Wednesday, March 11

A minha experiência de Gospel no Harlem [ o que visitar e o que comer]

Assistir a uma missa Gospel no Harlem é uma das coisas mais fascinantes que Nova Iorque tem para oferecer. Já o tinha feito, há alguns anos atrás, enquanto Au Pair, mas confesso que desta vez superou as expectativas. Os meus pais sempre tiveram o sonho de assistir a uma missa destas e, das últimas duas vezes que estiveram aqui acabei por não os conseguir levar, por isso decidi fazer-lhe uma surpresa com tudo a que têm direito.

Existem muitas agências que vendem excursões para assistir Gospel, porque gostam de passar a ideia que o Harlem é uma zona perigosa, e que só mesmo em grupo é que o turista se pode aventurar por aquelas bandas. O Harlem é bastante seguro, quando estava à procura de casa ainda procurei nesta zona, mas acabei por escolher Astoria. Claro está, tal como em todo lado, existem zonas menos boas, mas para isso há solução: não vamos para lá e ficamos pelas zonas que sabemos ser seguras.

Durante quase uma semana fiz uma pesquisa das melhores igrejas Gospel, que aceitam turistas, pois nem todas nos dão livre acesso. Compreendo perfeitamente que algumas não sejam abertas ao publico, pois deve-se ter consciência que não se trata de um show, mas sim de uma cerimonia religiosa.

Até à ultima hora tinha em mente a Abyssinian Baptist Church, por ser uma das mais populares, no entanto os planos saíram um pouco ao lado. Devido a um atraso do metro não conseguimos chegar a tempo e tive que imediatamente escolher outra igreja, pois estava fora de questão desistir. Acabamos por escolher a Greater Refuge Temple. O Harlem é de fácil acesso por metro, mas como já estávamos atrasados tivemos que apanhar um taxi desde a 34th até à 126th, onde é localizada a igreja. Apesar de ter pago $23 pela viagem, valeu imenso a pena e recomendo a quem o possa fazer, pois é uma viagem bastante agradável. Peçam ao motorista para vos levar junto ao Central Park e vão ver à medida que sobem a diferença de culturas até chegar ao coração do Harlem.

Greater Refuge Temple


Quando chegamos o segurança que esta à porta da igreja, sempre com um sorriso no rosto indicou-nos para onde deveriamos ir. Tratando-se isto de um culto, os turistas não ficam juntamente com os fiéis. Somos levados para o piso superior, onde se tem uma vista panorâmica de toda a igreja. Enquanto esperamos que comece vemos chegar os fieis, os homens com os seus melhores fatos e as mulheres, todas elas com grandes chapéus. Parece que somos levados para os anos 50. Abrem a mala, e muitos deles tiram instrumentos musicais, pois aqui todos estão autorizados a cantar e a dançar, pois trata-se de uma cerimonia onde a alegria esta presente do inicio até ao fim.

Dentro da Greater Refuge Temple: Coro de gospel

A cerimonia começa. O pastor com um sorriso nos lábios dá as boas vindas "Thank you Jesus, we are here to celebrate his love for us" e todos aplaudem e dançam. Entretanto, o coro, vestido a rigor com túnicas em tom amarelo e vermelho começa a cantar. Às primeiras notas, todo o meu corpo se arrepia e faço um esforço enorme para segurar as lágrimas. Olho para a minha mãe e vejo que está a ter a mesma dificuldade, o meu pai, menos visível nos seus sentimentos tem um sorriso nos lábios. E sei nesse momento, sem sombras de duvida que estou a realizar um dos maiores sonhos deles (e meu também). Todos começam a bater palmas e a dançar, e embora alguns turistas se tivessem mantido serenos, a maioria também dançou e cantou (ou tentamos cantar). Deviam ter visto a minha figura, no final tinha as palmas das mãos vermelhas, mas uma alegria e satisfação inigualável.

Uma ideia de como as mulheres se vestem para esta ocasião 

Teve a duração de 1h15 minutos, embora muitos fieis ainda ficassem a cantar e a socializar entre eles.

