Saturday, April 19

Leite de Amêndoas Caseiro e seus benefícios



aqui referi os malefícios do consumo de leite animal e ao contrário do que se pensa em nada contribui "para crescer forte e saudável", como quase todos nos devemos ter ouvidos quando éramos mais pequenos. De facto, o leite é um dos grandes causadores da perda de cálcio dos nossos ossos.

Existem várias opções no mercado de leites vegetais, como por exemplo, leite te amêndoas, aveia e arroz. No entanto, é necessário ler muito bem os ingredientes. Infelizmente nem todos os leites são saudáveis.

A maioria do leite de amêndoa comercializado tem como base água ou são à "base de amêndoas" (que é a mesma coisa que dizer que possuem uma grande quantidade de água em vez de amêndoas). Para não falar, que muitos estão carregados de açúcar. Então, qual a quantidade de amêndoas em cada embalagem? Varia de marca para marca. Existe uma forma bastante eficaz de avaliar a quantidade de amêndoas através da análise da fibra existente. Por cada sete amêndoas existe 1g de fibra, no entanto, a maioria dos leites processados contem zero de fibra por cada 220g de leite!

Para ter uma ideia, aqui fica os ingredientes do leite de amêndoas da marca Alpro. Foi enviado por uma leitora querida, uma vez que aqui não conseguia encontrar em português.

Displaying fotografia.JPGDisplaying fotografia.JPG


Parece ridículo quando analisamos detalhadamente, mas a verdade é que apenas contem 2% de amêndoas. Deixando 98% para água, açúcar, emulsionantes, sal. Regra geral, o leites vegetal é mais caro que o de animal. Fazemos este investimento porque pensamos que irá contribuir para melhorar a nossa saúde, quando na verdade acontece o contrário. Quando o açúcar é colocado a frente do que é suposto ser o principal ingrediente não é de todo bom sinal. 

A maioria das marcas reconhece que os consumidores não compram leite de amêndoas para obter os benefícios derivados das amêndoas, mas sim como substituição ao leite de vaca. Desta forma, o principal objectivo e fazer com que este leite seja saboroso, deixando para segundo plano os beneficios nutricionais.

Quando produzido de uma forma correcta o leite de amêndoas tem um grande valor nutricional.

Benefícios do leite de amêndoas 

1. Óptimo auxiliar na perda de peso.
2. Ajuda a baixar o colesterol. Não existe colesterol ou gorduras saturadas neste leite. Para além disso é baixo em sal e alto em gorduras saudáveis (omegas 3), que ajuda a prevenir o aumento da pressão arterial e doenças de coração.
3. Ajuda a manter os ossos fortes. Reduz o risco de contrair artrite e osteoporose
4. Pele mais saudável e brilhante. O leite de amêndoas contem 50% da dose recomendada de vitamina E, que contém antioxidantes e propriedades essencial a saúde da nossa pele, como por exemplo proteger dos raios solares.
5. Contribui para o aumento da massa muscular.
6. Ajuda na digestão evitando a sensação de mal estar muito comum no leite de vaca.
7. Não necessita de ser mantido no frigorífico.
8. Muito fácil de ser feito em casa e usufruir de todos os benefícios.

Receita de leite de amêndoas caseiro 

Ingredientes
200gr de amêndoas (sem sal).
2 a 3 copos de agua filtrada/fervida ou agua de coco.

Método

1. Colocar as amêndoas num recipiente com agua filtrada/fervida ou água de coco por cerca de 12 horas.

Tasty Kitchen Blog: Homemade Almond Milk. Guest post by Georgia Pellegrini, recipe submitted by TK member Jennifer Guitard (jguitard).

2. Mudar a agua 2 a 3 vezes. Deitar fora todas as amêndoas que fiquem a boiar (é normal encontrar algumas).
3. Ao fim das 12 horas escorrer a agua e colocar no liquidificador e juntar 3 copos de agua filtrada/fervida ou agua de coco. Misturar.


4. Com um pano fino coar o leite. Deixar o leite escorrer e no fim espremer o pano.


Com o excedente de amêndoas pode-se fazer farinha de amêndoas. Que é nada mais nada menos que levar ao forno o que sobrou, em temperatura baixa e deixar secar. Mexer de vez em quando até estar completamente seca. 
Ou então, podem usar para fazer deliciosas bolachas de amêndoas sem gluten:

Ingredientes: 
- 1 chávena do que sobrou de amêndoas do leite vegetal
- meia chávena de chocolate 90% cacau triturado. 
- meia chávena de coco ralado sem açúcar
- meia colher de sopa de fermento
- 1 pitada de sal
- 100g de açúcar mascavo
- 1 ovo (pode optar por não colocar)
- 3 colheres de agua morna
- 1 pitada de essência de baunilha. 

Misturar numa tigela todos os ingredientes secos: as amêndoas, açúcar, coco ralado, pitada de sal, fermento e chocolate. 
Em outro recipiente bater o ovo e adicionar o baunilha e as 3 colheres de agua morna. 
Juntar os ingredientes secos e misturar tudo. 
Fazer bolinhas com a massa e colocar num tabuleiro para ir ao forno. 
Deixar cozer por cerca de 7 a 15 minutos. 


Receita adaptada daqui

12 comments:

  1. Qual é a diferença destes leites para o de soja Diana? Beijinho

    ReplyDelete
  2. E quanto ao leite de soja? É saudável?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Há estudos que dizem que sim outros que não.

