Friday, April 18

Razões para viver em NYC

Depois de quase 4 anos a viver em NY (com alguns intervalos em Portugal) chego a conclusão que se me perguntassem quais as razões para viver nesta cidade a lista seria infindável. Claro que nem tudo é um mar de rosas e existem algumas situações que como turista achamos um máximo, mas depois de viver algum tempo já nos passa um bocadinho ao lado e até acaba por nos irritar. Mas isso irei guardar para um próximo post, porque hoje trago-vos a minha lista de razões para viver em NY.

1. Desde que me mudei para NY nunca mais me preocupei com o preço da gasolina, simplesmente porque não conduzo. Não é preciso. O subway leva-nos a todo o lado e funciona 24h. E verdade seja dita adoro não ter que conduzir. Posso ir a dormir ou a ler sem me preocupar com o transito ou onde estacionar.

2. Não ter que me preocupar em beber e conduzir. Mesmo ás 3 da manha a cidade encontra-se repleta de táxis que nos levam a casa.


3. Roupa lavada e passada a ferro entregue em casa. Por cerca de 70 cêntimos o quilo, quem é que precisa de se preocupar em lavar a roupa. No inicio lavava sempre a minha roupa na lavandaria e ficava lá a espera até secar. A minha mentalidade portuguesa de lavar a roupa em casa e secar na varanda era mais forte e achava muito estranho ter alguém a lavar a roupa por mim. Mas rendi-me a esta maravilha, que acaba por ficar muito mais barato. É só chegar a lavandaria, pesar a roupa e no final do dia está pronta. Há melhor que isto?


4. Comida entregue em casa as 3 da manha é possível em NY. O sistema de entregas ao domicilio é das coisas que mais me impressionou. Basta usar a aplicação seemless e escolher o tipo de restaurante e já está. Em 30 minutos estão a bater a porta com a comida pronta. Chegar a casa do trabalho e não ter que me preocupar com jantar, pois fica mais barato encomendar do que estar com o trabalho a cozinhar é do melhor. Foi uma das coisas que senti mais falta quando voltei a Portugal. Caminhar as 22 horas num domingo e não encontrar nem um único restaurante aberto ou a impossibilidade de encomendar a comida online porque os preços são exorbitantes (sem falar que muitos deles cobram os quilómetros percorridos) e o serviço termina as 20h.


5. Há sempre alguém mais doido que nós. Quando pensamos que já vimos tudo basta entrar no subway ou caminhar pelas ruas de Manhattan para termos a noção que afinal ainda nos falta muito para ver e que a nossa sanidade ainda é elevada comparada com muitos que por aqui andam.


6. Quando se viaja para fora dos EUA ou para outra cidade e se volta, independentemente de quanto tempo de esteve fora ainda sentimos borboletas no estômago. Acontece-me sempre que vou a Portugal ou quando tenho a vista do skyline é sempre de tirar o folgo. Quase sempre penso caramba consegui aqui chegar, devo ter mesmo um anjinho da sorte. 



7. É uma cidade super segura. Ao contrario do que se pensa (diga-se pessoas que gostam de criticar, mas nunca aqui puseram os pés). Sinto-me mais segura a caminhar sozinha as quatro da manha em Manhattan do que de noite nas ruas do Porto (nem que me pagassem o faria). É uma cidade grande, mas também é uma cidade com imensa segurança. Lembro-me quando vim viver para cá que os meus pais ficaram muito preocupados porque isto era "uma terra de gente maluca, que  andam sempre aos tiros". Bastou passarem um mês aqui que a ideia deles mudou completamente, de cidade ultra perigosa passou a cidade dos sonhos deles. Uma vez perderam-se no Bronx e sem falar uma palavra em inglês foram ajudados e acompanhados até ao metro.


8.   Durante o verão é possível assistir a festivais e teatro sem gastar um cêntimo. É possível assistir a filmes ao ar livre no Central Park, Bryant Park e na Brooklyn Bridge Park. É só preciso protector solar, óculos de sol, toalha e estamos prontos para a sessão.


9. É uma das cidades com maior diversidade linguística. Mais de 800 línguas são faladas na cidade de Nova Iorque. Cerca de 50% dos nova iorquinos fala mais que uma língua para além de inglês. A mais falada é sem duvida o espanhol, grande parte dos serviços públicos estão traduzidos em inglês e espanhol. Dá-me imenso prazer andar de metro e ouvir diferentes dialectos, mesmo sem perceber nada tem dias que me sinto mais acompanhada do que no meio de quem fala português.

