Friday, November 29

Conversas

Em conversa com um colega de escola que já não falava há uns bons 7/8 anos.

Ele : Txii tanto tempo! Vi que estas a morar fora. Estás a estudar né?
Eu: Sim. Aí estava difícil e decidi arriscar. Mas tenho saudades de Portugal. Já não vou aí há dois anos.
Ele: É normal. Isto aqui está mal mas é o nosso país, o nosso cantinho. Mas se estás bem é o que interessa.
Eu: Ainda moras em Valbom? ( a terra onde vivi até vir para NY)
Ele: Claro que sim! Não deixo a minha terra por nada. Estive em França, mas Portugal é Portugal. Regressei logo.
Eu: Não deu certo em França?
Ele: Não. As saudades foram imensas. E meti na cabeça que o dinheiro não é tudo. Prefiro ganhar 500€ e estar perto de quem mais amo.

Esta conversa fez-me pensar se não tenho sido uma valente de uma egoista ao ter deixado tudo e todos por causa de um sonho. Sinto que estou a perder momentos que nunca mais os irei recuperar. Será que vale a pena as saudades que me dilaceram o peito, a cada dia que passa de uma forma violenta. Deixei tudo para tras como se de nada se tratasse e tenho medo de voltar,  e encontrar nada.

4 comments:

  1. Apesar de ainda só estar na Suíça há 2 meses e tal, esta já é a 3ª vez que vivo fora do país e cada vez penso mais nisso. Gosto de me sentir livre e saber que sou eu que controlo a minha vida, mas nem sempre as coisas correm como esperamos e nos dias maus parece que os problemas ganham uma dimensão assustadora porque é difícil partilhar as coisas à distância. E já nem falo das ausências nas festas e acontecimentos importantes. Não estava nos planos ir a Portugal passar o Natal, mas afinal vou. Sei que vai ser bom, mas sinto que o depois ainda vai ser pior.

    Um grande beijo e muita força para aqueles momentos de desânimo!

    ReplyDelete
  2. Como compreendo esse teu amigo... E a tua sensação de "perda" de momentos! Eu vim para Espanha e estou só a uns 100km de casa, e mesmo assim sinto muito a falta do meu país, das minhas pessoas. Portugal tem outro encanto... Eu que tenho a liberdade (e sorte) de poder vir a casa quando me apetecer, não me imagino com um oceano pelo meio. Por isso, já que estás muito longe e as saudades são maiores, aqui vai um beijinho enooorme para te confortar! E pensa assim: nada é definitivo, a vida dá voltas. :)

    ReplyDelete
  3. Sim, é mesmo um duplo sentimento tramado! Mas não consideres egoísmo até porque, se não tivesses partido atrás do teu sonho, ias passar o resto da vida amargurada e a pensar "E se tivesse ido?"
    Nunca nos podemos arrepender de seguir os nossos sonhos pois a vida é demasiado curta :-)

    ReplyDelete
  4. Eu vivi em Londres durante 5 meses. Voltei porque economicamente a coisa não se estava a dar mas, na altura já tinha duas universidades que queriam marcar entrevista comigo e estive bem perto de me tornar uma aluna estrangeira em Londres. Não voltei pelas saudades e por causa dos que mais amo. Não sou muito de ter saudades e para além do mais falava com os meus pais todos os dias. Quanto a amigos não me preocupava porque não tinha laços fortes em Portugal e continuo a não ter, excepto o meu namorado.
    Vi-me mesmo obrigada a voltar para Portugal e agora só volto a sair depois de acabar o curso e da recuperação da operação que tenho de fazer em breve. Quer dizer, volto a sair se nem eu nem o meu namorado encontrarmos emprego para nós cá mas, ambos gostaríamos de primeiro ter alguma experiência as nossas áreas em Portugal e depois aí sim, pensar em emigrar durante uns tempos.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)