Tuesday, December 9

Uma questão de amamentação

Esta noticia tem dado que falar nas redes sociais. Tudo porque uma senhora que se encontrava a amamentar no restaurante de um hotel foi obrigada a tapar-se com um guardanapo para que não ofendesse ninguém. Ela ficou muito revoltada e resolveu contar o que se passou no twitter.

Não sou mãe, mas sei que quando o for, se há coisa que não me vão ver a fazer é a sacar de uma mama à frente de toda a gente e amamentar o bebe. Não se trata de pudor, mas sim de ter algum recato, pois trata-se de algo intimo entre a mãe e o bebé, não há necessidade de terem todos os olhos postos em cima de nós e, convenhamos que no país em que isto aconteceu (Inglaterra) existe uma grande variedade de culturas, e entendo que para muitos o facto de estar a almoçar num restaurante e ter uma mama a entrar-nos pelos olhos dentro,  não é de todo o mais agradável. Ou como já me aconteceu dar de caras com  uma mãe que amamentava com a sua (grande) mama de fora na fila da charcutaria!  Deveria partir das mães ter um pouco mais de bom senso. Com isto não quero dizer para não o fazer em público, muito pelo contrário, o acto amamentar é algo natural, mas não custa nada tapar com uma fraldinha, ou até mesmo com um destes  paninho próprio para o efeito. Agora que me ponho a pensar, se estivesse num almoço de família, para mim era totalmente impensável por uma mama de fora à frente do meu sogro, do irmão do meu marido ou até mesmo do empregado de mesa! É que não faria sentido nenhum, seria constrangedor tanto para mim como para quem estivesse a assistir.

Claro que as mães defensoras da causa não se fizeram de rogadas e foram-se sentar à frente do hotel a dar de mamar com os filhos no regaço. Vejamos: colocar uma paninho enquanto amamentam nem pensar, mas ficarem sentadas com temperaturas quase negativas com recém-nascidos, isso já é permito. Mães extremosas estas!





23 comments:

  1. Quando li essa "notícia" pensei no mesmo. A nudez em si (de corpo inteiro) é uma coisa natural, não quer dizer que eu ande por aí toda nua na rua...
    Não custa nada tapar com uma fraldinha, até porque se é algo natural, também deve ser (digo eu, que não sou mãe) um momento íntimo partilhado entre mãe e bebé.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que não custa, mas há mulheres que nao entendem ou não querem entender!

      Delete
  2. É um daqueles momentos entre a mãe e o seu bebé. Pode usar uma fraldinha para tapar, sendo algo natural!

    ReplyDelete
  3. Concordo plenamente contigo.
    É tudo uma questão de bom senso, mas enfim né!


    http://loverofthings27.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. É uma questão de principio. Eu sempre que tive que dar de mamar fora de casa, colocava uma fraldinha por cima e também não me sentava num banco no meio de um shopping. Mesmo em casa, se estivesse família, sempre optei por ir até ao quarto, estávamos só nós tal como tem que ser.

    ReplyDelete
  5. Da mesma forma que há tantas coisas naturais que não fazemos em público. Não percebo a polémica. Para mim é simples, ou cumpre as regras do local onde escolheu estar ou sai.

    ReplyDelete
  6. Nao se preocupe com as outras culturas que vivem no Reino Unido porque, o que vejo por Londres, a grande maioria nao se preocupa e ainda ataca diariamente na rua no local de trabalho as culturas britanica e ocidental. A mim choca-me mais ver decapitacoes na BBC...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pelos vistos preocupam-se, pois foi em Londres que a mulher foi chamada a atenção para se tapar e onde se deu a manifestação das mães à porta do Hotel! Mas porquê que tem que vir alguem sempre com as comparações fora de contexto! Estamos a falar deste caso em especifico e não de decapitações! Não misture as coisas, soa a falta de argumentação quando se vai buscar assuntos que nada têm a ver! Não misture alhos com bugalhos!

      Delete
  7. Acho que é um pouco do senso comum pensar é no bem-estar da criança a cima de tudo e depois a mãe. É claro que eu só em situações que não pudesse evitar colocaria a mama de fora assim, mas se não existisse outra hipótese e a criança tivesse fome. Há excepções e pessoas que se revoltam por coisas que não é preciso.

    ReplyDelete
  8. Concordo contigo... Não custa nada tapar com uma fraldinha ou com aquelas coisinhas próprias e giras que já há para fazer isso...é uma questão de intimidade, um momento de privacidade entre mãe e bebé.

    ReplyDelete
  9. Percebo perfeitamente o teu ponto de vista mas por outro lado acho que hoje em dia as pessoas também se ofendem por tudo e por nada.. Eu também não gosto de ver casais de namorados aos beijos e mesmo assim tenho que levar com eles a toda a hora e não é por isso que vou pedir para se esconderem.. Acho um bocado ridículo esta situação toda. E pela foto da notícia a mulher estava a amamentar discretamente a criança , e não com a mama toda de fora. Mas é só a minha opinião

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens razão, mas esta foto foi tirada pela mãe para publicar no twitter pessoal, o que me leva a pensar que talvez se tenho colocado um pouco mais composta para a foto.

