Monday, March 2

Entrevista #15 Portugueses nos EUA


Entrevista com a Margarida que foi Au Pair em Washington DC.

Em que cidade e estado viveste?
Vivi de Junho a Janeiro em Philadelphia na Pensilvânia e de Janeiro a Junho em Washington DC.

Quando voltaste a Portugal?
Voltei a Portugal em Junho de 2014. 

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Começou como uma brincadeira de querer mudar um pouco de vida. Tinha uma amiga brasileira em Nova Iorque, que me descreveu o programa e me incentivou para que eu fosse, só acreditei que estava a ir no dia que embarquei, até lá foi sempre irreal.

Qual a tua ocupação neste momento?
Neste momento sou auxiliar de acção educativa num colégio internacional na parte inglesa.

Onde vivias existiam mais portugueses?
Existiam alguns portugueses da minha terra (Quarteira) a viverem em Asburn, Virginia e depois mudou-se também a Catarina Araújo (Podem ver a entrevista da Catarina aqui)

Como lidaste com as saudades? Do que sentiste mais falta?
No inicio as saudades não custaram muito, mas depois ficou pior, principalmente na altura do Natal e do meu aniversário. Mas apoiem-me no sonho que tinha de vencer e aguentar um ano e acabou por passar bem. O Skype também ajudou imenso. Senti falta das nossas sopas e do churrasco... de resto até gostei bastante da comida saudável que a minha família de acolhimento fazia.

Quais as ideias pré-concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram quando passaste a viver lá?
A ideia pré-concebida era apenas da comida e da variedade de etnias que lá viviam. A da comida fast food mudou, pois na minha família comia-se muito saudável, mas não mudei de ideia em relação ás etnias que lá vivem, pois existem imensas.

Foi fácil fazer amizades? Foste bem recebida?
Fui bem bem recebida e sou uma pessoa de fácil comunicação, então não foi difícil fazer amizades,se bem que existem sempre aquelas que não vingam, pois as pessoas não se identificam para criar laços de amizade.

Qual o ponto turístico favorito da tua cidade/estado?
De Washington foi sem duvida o National Mall. Na Philadelphia não tive oportunidade de conhecer muito, logo não tenho um sitio preferido.

Como descreves a cultura americana?
É uma cultura rica em ideias diferentes, são muito open minded. Não se incomodam por existir tantas pessoas diferentes. Adoro o facto de se puder ir ao 7 Eleven de pijama e ninguém te dizer nada. Não gosto do facto de acharem o nosso futebol chato, quando na minha opinião o futebol americano é mais.

O que é que os EUA têm e que em Portugal faz falta e vice versa?
Em Portugal deveria haver um sistema de transportes públicos como nos EUA. A facilidade de nos movimentar-mos de estado ou cidade é facilitada e menos dispendiosa do que em Portugal. Falta no Algarve um Starbucks ao virar da esquina e um Dunkin Donuts e ,claramente uma Michaels (loja de Art and Craft, sou viciada).

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes voltar a viver nos EUA?
Os meus planos passam por visitar os EUA, sem duvida. No entanto, viver já não está nos meus planos, pois os vistos são complicados de se conseguir, mas se tivesse uns aninhos a menos com certeza que ficaria por lá como estudante e depois via o que a vida me reservava. Agora só mesmo de visita, mas as saudades são mesmo muitas!

Agora que estás em Portugal, do que sentes mais saudade?
Sinto saudades de tudo, até da neve e dos dias mais complicados, onde não se podia sair de casa, ou até da facilidade de puder encontrar as amigas ao fim de semana. O facto de se receber ordenado todas as semanas e planear a próxima viagem. Sinto saudade de andar sempre a passear nos corredores do Michaels e ver o que vou usar no Scrapbook ou simplesmente andar a passear pelas ruas de Washington a procura de lugares novos para visitar.

Qual o conselho que dás para quem tem o mesmo sonho de viver nos EUA?
Viver o sonho americano e aproveitar cada minuto como se fosse o último.  Sentir cada cheiro como se fosse algo novo. Saborear e deliciar-se por inteiro. 



8 comments:

  1. Estas entrevistas são inspiradoras! ADORO o teu blog, continua o optimo trabalho que tens feito até aqui e todo o reconhecimento que tens tido é mais que merecido. Acompanho-te desde o inicio, mesmo quando ainda poucos te seguiam e sei que tens trabalhado arduamente para chegar onde chegaste. Irrita-me haver blogs que tentam ser uma copia do teu e esperam alcançar a todo o custo o teu sucesso. Mas tu segues em frente somando pontos pela originalidade, simpatia e força de vontade! Os outros não passam de macaquinhos de imitação!

    Isto tudo para dizer que gosto mesmo de "te" ler e que o meu dia não é o mesmo se não passar por ca :)

    Beijo
    Mafalda

    ReplyDelete
    Replies
    1. Caramba as tuas palavras fizeram o meu dia. Estou Aqui com um sorriso de orelha a orelha! Obrigada pelo carinho e por estares aí desde o início :)

      Beijinho grande

      Delete
  2. Gostei da entrevista e não me imporatva nada de visitar os EUA.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Mais uma bela entrevista, gostei Diana.

    ReplyDelete
  4. pois é sempre a situação dos vistos, que são difíceis de obter

    ReplyDelete
  5. pois é sempre a situação dos vistos, que são difíceis de obter

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)