Tuesday, February 10

Entrevista #14 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado dos EUA vives?
New York City

Há quanto tempo vives nos EUA?
Mudei-me em Julho de 2011 portanto 3 anos e 7 meses.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Depois de acabar a faculdade e arranjar o meu primeiro emprego no laboratório de uma adega de vinhos em Alenquer, apercebi-me que embora tivesse estudado Engenharia Alimentar, os meus conhecimentos não eram o suficiente para seguir uma carreira em enologia e dai decidi começar a viajar para outras regiões vinícolas à volta do mundo, seguindo a época de vindima e assim aprendendo a fazer vinho em diferentes climas/solos/castas etc. Como todos os jovens enólogos em inicio de carreira, sempre quis trabalhar em Napa Valley na Califórnia e depois de viajar e fazer duas épocas na Nova Zelândia, passando pela Áustria no meio acabei por conseguir arranjar um estágio em Napa Valley.

Qual a tua ocupação neste momento?
Neste momento trabalho por conta própria. Juntamente com o meu marido formamos uma empresa, Orison Wines, sediada nos Estados Unidos e fazemos vinho em Portugal no Alentejo e em Napa Valley.

Onde vives existem mais portugueses?
Quando vivia em Napa Valley só conhecia dois portugueses que viviam perto de mim, embora a sul de São Francisco em São José houvesse uma comunidade portuguesa muito grande. Infelizmente nunca tive a oportunidade de lá ir. Agora desde que estou em NYC já conheci alguns e sei que há muitos mais por aqui!

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
Embora haja sempre saudade da minha família e dos meus amigos, tenho a sorte de ir a Portugal regularmente em trabalho e aproveito sempre para dar um saltinho a casa à Figueira da Foz no fim de semana antes de voltar. Mas hoje em dia com iPhones/Smartphones é mais fácil manter o contacto diariamente com as pessoas que nos são mais próximas. Sinto falta da comida!! Bolos de bacalhau!!
Quais as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Sempre generalizei que nos EUA só se comia fast food e a alimentação não era saudável mas quando cá cheguei rapidamente me apercebi que não era assim em todo o lado. Por exemplo onde vivia em Saint Helena, Napa Valley nem sequer havia restaurantes nenhuns desse tipo, o MacDonalds ou Burguer King mais próximo era a 30km de distancia, e nos supermercados a maior parte dos vegetais/legumes e frutas eram orgânicos e de quintas/hortas locais.

É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Ainda não referi nesta entrevista que o meu marido é americano. Conheci-o na Nova Zelândia na segunda vez que lá estive, mas já tinha arranjado o estagio e planeado a minha mudança para cá antes de começarmos a namorar. De qualquer forma, quando cá cheguei passei duas semanas em Ocean City, Maryland, onde conheci todos os amigos e família dele e fui muitíssimo bem recebida (embora ninguém conseguisse dizer o meu nome!!). Depois quando fui para Napa (desta vez sozinha) foi mais fácil porque toda a gente tinha interesses em comum e como eu sempre tive facilidade em conhecer e falar com pessoas  consegui integrar-me bem.

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
Embora NYC tenha pontos turísticos, eu acho que o que mais gosto é de andar nas ruas sem destino, sem olhar para mapas e sem ter um sitio especifico onde ir. A vista da minha casa do One World Trade Center também não é má de toda... :)

Como descrever a cultura americana?
O facto de já cá viver há algum tempo e de o meu marido e família serem americanos significa que eu própria já apanhei muitos dos costumes e habitos. É difícil descrever todos os aspectos por isso vou enumerar os factos que mais gosto e menos gosto:

- Pontualidade:  ADORO o facto que toda a gente (ou quase) é super pontual. No inicio foi um bocado difícil e muitas vezes tinha o meu marido a entrar em pânico as 19.30 porque eu ainda me estava arranjar, quando o jantar era só as 20h. Ahah.

- Agradecimento: Adoro receber cartões de agradecimento pelo correio depois de dar um presente a um amigo/familiar ou depois de ter um jantar ca em casa com amigos. Aprecio bastante também receber email ou mensagens no dia seguinte a conhecer alguém ou depois de reuniões a expressar como gostaram de me conhecer e agradecer o tempo disponibilizado.

- Simpatia e disponibilidade em Lojas/ restaurantes/ supermercados: Esta é uma das coisas que os caracteriza muito, também onde em todas as lojas/supermercados/restaurantes os empregados são sempre simpáticos, por muito que não gostem do que estão a fazer!! Sim em grande parte estão a trabalhar para a gorjeta (no caso dos restaurantes) ou para o bonus no final do ano (em lojas), mas o facto é que te ajudam a encontrar o que procuras e fazem-te sentir bem!