11. Porque por muito que as pessoas estejam com pressa elas vão-te ajudar. No inicio perdi-me algumas vezes e bastava pedir informação que as pessoas se desfaziam em boa vontade para ajudar e se não sabiam iam ter com outra pessoa até ter a ajuda que precisava.


12. Qualquer produto que seja lançado, qualquer ideia, restaurante é aqui que se  encontra primeiro. Adoro a facilidade de comer saudável, de encontrar o que preciso sem pagar muito. Tudo aquilo que se procura está mesmo ao virar da esquina - literalmente. Em Portugal demora anos luz a chegar algo novo.

10. Dizem que if you can make it, you will make it anywhere, e a cada dia que passa acredito mais nesta expressão. E pensando bem, já que aqui estamos porquê que haveríamos de nos preocupar em ir para outro lugar?




19 comments:

  1. Apesar de nunca ter vivido em NY, já lá estive 3 vezes e concordo com tudo o que disseste.

    Mas deixa-me comentar três pontos:

    3. Não sei se devido à crise ou à mania de imitar o que é estrangeiro, a moda das lavandarias já chegou a Portugal. Ainda há duas semanas li um artigo sobre o 'fenómeno'.

    7. Eu andei numa zona NÃO turística de China Town, porque queria conhecer "the real thing" e não tive medo. E uma noite, saí de um evento, já tarde, e confirmo: arranja-se táxi facilmente, mesmo que seja às 3 da manhã!

    9. Na primeira vez que fui a NY, ainda no aeroporto, na zona dos rent-a-car, os funcionários eram todos hispânicos. A funcionária que me atendeu ao perceber que eu era meio hispânica, começou logo a falar comigo em espanhol e -zás!- fiz imediatamente meia dúzia de 'amigos'! :-) E no dia do regresso a Lisboa, até mandaram um motorista do Paraguay (ou do Uruguay, já não me lembro) ir buscar-me ao hotel para levar-me ao aeroporto! :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só quem aqui esteve e que tem a verdadeira ideia! O resto critica mas nunca cá esteve!

      Beijnho

      Delete
  2. Sempre que leio estes teus textos dão-me uma ganas de apanhar um avião... :)

    ReplyDelete
  3. É o paraíso na terra, é o que é! Pena existirem muitos malucos ! Espera... enganei-me! Não é nos States que existem seitas capazes de tudo! É em Portugal!

    ReplyDelete
  4. eu quero ser cantora e, para viver o sonho em grande, quero ir para ny e devo confessar-te que, mariquinhas como sou, a coisa que mais me mete medo é o ponto nº 7 de que falaste, eu também tenho essa ideia que é só gente maluca que anda aos tiros x)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredita que NY e uma das cidades mais seguras! Não tenhas medo e segue o teu sonho:)

      Delete
  5. Caramba, que bela cidade. Parece um mundo dentro do mundo!

    ReplyDelete
  6. Espero ir ainda este ano a NY :) sem duvida que é uma cidade de sonho...pelo menos para mim é...
    Vais ficar agora por aí? Beijinhos

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Eu tb estive em nyc...mas há mts anos.... Sinto uma vontade imensa de voltar.... Mas acho k vou chorar baba e ranho por n voltar a ver aí as twin towers.... Chorei 3 dias seguidos aquando do atentado.... Mas a cudade fascina-me desde k si estive.... Fikei rendida!!!!

    ReplyDelete
  8. Boa noite!
    Quero tanto ir viver para aí!
    Vou este ano para a faculdade e nao há nada que queira mais do que ir para aí!
    So tenho medo de escolher um curso que depois quando o acabar aí, nao tenha saída? Que cursos aí têm sucesso?
    QUERO TANTO IR!
    POR MIM IA JA HOJE!
    Tambem tinha a ideia de uma cidade nao muito segura mas linda, cheia de oportunidades! :D

    ReplyDelete
  9. Tu trabalhas aí? DREAM!!!!

    ReplyDelete
  10. E arranjar casa por aí? Foi fácil? Tens que partilhar com outra pessoa? Podias falar um pouco sobre isso do alojamento... estou interessada.
    Beijinhos. Muitas felicidades e muitos sucessos por aí
    Cristina

    ReplyDelete
  11. Cada vez que falas de NYC, mais me convenço que teria sido muito feliz aí.
    Beijinhos!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  12. Vives numa das cidades que eu mais gostava de conhecer! (=

    ReplyDelete
  13. Concordo com o post...mas e que tal um novo post para "Razões para não viver"....tb devem existir...é só uma sugestão.. .!

    ReplyDelete
  14. ...e razões para não-viver? !Tb devem existir...👍

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)