A minha escolha  - Greater Refuge Temple
Fica localizada entre a a rua 124th e Adam Clayton Powell Jr. Boulevard.
Têm missa às 11h (o mais recomendável), 16h e 19h30.
Como chegar de metro: Linha 2, 3, A, B, C, D  com saida na rua 125th.

Outras igrejas de Gospel no Harlem 
Abyssinian Baptist Church - Fica situada na 420W 145th Street entre a Convent e a St. Nicholas Avenue. O gospel é aos domingos as 9h e as 11h. Nesta igreja, os turistas são colocados em fila no exterior e apenas um numero limitado pode entrar. Esta igreja por ser bastante conhecida, encontra-se sempre repleta de turistas e é muito difícil a entrada.


Canaan Baptist Church  - Fica situada na 132 W 116th Street entre a Lenox e a 7th Avenue. O gospel realiza-se ás 8h e as 11h.


First Corinthian Baptist Church  Fica situada na 1912 Adam Clayton Powell Jr. Blvd entre a West 115th e a West 116th. O  gospel realiza-se ás 8h e as 11h. Li alguns testemunhos que a qualidade das performances têm vindo a decair um pouco.



Dicas para assistir a uma missa Gospel

1. Evitem as igrejas muito grandes. Quanto mais pequenas maiores as chances de se conseguir entrar e de socializar com os locais.
2. Optem pela missa da manhã. Quanto mais cedo, menos turistas.
3. Não escolham fazer as excursões vendidas pelas agências!!! Normalmente são grupos grandes e a experiência não é das melhores.
4. A entrada nas igrejas é gratuita, se tentarem cobrar pela entrada não aceitem e procurem outra.
5. Evitem as igrejas no Times Square e em Brooklyn se o objectivo for mesmo uma experiência local, escolham o Harlem pelas suas raizes culturais.
6. Evitem usar chinelos ou roupa muito decotada.
4. Batam palmas, abracem e dancem o mais que puderem! Faz tudo parte da experiência!
5. Aproveita a 100%, pois com certeza será um dos  melhores  dias da vossa vida :)


A fome já apertava por esta altura, e aquando da minha pesquisa por um brunch tipicamente sulista, todas os testemunhos falavam maravilhas do Sylvia's Restaurant, onde todos os domingos do 12h30 às 16h tem gospel ao vivo. Combinação perfeita. Quando há dois anos fui com os meus pais numa road trip pelo Alabama, Georgia e Carolina do Norte já tinha experimentado a chamada Soul Food, não é da mais saudável, pois quase tudo é frito, mas que é uma delicia lá isso é.
Da igreja ao restaurante foram cerca de 5 minutos a caminhar e quando chegamos a fila encontrava-se até à porta. No entanto, como o espaço é bastante grande, em menos de 20 minutos conseguimos mesa. Nas paredes é possível ver fotografias com pessoas conhecidas que sempre que podem por lá passam, como é o caso do Obama, Bill Clinton e da Madonna.



Interior do restaurante

O molho SUPER picante criado pela dona do restaurante
Soul Food tipica dos estados do Sul (é peixe, minha gente não é galinha vegetariana como me perguntaram no IG)
Os famosos e deliciosos biscuits. São servidos ainda quentes.

 
É típico misturar com manteiga e geleia de uva. Uma delicia! 

Um brinde original com café 

Gospel ao vivo 

 Depois de termos a barriga bem cheia, a tarde foi dedicada a passear pelo Harlem. Estava um dia bastante agradável (finalmente as temperaturas glaciares começam a desaparecer). O domingo é bastante movimentado por estes lados, as ruas estão cheias de gente, muita musica e alegria.

Loja de roupa bastante típica do Harlem. Atentem nos sapatos. Um mimo. 


E este casa de cabedal? "Made for a Queen"


Bling Bling

Fiquei maravilhada com estas casas Brownstone ao longo da rua 125th. 


