Monday, November 10

A sério que me irrita

Emigrantes que se queixam e criticam o país que os recebeu e lhes deu oportunidades, que não foram capazes de encontrar em Portugal. A sério, isto de criticar o prato que lhes dá de comer, revolta-me. O dia em que não gostar de viver nos EUA, simplesmente faço as malas e vou-me embora, não vou criticar e continuar na mesma situação. Não somos árvores!

23 comments:

  1. Concordo! E muitas vezes tenho que morder a língua para não arranhar os emigrantes que vieram para Portugal e estão sempre a dizer mal do país!

    ReplyDelete
  2. Tens toda a razão! Mas está-lhes no sangue, queixar-se, criticar...queixar-se, criticar....

    ReplyDelete
  3. Infelizmente o país onde ganhamos dinheiro nem sempre nos acolhe da melhor forma... o NOSSO país incluído. :/ Mas tens razão, quem está mal, muda-se.

    ReplyDelete
  4. O que as pessoas fazem melhor é queixarem-se, não só esses, mas em tudo. É assim, resta ignorar.

    ReplyDelete
  5. 'não somos árvores' é muito bom, é isso mesmo! *

    ReplyDelete
  6. Concordo contigo :S É tão ingrato da parte dessas pessoas falarem mal do país que as acolheu!

    ReplyDelete
  7. Nem mais! Estou farta de dizer exactamente o mesmo! Há coisas que estranho na Irlanda, há coisas que eu acho que em Portugal é melhor, mas criticar por criticar não. Se eu estiver mal, sou eu que tenho de sair, não são eles que têm de mudar. E se eu fui para lá, por alguma razão foi...

    ReplyDelete
  8. mas... mas... tu não estás em Nova Iorque... nem a viver, nem a trabalhar...
    só te podes revoltar com Valbom

    ReplyDelete
    Replies
    1. então anónimo anda a falhar. Tem que andar a par do que se passa para nao cair no ridiculo!

      http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/2014/11/big-news.html

      Delete
    2. que eu saiba ainda está em VALBOM...

      Delete
    3. Este anônimo é tudo menos anônimo D! Abre a pestana querida! O Sr-Valbom-que-só-lê-o-que-lhe-interessa anda aí!

      Delete
    4. bem Dianita eu gabo-te a paciencia para este anonimos frustrados que por aqui aparecem. É tao visivel a dor de cotovelo que até da vontade de rir. Eu não te conheço de lado nenhum e fico super contente por estares a conseguir aquilo que desejas e a lutar pelos teus objetivos. Mas ha pessoas que tem uma vida tao mediocre, mas tao medíocre, que a felicidade dos outros lhes causam urticária. Digo isso, porque se uma pessoa for bem sucedida na vida, nao perde tempo a criticar o proximo. Fica até feliz por ver outras pessoas a atingirem o que desejam. Eu não sei quanto a ti, mas comigo este tipo de comentários so me daria ainda mais força para continuar.

      Adoro ler o que escreves, es uma mulher cheia de garra e que luta pelo que quer. Não tenho o sonho de ir para os EUA, mas revejo-me em muitas coisas que escreves e também eu estou a lutar pelos meus objetivos.

      Nao ligues a estes anonimos idiotas , que criticam, mas passam por cá sempre e esquecem-se que mal ou bem estão a dar visibilidade ao teu tao famoso blog! Acho-te uma miuda super querida e gira nas horas! Continua assim.

      Beijnho

      Delete
  9. Vivi durante 25 anos em Londres, fui para lá miúda e agora vivo na Finlândia. Sou portuguesa com 49 anos e oiço os emigrantes queixarem-se de tudo e mais algumas botas. Raramente são gratos ao país que os acolhe. Tudo é razão de queixa. Nunca nada é bom. No país deles é que se vive e se está. Ai é? Então peguem nas vossas coisas e desandem. A comunidade portuguesa é uma das que mais se queixa: porque a comida não é boa, porque o frio é frio, porque a língua é difícil, porque foi multado ao colocar o caixote no dia errado, porque fez barulho depois da meia-noite, porque não gosta de nenhum país que lhes paga o ordenado, o carro para as férias, etc. A nossa e a africana! Haja paciência para os aturar e ouvir. Já tive dissabores com emigrantes quando lhes disse que o melhor era voltarem para casa de vez. Fazem lembrar aquelas visitas que se alapam em nossa casa e nunca estão satisfeitas com o que lhes é oferecido. Há mentalidades que não vão lá nem ao estalo. MLopes

    ReplyDelete
  10. Concordo plenamente Diana. Adorei essa de nao sermos arvores. Tambem nunca compriendi quando as pessoas nao estao bem e nao fazem nada por mudar a situacao, por exemplo aqueles que nao estao bem em Portugal e que so falam mal disto e daquilo mas nao fazem patavina para que a situacao mude. Porque nao tentarem algo novo quem sabe seriam mais felizes??? Sei la digo eu...
    claudiapersi.blogspot.ca

    ReplyDelete
  11. Tens toda a razão! Aprovo totalmente :)

    Beijinho*
    Ana Pinto
    http://style2beautyblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  12. pois, é o meu cotidiano... pessoas a criticar Angola... eu já disse várias vezes "mas se não gostas de aqui estar a esse ponto, porque não voltas para o teu país?" e claro, o dinheiro chama sempre mais alto.

