Tuesday, December 16

O problema das sanitas americanas

É verdade leram bem. Hoje vou falar de algo que não encontram nos guias turísticos, mas que vos vai poupar alguns ataques de coração quando visitarem os EUA. Ainda me lembro como se fosse hoje a primeira vez que usei a sanita em terras americanas. Era Au Pair e tinha acabado de chegar na casa da host family. Estava há horas aflitinha para fazer xixi, assim que me mostram o quarto onde vou ficar e desaparecem de cena vou logo a correr para a casa de banho. Faço o meu xixi (ainda hoje agradeço por não ter sido outra coisa), puxo o autoclismo e vejo que a agua sobe até meio da sanita. Fico logo aflita. Puxo o autoclismo outra vez e a maldita da água não vê meios de descer. Começo logo a suar e pensar que entupi sanita no primeiro dia em que conheço a host family. Comecei a planear o que havia de dizer, mas na altura nem sequer tinha vocabulário suficiente para explicar tal coisa, ia ter que ser com gestos, já estava mesmo a ver a cena. Mas porque raio a sanita tinha que entupir comigo?? Foi só um xixi!!! É que não estão mesmo a ver, eu sou daquelas que quando vai a casa de alguém  (com quem não tenha à vontade) se senta na beirinha da sanita para não se ouvir o xixi a cair.

Sentei-me da beira da banheira e raciocinei mais claramente: aquela casa de banho seria apenas para o meu uso, então eles não teriam como descobrir e comecei a pensar que talvez as sanitas fossem assim, iria primeiro dar uma vista de olhos na casa de banho de serviço e confirmar. E ainda bem que o fiz. A outra casa de banho estava exactamente igual. Respirei de alivio.

Agora não me faz confusão nenhuma, mas continuo sem perceber a razão de termos a água quase a bater no rabo e nos homens a coisa pode ser ainda mais aflitiva. Mas como tudo existe vantagens desvantagens. Claramente a vantagem é que não temos que usar o piaçaba, como a água está até mais de metade, não suja nada. E também não há nada de cheiros, porque se encontra tudo submerso.  No entanto, precisamente por a água estar mais perto do rabo, obviamente vai haver salpicos e se estiverem mal da barriga é melhor saírem directamente da sanita para a banheira. Não, não existem bidés nas casas de banho americanas. Com eles não há cá banhos checos!

Se forem turistas à maneira, vão querer experimentar todo o tipo de comidas (principalmente as mais picantes) e é provável que tenham que usar a casa de banho num espaço público. Como eu me preocupo com vocês e quero que a vossa estadia corra pelo melhor deixo-vos com uma dica: quando se puxa o autoclismo, existe um período de cerca de 5 segundos em que a sanita se encontra sem água, aproveitem essa altura para o fazer.

Para ter uma ideia da quantidade de água que para lá vai deixo-vos com uma imagem de uma sanita europeia e uma americana.

  



28 comments:

  1. Ai até dá medo ahah
    Não sabia que as sanitas lá eram assim!

    ReplyDelete
  2. Ahaha eu nao fazia ideia que era assim (:

    ReplyDelete
  3. A sério? Olha, não fazia ideia!! ;)

    ReplyDelete
  4. Ahahah! O que eu me ri. Tb me aconteceu algo parecido. E a falta que eu sinto de um bide??? Bolas....

    ReplyDelete
  5. a minha sanita em casa da host-family tinha um "degrau" antes do buraco, também sempre com água. a primeira vez que vi aquilo nem sei o que pensei mas a verdade é que nunca ficava sujo... americanices!

    ReplyDelete
  6. Wait, what? Usei sanitas em algumas casas em NY e nenhuma era assim... funny stuff!!!

    ReplyDelete
  7. Pois é!! Reparei nisso quando fui a NY! Até a forma como a sanita repõe a água é diferente, parece as dos aviões: suga tudo e depois volta a encher!

    ReplyDelete
  8. Nunca pensei, que estranho! :P

    http://the3rdfrom96.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Ora aqui está um post bem útil! Senti isto na pele e é bem estranho mesmo... É tentar não fazer nada com muita força e rezar para nos molharmos. É preciso malabarismo! : )

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Não fazia ideia :)

    http://sonhossuaves.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. Achei muita piada à história qye relatou. Pessoalmente agora faz-me confusão quando vou a Portugal e me deparo com as sanitas com a água tão reduzida. Só não entendo como é que uma pessoa que frequentou com sucesso o 12 ano no ensino Português não conseguia explicar o que sucedido na wc.

    ReplyDelete
  12. Não sabia dessa diferença, ms é sempre bom estar informada pois em breve quero ir aé e assim não entro em pânico.

    No Brasil o que me aconteceu foi realmente entupir duas sanitas com papel,em dois escritórios :S

    Em Portugal estamos habituados a deitar o papel na sanita, mas aqui se fizermos isso ela entope.

    Não é fácil perder um hábito de tantos anos, mas teve mesmo que ser, ahahahahah

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahaha nao sabia disso. Nos EUA não há problema em colocar o papel na sanita, pelo menos nunca tive problemas :)

      Delete
  13. Mas uma coisa que eu gosto são os papéis tipo resguardo que em quase todas as casas de banho têm!

    ReplyDelete
  14. Eheheh adorei este post!
    Também estranhei! Isso e os autoclismos das casas de banho públicas serem automáticos. Muitas vezes dei por mim a pensar "Mas onde é que eu toquei para isto começar a descarregar?". Adoro estas coisas dos americanos!!!

    ReplyDelete
  15. Outra coisa que eu estranhei foi o facto de o tampo das sanitas serem tipo recortados á frente, como dá para ver na foto

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também é algo que nao entendo, será para dar mais jeito aos homens? hehehe

      Delete
  16. Que giro, não fazia a mínima ideia :)

    ReplyDelete
  17. não fazia ideia , eu também me passava se me acontecesse igual xD

    ReplyDelete
  18. Fartei-me de rir a imaginar os teus pensamento ahahah deve ser mesmo estranho!

    ReplyDelete
  19. Jasus! Isto era coisa capaz de me assustar!!

    ReplyDelete
  20. Pois já não fui a tempo da dica!! Aqui no Canadá é igual e já me disseram que na alemanha tambem!! =)

    ReplyDelete
  21. Aqui em Macau também há muitas desse género e outras automaticamente. Na China ainda há muitos sítios com sanita, buraco no chão, e quando vêm para cá colocam-se em pé em cima da sanita. Aí sim, imagina os salpicos....Bah!!!

    IG: fit_in_macau

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)