Está para venda, vamos lá ver se o pai dá :)


Uma das muitas igrejas espalhadas pelo Harlem (lado esquerdo)
E mais uma 

Esquina da 125th (uma das ruas principais do Harlem)


Apollo theater. Um dos teatros mais antigos e famosos do Harlem






Nas ruas pode-se ver vários cartazes numa tentativa de chamada de atenção para o caso do policia em Fergunson que matou um jovem negro à queima roupa. 




Exemplo da violência policial contra os negros nos EUA. Sim, apesar dos EUA serem um país de diferentes culturas, o racismo ainda é bastante visível, principalmente nos estados de sul, onde mais incidiu a escravatura. O KKK ainda está activo, contanto com bastantes membros. 



E para finalizar

O pai que nunca quer aparecer 

E a mãe que ainda é pior que eu com as fotos. Lindona!

Para os videos do gospel (não consegui fazer o upload aqui) e das maluqueiras com os pais sigam no Instagram

38 comments:

  1. Que experiência fantásticaaaaa. Super mesmo. hummm, quem dera. Esses olhos lindos saem à Sra Mãe, lindas as duas.

    ReplyDelete
  2. Tens uma mãe mesmo gira! Tens a quem sair :)
    Obrigada pela partilha, um dia ainda vou a NY, pelo menos tenho esperança disso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. oh pa obrigada :) A minha mãe é sim lindissima!!!
      Espero que consigas vir e quem sabe nos conhecemos :)

      Delete
  3. Ve se dás umas ideias a tua amiga Joana. Não escreve nadinha que faça sentido e anda com uns posts assim o quanto depressivos.

    Adorei este post! É algo que quero muitoooo fazer quando ai for! Obrigada pela partilha! Os teus pais são mesmo bonitos, agora já sei a quem sais para ser tão bonita :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelas palavras de carinho, os meus pais babam-se todos com estes vossos comentários :)

      No entanto, peço por favor para não usar o meu blog para atingir outras bloggers. Não é bonito.

      Delete
    2. Concordo com a Diana, no que respeita a blogger BE UNIQUE. Mas já que a anónima fez o comentário, também acho que o blog da Joana está assim meio tristonho. Não sei se reflecte o estado de espírito da blogger ou não tem nada a ver. Isto de emigrar custa para caramba e as coisas nem sempre são fáceis.

      Delete
    3. Também concordo que os posts da Joana são estranhíssimos e de um conteúdo que podia ser postado em NYC, em Lisboa, ou na China. Já os da Diana são completos e informativos :) estar fora e saber que é temporário (caso da Joana) é brutal, tem é que aproveitar e viver a vida! Tanta coisa porreira para se fazer (e escrever sobre isso) em NYC e é só deprê... OMG.

      Delete
    4. Concordo! Não é só querer ir viver para NY, pois isso meio mundo quer. Foi sol de pouca dura, todos os posts dela sao depressivos e sem sentido. Fala de coisas que nao lembra a ninguém. Quer à força todo ter sucesso (acabando na maioria das vezes por te copiar) e não lhe passa pela cabeça que para isso é preciso escrever algo que valha a pena ler.

      Quando voces faziam coisas juntas ela ainda tinha material para escrever, agora assim bahhh

      Continua Diana com o optimo trabalho que tens feito ao longo deste tempo todo, mesmo quando voltaste a Portugal não deixei de te ler :)

      Delete
  4. É das coisas que mais me arrependi de não ter feito enquanto aí estive mas ficou na minha lista para uma próxima ida por isso agradeço as dicas :)

    Carolina // 1495 A.N.M

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para a próxima vez tens mesmo de fazer porque é uma experiência maravilhosa :)

      Delete
  5. Ai que saudades de NY.... Diana tão bom encontrar as tuas fotos e matar saudades!
    Passei o meu dia de anirversário e Harlem e amei.
    Assisti a um concerto maravilhoso na Abyssinian Baptist Church.
    Dás umas dicas fantásticas para quem for visitar NY :-)
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada minha querida :) Imagino que tem sido um aniversario inesquecível :)