    ReplyDelete
  13. É verdade. Mas também é verdade que não há países perfeitos... Há uns melhores, outros piores =p

    ReplyDelete
  14. Sou emigrante e já estive numa situaçao de criticar o país que me "acolheu". Ao contrário do que a Diana parece achar, por vezes não há grande maneira de mudar de país no imediato (= quando a crítica é feita) seja por obrigação contratual seja por obrigação familiar. Por outro lado, também acho irritante aqueles emigrantes que chegam a Portugal deslumbrados com o estrangeiro e a achar que só lá fora é que as coisas são bem feitas. Quanto à senhora do comentario das 5:59... conheço muito bem a realidade de Angola e tenho a dizer-lhe que muitos dos emigrantes Portugueses em Angola, nomeadamente no sector da construção, apenas foram trabalhar para este país porque as suas empresas não lhes deram outra hipótese ou alternativa ao desemprego. Ou seja, para muitos destes emigrantes, voltar a Portugal como a senhora tão prontamente decreta, implica colocar a subsistência de uma família em risco no contexto de de uma situação de desemprego ...por isso sim...é feio criticar o sítio onde vivemos, mas as situações não são tão simples quando se tem família, dependentes, e bocas para alimentar: por vezes o sítio onde vivemos não é o sítio que escolhemos e por vezes, por diversos motivos, não é possível mudar de forma tão pronta e rápida como se possa pensar ao ler este tipo de posts. Por isso Diana, por vezes sim...somos forçados pelas contigencias da vida a ser árvores.

    ReplyDelete
  15. Exactamente, ora :)

    http://nomorepancinha.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  16. Tds os paises tem cs boas e ma's, eu sei ver o q ha mau aki, porque de facto ha cs mas, mas sou super agradecida 'a oportunidade que tive e tenho, apesar de na sua maioria os louros sao meus!
    Ou seja qd me perguntam se gosto de ca' viver digo q n kero sair daki apesar de haver cs q sao dificeis e outras me fazerem falta... N e' mentira mas tb n acho q sou mal agradecida...

    ReplyDelete
  17. Eu acho que ser grato é uma coisa e ser servil e submisso é outra... Não é por alguém me ajudar que vou passar a adular cegamente essa pessoa, mesmo que esteja muito agradecida, assim como não é por um país me proporcionar oportunidades que vou adorá-lo. Não vejo como o agradecimento e a crítica possam ser inconciliáveis. Eu própria não gostava de ter essa reação de alguém que eu ajudasse por alguma razão... É como dar esmola e esperar passar a ter admiradores incondicionais. Para mim é injusto que alguém, por ter encontrado coisas boas num país, não o possa "criticar" - e esta palavra até pode ter um sentido mais positivo do que o que lhe é dado às vezes. Um país ser melhor do que outro ou até ser bom não quer dizer que não tenha coisas más, e como estamos (ou deveriamos estar) num mundo livre cada um tem o direito de opinar e de falar - pelo que sei qualquer país está muito longe de ser perfeito.
    Até o país em que se nasce é uma questão de "sorte", por isso o critério de quem pode criticar ou não seria um bocado aleatório - se nasceres em X sítio não faz mal criticar mesmo que o país te dê 1000 oportunidades, porque é o teu país, mas se nasceste do outro lado do oceano já não podes senão és um mal-agradecido. Por que é que uma pessoa merece as oportunidades e a outra tem de as pagar com o comportamento de "comer e calar"? Alguém "dizer mal" de algum aspeto de um país não implica que se queira ir embora, senão também teríamos de sair de casa por cada pormenor mal pensado que ela tivesse ou abandonar pessoas por elas terem defeitos. O que faz ficar é um balanço entre prós e contras, não a inexistência de contras... E, dependendo das circunstâncias, pode até não ser exactamente uma opção.
    Eu não percebo muito bem o patriotismo que as pessoas parecem ter, mas também é porque nunca fui muito longe. Percebo que te sintas grata por tudo o que os EUA te deram e que te revolte ouvir essas coisas, mas penso que as pessoas estão no seu direito... Claro que concordo quanto a não ser necessário fazer críticas exageradas e destrutivas ao país, mas também temos de reconhecer que (quase?) tudo tem o seu lado negativo...
    Adorei a expressão "Não somos árvores!" :)

    ReplyDelete
  18. Bom a mim parece-me que esta é a típica situação em que depois voltam a Portugal e também falam mal hahah. Portugueses, eternos resmungões e insatisfeitos.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)