      Delete
  10. Nem 8 nem 80! Claro que uma mãe precisa de amamentar o seu bebé e não vai esperar por um sítio perfeito para o fazer. Mas se existem tantas soluções que ajudam, porque não dar-lhes uso? Basta tapar um bocadinho, é mais confortável tanto para a mãe como para o bebé e escusam-se a olhares chatos.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro, pode-se amamentar em qualquer lugar, não se vai deixar o bebe passar fome, mas não custa nada tapar um pouco!

      Delete
  11. Concordo contigo. Não sou mãe mas a minha mãe quando amamentava o meu irmão (e a mim claro) em público tapava sempre o seio com a fraldinha do bebé e eu acho que se algum dia for mãe farei o mesmo pois de outra forma não me sentirei sequer bem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exato! É que não me sentiria bem com os olhos postos todos em mim!

      Delete
  12. Sou mae e nunca na altura em que dava de mamar a minha filha eu fazia tal. Por mim nao era capaz de estar num almoco e simplesmente tirar a mama de fora e estar ali sem tapar com um paninho. Mas tambem nao era capaz de chegar a sra e pedir para se tapar ja vi figurinhas em restaurantes e hoteis onde apetecia me mesmo dizer olhe nao acha que essa saia ou decote esta demais??? Ve se tudo!!! Nao tinha lata para o dizer nem me cabe a mim fazer tal comentario. Mas achei tambem ridiculo a dita manifest acao. Enfim....
    Claudiapersi.blogspot. ca

    ReplyDelete
  13. Não estou completamente dentro dos pontos de vista, não sei dizer com segurança qual e a minha opinião porque não prestei atenção a essa notícia. Também não me parece a coisa mais pertinente do mundo, mas essa não é uma razão propriamente válida para não falar de um assunto porque para tudo há algo mais importante (ou quase tudo). Talvez seja egoísta, mas nunca conheci ninguém que no dia-a-dia falasse apenas da vida das mulheres no Afeganistão ou dos problemas da Coreia do Norte...
    Pronto, já me desviei do assunto :P até compreendo o ponto de vista da mãe, e cada pessoa tem uma concepção diferente... Acho que também não faria isso, mas já vi pior. O que não consigo perceber é a indignação... "É natural" e isso, eu percebo, mas vivemos em sociedade e há certas regras cujo não cumprimento acarreta certas coisas, especialmente reprovação - por muito que uma pessoa não queira. Se nalguns sítios a pessoa tem liberdade no espaço de outros deixa de ter...Com tanta demonstração de "não vergonha" que há talvez não seja a mais evidente ou menos necessária... Mas não consigo compreender o protesto! O empregado provavelmente estava a fazer o seu dever, até podia ser apoiante da amamentação pública. Coisas que incomodem os outros clientes prejudicam o negócio, é uma preocupação legítima... Até compreendo, pelo menos se não for por motivos discriminatórios de características inerentes à pessoa em si/se se tratar de coisas facilmente evitáveis...
    "Regaço" faz-me lembrar Luís de Camões! :P

    ReplyDelete
  14. "Agora que me ponho a pensar, se estivesse num almoço de família, para mim era totalmente impensável por uma mama de fora à frente do meu sogro, do irmão do meu marido ou até mesmo do empregado de mesa! É que não faria sentido nenhum, seria constrangedor tanto para mim como para quem estivesse a assistir." Errado. Só seria constrangedor para ti porque pensas assim. Se fosses discreta ninguém ia reparar. E porquê só à frente do teu sogro, do irmão do teu marido e do empregado de mesa? Por serem homens? Mas achas que um homem olha para a mama de uma mãe a amamentar com algum desejo? Se fosse à frente da tua sogra, da irmã do teu namorado e da empregada de mesa, já não te sentias constrangida?
    Sou só eu que acho mais ridículo e que dá mais nas vistas tapar com o tal paninho ou fralda? Toda a minha vida vi mães a amamentar em qualquer lado. A última foi no McDonalds da Avenida dos Aliados no Porto. O meu namorado estava à minha frente, logo de "frente" para ela. Ela estava com um pano a tapar? Não. Se nos incomodou? Absolutamente nada. Não se via mama nenhuma, não houve alarido, tenho a certeza que das dezenas de pessoas que estavam à volta só meia dúzia reparou. Não me incomodam (boas) mães despreocupadas. Incomodam-me as "boas" mães de agora, que protegem ao máximo, que não dizem "não" para não traumatizar os meninos, que fazem a vida toda em função dos horários ou das vontades dos meninos, que vão de férias para onde o menino escolher, que fazem só as vontades ao menino... Incomoda-me haver radicais que matam pela religião, incomoda-me a fome no mundo, incomoda-me a corrupção, as "cunhas", os favores... Incomoda-me viver num país que não dá oportunidades aos mais jovens... Este tipo de coisas incomoda-me. Ver uma mãe a amamentar um bebé sem o tapar? Fosse tudo assim tão simples e tínhamos um mundo muito mais bonito...

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)