Friday, January 31

Mito: O açúcar proveniente da fruta é prejudicial

Recebi um comentário alertar-me para o facto de a fruta ter açúcar e consequentemente provocar um aumento de peso. Como devem  esperar eu não estou a fazer este detox sem antes ter pesquisado muito.

Muitas pessoas acreditam que a fruta como tem açúcar faz mal à saúde. Vamos por partes, todos sabemos que o açucar de mesa ( sucralose/sacarose) faz mal e desta forma, como a fruta também possui açúcar ( frutose), automaticamente é um veneno para o nosso corpo. Certo? Errado. Não podíamos estar mais errados. A frutose apenas pode prejudicar o nosso organismo se for ingerida em quantidades exageradas. A não ser que se coma fruta o dia toda, sem ingerir mais nada, esse problema nunca irá ocorrer.

E porquê que o açúcar da fruta é diferente do açúcar encontrado nos hambúrguer do McDonald´s ( sim, estão repletos de açúcar!) ou nos doces? Porque as frutas têm bastante fibra e água. E juntando ao facto de que todos elas necessitam de ser mastigadas antes de serem ingeridas, demoram algum tempo a ser digeridas. Isto significa que a frutose será libertada aos poucos e chegará ao fígado lentamente.

Uma maça, por exemplo tem um efeito saciante e consequentemente comemos menos. Por outro lado, um refrigerante por ser alto em açúcar chega rapidamente ao fígado e passado pouco tempo estamos com fome outra vez.

Não nos esqueçamos que o ser humano está habituado a comer fruta há milhões de anos. O nosso organismo consegue se adaptar facilmente ao açúcar encontrado na natureza (fruta, vegetais). O mesmo não acontece com o açúcar encontrado em alimentos processados que é desastroso para o nosso corpo.

Não se preocupem com o açúcar encontrado nas frutas. Substituam o açúcar da comida  processada pela fruta e vegetais e sentirão uma tremenda diferença na vossa saúde:)

Existem milhares de pessoas que já adoptaram um estilo de vida em que 80% ( ou mais) é proveniente da terra e muitas delas são adeptas do crudivorismo, onde nenhum alimento é cozinhado. Tudo é ingerido cru. Como por exemplo (os meus perfis de Instagram favoritos):




@rawvana


@therawboy


@freeleethebananagirl




4 comments:

  1. De facto, o açúcar da fruta é aquele com que menos temos de nos preocupar :) é incrivel a quantidade de açúcar que tudo o que comemos hoje em dia contém e que, sem nos apercebermos, já está a alterar o nosso paladar de modo a acharmos que a comida "ao natural" está amarga e lhe falta açúcar (o mesmo vale para o sal e outros aditivos). Apercebi-me disso porque vivi uns meses na Bélgica no ano passado e participei numa visita a uma cervejaria artesanal, com consequente prova de cervejas. Ali as cervejas eram todas feitas com produtos naturais e não tinham qualquer adição de açúcar. Na Bélgica há umas cervejas muito famosas que são as "krieks", são feitas à base de fruta, normalmente cereja. Ali provámos uma dessas cervejas sem adição de açúcar e, de facto, parecia-nos super amarga, nada a ver com as "krieks" que compras no supermercado lá. Aí o senhor falou-nos nisso de hoje em dia a comida ser quase toda processada e haver aditivos em tudo, que com o passar do tempo nos vão alterando o paladar e fazendo perder os "sabores de antigamente"!

    ReplyDelete
  2. o açucar da fruta é bem melhor do que os fritos que muita gente come diariamente...isso sim é prejudicial

    ReplyDelete
  3. Tens razão. Muitas vezes comemos coisas processadas que nos fazem tão mal!

    ReplyDelete
  4. Sim realmente a frutose não é nada prejudicial comparado com tudo o que comemos... alias não andamos a comer fruta a cada 2 mim...
    Eu gosto bastante de carne e peixe dificilmente me vejo abdicar deles mas deixei de comer enlatados, mc só quando estritamente necessário, refrigerantes... e ando muito mais atenta os rotulos daquilo que compro. Passei a fazer mais coisas frescas em casa. Muito mais saudável.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)