      Mas na minha opinião existe uma forte propaganda em relação aos supostos benefícios da soja para saúde, mas a verdade é que a soja está muito longe de ser um alimento recomendado para quem procura uma vida saudável e consequentemente um corpo em forma.

      Acontece que a soja é um alimento inflamatório e contém anti-nutrientes que dificultam a absorção dos nutrientes que você precisa para ser saudável.

      Soja é um grão da família das leguminosas, assim como feijão, lentilha, ervilha, amendoins etc. Fazendo uma observação que todos os grãos e leguminosas possuem anti-nutrientes, alguns em maior quantidade e outros em menor quantidade.

      Esses anti-nutrientes são responsáveis por impossibilitar a absorção dos minerais e nutrientes no seu organismo. Ou seja, enquanto você imagina que ao ingerir grãos está abastecendo seu organismo com bons alimentos, na verdade estes grãos estão lançando substâncias que impedem a absorção dos minerais e nutrientes que seriam bons para você.

      Delete
  3. Olá Diana. Eu moro em Toronto e aqui temos a marca de leite de amêndoas Silk (suponho q tb tenham aí), e como eu uso o unsweetened, a amêndoa vem logo como 2º ingrediente, seguido da água. è verdade que este leite tb leva espessantes (Gum), mas parecem-me ser de origem natural.
    Gosto muito do teu blog, e identifico-me muito com o teu estilo de vida!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Que receita interessante! E estas bolachas...que bom aspeto!!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Ola :) parabens pelo teu blog... E pelo instagram tambem :) adoro as tuas dicas!!! Esta receita da para que quantidade de leite? E por quanto tempo se conserva?

    Obrigada :)

    ReplyDelete
  6. O leite de soja é mais ou menos saudável que este?

    ReplyDelete
  7. É curioso, ainda este fim de semana estive para comprar o leite de amêndoas da AlproSoja, mas acabei por me esquecer. E ainda bem, que de amêndoa realmente tem pouco. Pergunto-me se o de soja será igual (sou 100% intolerante à lactose)... Quando puder, vou logo verificar o rótulo. Adoro o blog, identifico-me totalmente com as ideologias :)

    ReplyDelete
  8. Só agora é que vi o teu post sobre o leite de vaca e devo dizer que estou um bocadinho confusa, a primeira coisa que não percebi foi isto: "Desta forma, o cálcio é uma ótimo neutralizador desse acido e o grande armazenamento de cálcio no nosso corpo, adivinhem onde é? Nos ossos, pois é claro. Assim, a quantidade de cálcio que os nossos ossos precisam para se manterem fortes são utilizados para neutralizar o efeito acido do leite." A verdade e que o cálcio é melhor absorvido em pH ácido, por isso não faz sentido que esse mesmo cálcio neutralize o efeito ácido.
    Em relação ao leite de vaca ser criado exclusivamente para os bezerros tens toda a razão, ma a verdade é que já existem pessoas cujo organismo fica debilitado se não ingerir leite (de vaca) na idade adulta, questões genéticas devido à adaptação.
    Relativamente a este post sou (quase) obrigada a dizer que não se pode confundir leite com bebidas vegetais. Leite tem de ser origem materna, tal como o de vaca, ovelha ou até da mulher, bebidas vegetais são então as bebidas de soja, amêndoa e arroz. É importante referir que a lactose presente no leite auxilia a absorção de cálcio (é claro que quem é intolerante não deve beber) e que para formar matriz óssea (para ossos saudáveis) é necessário proteínas de alto valor biológico, e é aqui que tudo muda do leite para as bebidas vegetais. Acontece que os vegetais têm proteínas de baixo valor biológico enquanto que os produtos de origem animal têm de alto valor biológico. No ponto 3 tens: "3. Ajuda a manter os ossos fortes. Reduz o risco de contrair artrite e osteoporose" e é aqui que eu duvido um bocadinho destas bebidas, sei que têm muitos benefícios e são uma mais valia para quem não pode ou não gosta de beber leite mas a verdade é que a informação não parece estar coerente e fica difícil de acreditar.
    Por último gostaria apenas de dizer que as reservas de cálcio no nosso corpo formam-se até à adolescência (por volta dos 17 anos) e que a partir daí beber "coisas" enriquecidas em cálcio não chega para prevenir osteoporose, a prevenção tem de ser feita antes e com alimentos adequados. De qualquer modo acho que todos devem experimentar as bebidas vegetais, que também ajudam a diversificar a nossa alimentação, mas não sou completamente a favor de banir o leite (tirando algumas excepções) pois tem inúmeros benefícios ;)
    DC

    ReplyDelete
  9. 200g de amendoas são 5€! :\ para quanta quantidade de leite dá?

    ReplyDelete
  10. Testado e aprovado ;)
    http://loveadventurehappiness.blogspot.nl/2014/09/leite-de-amendoas.html

    ReplyDelete
  11. Produzo amêndoas no Douro (não estou aqui com intuitos comerciais, pelo que faço o comentário de forma anónima).
    Muitas vezes as amêndoas ficam a boiar quando colocadas na água, não por estarem estragadas mas porque estão muito secas. Não as desperdiçem, estão, à partida em boas condições, apenas o teor em água no seu interior está muito reduzido. Possivelmente alguma ar fica entre a pele e a amêndoa o que também a faz boiar. Aconselho também a retirada da pele antes de triturar. A pele larga um "pó" (às vezes não sai todo no banho) que é algo irritante e pode condicionar o paladar do vosso preparado.
    Bom proveito!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)