Friday, November 28

Boa, Manzarra!


Se eu já gostava dele, agora tenho ainda mais respeito e admiração. O João Manzarra deixou de comer carne depois de assistir a um documentário (tal e qual como eu, podem ler a minha história aqui.) e decidiu partilhar na sua pagina no Facebook.
Só alguém sem sentimentos  é que consegue retomar à sua vidinha, sem fazer qualquer tipo de alteração. E não me venham dizer "ah e por isso que eu não quero ver", "ai coitadinhos dos animais é por isso que evito ver essas coisas". Não é por pena que evitam, mas sim por serem egoístas, pois pensam primeiro no bem estar e no bife "suculento" que vão ter para o jantar, e  também por pensarem que se não virem é como se o problema não existisse. Pensem se não é bom para os nossos olhos, como pode ser bom para o nosso estômago? Isto para as pessoas que dizem gostar de animais, porque como é óbvio não podemos gostar todos do mesmo, mas mesmo para aquelas que tanto se lhes dá para o que acontece com os animais,  seria bom darem uma vista de olhos a estes documentários, porque para além de ser uma questão de ética é também uma questão  de saúde e sustentabilidade do nosso planeta.

Como o próprio Manzarra admitiu mais de 60% da alimentação era derivada de proteína animal e agora até lhe dá nojo pensar em carne. Para todos aqueles que tem vontade de o fazer, mas sentem-se sem motivação ou força para dar o primeiro passo. Ponham os olhos nele, se ele conseguiu, vocês também vão conseguir.  Um passo de cada vez.

Tem todo o meu respeito em usar o facto de ser uma figura publica para chamar a atenção para um tema tão urgente! Marry me :)

Para mais documentários sobre o tema podem ver aqui

6 comments:

  1. Cada um faz a sua opção e ninguém tem de ser criticado por faze-la , eu durante um ano fui vegetariana , e voltei a comer carne , e já vi N documentários que podiam ter-me demovido dessa alimentação , incluindo este e não é egoísmo são opções , sinceramente este teu texto é que me deixa um bocado irritada pela maneira radical com que te expressas , mas cada um , como cada qual .

    ReplyDelete
  2. Eu talvez possa ser daquelas pessoas clichês que dizem uma coisa mas fazem outra mas a verdade é que gosto de animais. Dói-me vê-los sofrer, é verdade. Mas, há situações e situações. A minha gata, por exemplo, esteve doente há uns tempos mesmo perto da morte e eu chorei, chorei muito. Só a queria salvar. Mas, continuei a comer carne. Porque a minha gata não é um animal que os portugueses têm por hábito comer.
    Contudo, não cresci no campo e não fui habituada a ver os pais ou outros familiares a matarem animais para serem comidos. Até um dia em que o meu pai teve galinhas e patos durante uma temporada e eu evitava a todo o custo vê-los. Porque gostar de os ver e, saber que num certo dia o almoço era arroz de cabidela eu teria a certeza que o animal usado para o efeito tinha sido alimentado pelo meu pai. No entanto, cometi o erro de ver os patos, lindos que só eles e eu pedi ao meu pai para não o matar. Qual quê. No Domingo a seguir era arroz de pato. Eu sabia perfeitamente. A minha mãe dizia-me que era arroz de frango (porque, depois das galinhas, os meus pais agora só compram no talho) mas ela a mim não me engana. Recusei-me a comer aquilo mas, vai na volta, o meu irmão sai-se com um "está mesmo bom este arroz de frango" e eu mando-lhe um berro "burro, não vês que é o pato que nós pedimos ao pai para não matar?".

    Patos, são animais que dispenso comer. Dispenso, mesmo! Agora, eu sei que é contraditório dizer que gosto de animais e mesmo assim como-os: vaca, porco frango e peru. Mas como-os em menos quantidade. Sei perfeitamente o que fazem os animais, sei dessa realidade mas se me sinto capaz de me tornar vegetariana? Não, não sinto. Prefiro comer menos vezes carne e alternar com refeições de peixe ou até vegetarianas que não problema nenhum com isso. Até acho saudável e acho saborosas mas, deixar a carne, não. Pelo menos por agora e muito menos enquanto vivo em casa dos meus pais.