      Delete
  6. Quando estive em NYC (Dezembro passado) fui assistir a uma missa na East Mt Olive Baptist Church (26 W 128th St, domingos às 11h) e adorei :) gostei tanto que assisti à missa do início até ao fim (durou 3h30)! É uma igreja pequena, nada turística e fazem-nos sentir mesmo bem vindos. A meio pedem doações e dão-nos um envelope específico para isso, onde depositamos o que queremos dar e vamos pôr numa caixa (tirando isso - e nem somos obrigado a dar - não se paga nada). Tinham uma banda ao vivo e toda a gente participou imenso na missa (estavam umas 30 pessoas a assistir). No final, como éramos os únicos estrangeiros, ainda nos convidaram a almoçar com eles :) adorei e achei que vivemos mesmo a verdadeira experiência de uma missa no Harlem, longe das igrejas que já estão "turistizadas" e onde só se veem estrangeiros.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem duvida que as melhores igrejas são aquelas mais pequenas, como esta que fui. A experiência é muito melhor :)

      Delete
  7. Um must do que que terei de cumprir quando for à Bia Apple. Parabéns pelo post. Muito completo, grandes dicas.

    ReplyDelete
  8. opaaa adorei!! e essas casas, tal como nos filmes, que delicia! adorei *.*

    ReplyDelete
  9. Post muito muito muito útil! Para quem deseja visitar uma Igreja Gospel, está mesmo muito bem elaborado! Os meus Parabéns querida : )
    Eu fiquei muito arrependida de não ter vivido essa experiência... Mas tenho a certeza que venho aqui ao teu Blog buscar dicas quando voltar a NYC!
    Beijinho,
    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Fiquei com imensa vontade de experimentar, acho que se for a NYC em Setembro vou seguir a sugestão e optar pela igreja onde foste! E vou "copiar-te" no restaurante :P Estou a anotar imensas dicas do teu blog para cumprir tudo aquilo que não fiz na primeira visita à cidade. E cada vez que vejo os teus posts fico com ainda mais vontade de voltar :) Estás a pensar ficar por aí, mudar-te de vez para os Estados Unidos? Beijinhos e obrigada por pores tantos pormenores no blog!

    ReplyDelete
  11. Vivi no Harlem e acho sinceramente que é uma zona bastante perigosa. Mal arranjei casa noutro sítio pus-me logo a andar. E não aconslheria nenhum amigo(a) a passear pelo Harlem, a não ser que acompanhado de alguém que conheça bem a zona.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei qual a experiência que tevd, posso apenas falar pelo que sei e para mim não há qualquer problema em passear no Harlem.

      Delete
  12. cada cabeça sua sentença...mas tendo em conta que eu vivi no Harlem, acho que a minha opinião tem algum valor...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que tem valor e tenho todo o gosto em debater diferentes opiniões. Por exemplo, já vivi um ano no Bronx e não tive qualquer problema, apanhava o metro de noite e sentia-me segura. Equanto muitos me diziam que o bronx era super perigoso. Depende da experiência de cada um.

      Delete
  13. Olá Diana,

    Obrigada pelas preciosas dicas que tenho colecionado porque vou agora em Maio a Nova York.

    Falas neste post que nem todas as zonas no Harlem (ou em Harlem, não sei o que é mais correcto) são seguras. Eu reservei um Airbnb para está zona e agora estou preocupada. A morada é W 133rd Street 496, sabes se esta zona é segura?

    Obrigada,

    Joana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Todas as zonas que são perto do metro sao seguras. Não te preocupas e aproveita bem a tua estadia :)

      Delete
  14. Fantástico ! Adorava assistir :)

    ReplyDelete
  15. Excelente post!! Já sei quem contactar a pedir dicas quando for a NYC :)

    ReplyDelete
  16. Que fixe e que bela surpresa aos pais :)
    Temos de ir a NY :p

    http://loveadventurehappiness.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  17. Adorei as fotos ! A comida tem bom aspecto ;)

    E és tão bonita, Diana ! :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  18. Estou indo agora e fiquei preocupada sobre vestimenta. Falaram que deveria ir de vestido longo...Mas pelo o que estou entendendo posso ir de calça. O que devo evitar mesmo é decote. Há ainda alguma dica especifica?

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)