobrir depois de assistir ao filme), o que dá um carácter ainda mais forte a toda esta situação. Mas também tem muitas cenas que nos fazem dar boas gargalhadas e que mostram como é difícil a adaptação a uma nova cultura.

Fiz amigos nos EUA, que também a eles lhe foi dado a oportunidade de recomeçar de novo, nunca falamos do que se tinha passado, mas todos eles tinham em comum o olhar de profunda gratidão  e esperança. Esperança que a vida deles fosse melhor naquela que se diz  ser a terra das oportunidades e que faziam com que os meus problemas (grandes para mim) se tornassem minúsculos perante tudo aquilo que tinham passado.







6 comments:

  1. Não conhecia mas vou definitivamente ver :)

    ReplyDelete
  2. Ja tinha ouvido falar neste filme mas não me chamou mta atenção, agora fiquei mais curiosa e pelo teu post parece-me que vai valer a pena.

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Tenho de ver então (e preferencialmente em casa ;) )

    MS Blog

    ReplyDelete
  4. Também vi e adorei! :)

    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)