- Consumismo: Claro que não são tudo só coisas boas... não gosto do consumismo que existe 'à volta de TODOS os feriados ou datas importantes (começando o ano com o dia dos namorados, St. Patricks day, Páscoa, halloween, Thanksgiving e finalmente Natal).

- Idade legal para beber: Acho ridículo a idade legal para ingestão de bebidas alcoólicas ser 21 anos. Se forem bons alunos, aos 21 anos maior parte das pessoas ja acabou a faculdade e estão prestes a começar especialização. Isto so contribui para que hajam mais BI's falsos e pessoas a comprar álcool ilegalmente.

- Sistema de saúde: O sistema de saúde aqui não e' igual ao de Portugal. E' caríssimo e nem toda a gente tem possibilidade de pagar a mensalidade caso as empresas onde trabalham nao oferecam seguro. Aqui ter seguro e' considerado um luxo!

O que é que os EUA têm e o que falta em Portugal e vice versa.
Em Portugal faz falta a pontualidade!!! E nos EUA faz falta saridinhas de qualidade! ahaha e e castanhas!

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
De momento não tenho planos de voltar a viver em Portugal. A nossa empresa está a crescer, este não tempo o dobro da produção do ano passado com aproximadamente 650 caixas e temos mercado de distribuição nos estados de NY, Maryland, Delaware, District of Columbia e California. Pretendemos continuar a crescer no mercado de Massachusetts, Flórida e Texas no próximo ano. Com certeza que pretendemos comprar uma adega no Alentejo nos próximos 10 anos, mas vamos ver como as coisas se desenvolvem.

Se tivesses que voltar a Portugal do que irias ter mais saudade?
Ia ter bastante saudades da ambição que há em todos os cantos de NYC, da adrenalina de cada dia e claro da NY Pizza!

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver/emigrar para os EUA.
O meu conselho é que nunca deixem de acreditar em vocês mesmos e no que querem/conseguem fazer, nem que toda a gente à vossa volta seja contra e haja apenas uma pessoa a apoiar-vos... sigam o vosso instinto, sigam  ambição, seja persistentes para que no fim se falharem possam dizer que tentaram tudo o que podiam ter feito!

Instagram: @pipaorrison & orrisonwines
Facebook: Filipa Fonseca Orrison
www.orisonwines.com





Alentejo - Vindima 2014



22 de Junho de 2013 
Burgundy - Romanee Conti 
A nossa casa em Napa Valley e a primeira sede oficial de Orison Wines

2013 Orrison Wine "Pipa"
Vista do nosso apartamento em NYC


9 comments:

  1. Aii adoro estas tuas entrevistas. Então esta foi dos temas que mais me interessou. E a vista do apartamento é algo incrível mesmo ahahaha
    Continuação de muito sucesso à Filipa ^^

    ReplyDelete
  2. Amei esta entervista Diana!!! Muita coisa parecida com o Canada excepto o sistema de saude. :)

    claudiapersi.blogspot.ca

    ReplyDelete
  3. Boa tarde. eu gostaria de ir trabalhar para os EUA.. mas ja me disseram que neste momento nao é possivel imigrar para aí.. É assim tao difícil arranjar trabalho aí?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para emigrares com um visto de trabalho tens que te candidatar a um L1B (que é um visto de transferência entre empresas - ou seja se estiveres numa multinacional e essa empresa aceitar e patrocinar a tua vinda para um escritório nos EUA) ou a um H1B. Ora as candidaturas ao H1B são por volta de Abril, sendo que é necessário que uma empresa te patrocine esse visto. Acho que é um processo que fica entre 5 a 10 mil dolares e não há garantia que no final fiques com um visto. Nos últimos anos houve mais candidaturas do que vistos disponíveis, então é feita uma lotaria. Não conheço outros vistos de trabalho, mas até pode haver mais algum que eu desconheça. Espero ter ajudado!

      Delete
  4. Adorei a entrevista =)
    Beijinhos**

    http://friendshipandstyle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Adorei a entrevista. Também gostava de ir (só ir) a NY.

    ReplyDelete
  6. Minha Pipa lindona!!!! :D <3
    Foi super engraçado ler este texto, quase ouvia a tua voz a respondê-lo ;) hehe
    Beijinhos *
    Vânia Furet

    ReplyDelete
  7. Adoro estas experiências de portugueses pelo mundo. Continua, Diana! Bj

    ReplyDelete
  8. Eu já andava a pensar "Será que a Diana deixou de fazer entrevistas?". eheh :P
    Gostei imenso desta entrevista! E adorei a foto da página inicial do site da Orison Wines, está linda!
    Não deixes de fazer estas entrevistas!
    Olha uma ideia: podias responder tu mesma às perguntas. Muitas das informações já nos foste dando aqui pelo blog em vários posts, mas acho que seria engraçado ficar tudo condensado num só post. E deve haver alguma coisa da qual não falaste. :)
    Beijinhos!!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)