    ReplyDelete
  3. Confesso que não tenho coragem para ver... Eu já não como carnes vermelhas há algum tempo, precisamente porque quero, um dia, conseguir ter uma alimentação totalmente vegetariana... Como dizes e bem, um passo de cada vez!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa! Começar por retirar as carnes vermelhas já é vum grande passo. A nossa saúde agradece! Tentar cortar de uma só vez pode não resultar para todos e o melhor é ir aos poucos, começar por reduzir. Embora tenha acordado de um dia para o outro e deixado se comer carne, não aconselho. Beijnho :)

      Delete
  4. Eu continuo a não concordar com aderir ao vegetarianismo por se ver um documentário. Eu aposto que consgeuia fazer um documentário que persuadisse as pessoas a deixar de comer hidratos de carbono porque fazem mal e a comer mais cane e gordura saturada porque faz bem. Uma das grandes críticas que vejo vegans a fazer é à manipulação da indústria - da carn, do leite (por dar a entender que é essencial para crescer e é saudável) e essas coisas, e não vejo onde isto é diferente. É tão fácil manipular, mostrar só as coisas que se quer... É como os posts do facebook em que se enumera os benefícios da maçã e lá vai toda a gente a comer uma maçã por dia, quando dava para fazer uma lista igual para a banana, laranja, pêra, melancia, carne, arroz,... Percebo completamente que possa ser o despertar para uma realidade, uma chamada à realidade que provoca investigação e reflexão, mas para mim «vi um documentário e deixei de comer carne» não me parece a coisa mais sensata de sempre - e quem faz uma mudança radical precisa de alguma informação. Claro que a pesquisa também vai sempre dar a informação que não sabemos se é fidedigna, mas ao menos pensamos por nós. Quando o cenário está completamente montado é difícil manter o sentido crítico...
    Haha essa do bife suculento... :P
    Não ser bom para os olhos não quer dizer que não seja bom para o estômago! Assim de repente lembro-me de chuchu, que não é propriamente a coisa mais linda de sempre.
    O veganismo é um misto das 3 razões, mas para mim a mais importante é de longe à ética. Se é mais saudável ou não acho que ninguém pode dizer com segurança.
    60% parece-me uma estimativa exagerada :P isso era mais quase 1kg e meio de peito de frango por dia! Mesmo contando lacticínios e tal parece imenso :P assim é que é uma mudança radical!
    Acho que é um bom uso da popularidade, realmente, mas também um bom chamariz :P não que ele não possa ter boas intenções, claro. Mas não é assim tão frequente... Muita gente pratica vegetarianismo por futilidade como dizer que é vegetariano (para ser diferente e surpreender as pessoas) ou por achar que emagrece. Eu acho que é uma opção nobre, mas as razões também importam...

    ReplyDelete
  5. Eu não digo que uma pessoa que coma carne não goste de animais. Isto porque, se por um lado já me chateia quando dizem que eu sou uma radical por ter deixado de comer carne, não usar peles, não comprar produtos de marcas que fazem testes em animais, etc, etc, também acho radical todos os vegetarianos que apontam o dedo a quem coma carne e dizem que são uns insensíveis.
    Sim, desde pequena que me fazia-me muita confusão comer carne e a gota final foi quando li um livro sobre toda esta indústria, isto há cerca de seis anos atrás. Se na altura já tinha a preocupação de não comprar nada peles e já não comia carnes vermelhas, deixei mesmo de comer qualquer tipo de carne, assim como hoje em dia só como peixe uma ou duas vezes por semana ou quando vou a casa de alguém e tenho a preocupação de comprar ovos de galinhas criadas ao ar livre. Mas a decisão foi minha e eu não tenho nada de impingir o quer que seja a ninguém nem tenho de tomar juízos de valor sobre os outros, da mesma maneira que não gosto que o façam sobre mim. Conheço muita gente que gosta de animais e que continua a comer carne, simplesmente tem a preocupação de comprar carne de animais que foram criados ao ar livre, e bem tratados - até porque, sinceramente, o que me faz confusão realmente na história de comer carne não é a morte em si - todo ser vivo morre -, mas a forma cruel como matam e como os tratam durante vida. Se eu me vejo a comer carne outra vez? Muito dificilmente, hoje em dia às vezes até o cheiro de certas comidas me fazem confusão. Mas isso sou eu. Talvez se consiga mais resultados a favor de uma boa vida para estes animais se for criada uma consciência global a favor das quintas que criam os bichos ao ar livre em vez de se tentar impingir o vegetarianismo a toda a gente.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)