Wednesday, October 22

Vamos partilhar - Urgente

Ontem estava já na cama quando me deparo com uma noticia que me deixou de lágrimas nos olhos e com uma raiva enorme. Alguém tinha tirado fotos de um cão abandonado em casa pelos próprios donos. Estava preso na varanda sem comida, agua e sem qualquer tipo de abrigo, a viver em cima dos seu próprios dejectos.  Nas fotos era visível a magreza extrema do animal.
As fotos foram divulgadas pelo Abrigo Associação e rapidamente gerou uma onda de solidariedade e revolta.

Aparentemente a GNR já tinha sido chamada ao local, mas disseram que não podiam fazer nada porque os donos ainda viviam no local. Então, e a lei de protecção dos animais vai ser colocada em pratica quando? Quando o animal morrer e já nada se puder fazer nada para o salvar?

Várias pessoas prontificaram-se a resgatá-lo, mas infelizmente sem sucesso. Quando chegaram ontem ao local o cão tinha desaparecido. Eu gostava de saber o porquê da lei não ser aplicada, quando estamos claramente na presença de maus tratos e negligencia.

Esta situação aconteceu em Castanheira do Ribatejo e  está sendo actualizada na pagina do Facebook do Abrigo Associação

Peço-vos que partilhem para que mais visibilidade seja dada ao caso e algo seja feito. 





14 comments:

  1. Eu aplicava a lei do 'olho por olho' e fazia desaparecer os donos! Enquanto não se aplicar as leis A SÉRIO, Portugal será sempre a República das Bananas!

    ReplyDelete
  2. Opá até me vieram as lágrimas aos olhos... Há pessoas que realmente não passam de um monte de porcaria...

    ReplyDelete
  3. Eu tenho aqui uma canito ao lado que coitado só tem a casa limpa aos sabados... é um cheiro que não se aguenta e eles pouco ou nada são lavados... aquilo mete nojo a passar lá. Não há o minimo carinho, são alarmes vivos... mete-me uma certa impressão. mas a nivel de comida não lhes falta nada... fico sempre coisa quando passo por lá. Mas lá está não se pode fazer nada. Sempre a mesma coisa...

    ReplyDelete
  4. É incrível como há pessoas capazes de fazer isto a um ser vivo. A mim ainda toca mais porque adoro cães. Dá muita vontade de chorar e uma revolta imensa : (

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Não sei porque é que as pessoas têm os animais se é para os deixarem nessas condições.
    Do meu quarto também vejo um cãozinho numa varanda o dia inteiro, sempre às voltinhas e a bater nas janelas. Tinha um pêlo comprido e branquinho, agora é comprido e amarelo. É a coisa mais querida de sempre e só vi uma vez alguém a interagir com ele e isso resumiu-se a abrirem a persiana a um palmo do chão, o cão entrou e três minutos depois já estava cá fora com as persianas fechadas outra vez.
    É muito triste saber que há gente capaz de fazer coisas destas :(

    ReplyDelete
  6. Isto está sempre a acontecer e as pessoas, em vez de aprenderem, parece que seguem as pegadas umas das outras e continuam a cometer estes crimes com aqueles que só lhe querem bem! Quem tem coragem de fazer isto ao seu próprio animal? :S

    ReplyDelete
  7. Pobrezinho... o que lhe terá acontecido? :(
    É tão triste. Os cães são animais tão amigos, sempre à espera que os aceitemos, sempre disponíveis para nos alegrar o dia, sempre à espera que os humanos caiam em si e vejam a barbaridade que lhes fazem. Aposto que todos os dias ficava na expectativa que o fossem deixar entrar, dar comida e carinho. Opaaa :'( só espero que alguma alma o tenha ajudado.

    Beijinho
    Espelho da Isabel Blog | Facebook

    ReplyDelete
  8. Com a agravante que nos dias de hoje, já é crime!

    ReplyDelete
  9. Coitadinho :'( estas coisas partem-me o coração!

    ReplyDelete
  10. O meu feed do fb está cheio de casos destes...às vezes até já me obrigo a ser insensível para não ficar sempre triste, mas são tantos mas tantos casos...varandas, atirados pela janela, com "rastas" em vez de pêlo, em galinheiros, na berma da estrada, a morrer à fome... para isto mudar tinha de haver não só cumprimento das leis, ajudas da parte do estado e campanhas de esterilização gratuitas. Se nem as pessoas aqui conseguem ter uma vida digna, os animais então são deixados para último plano.

    ReplyDelete
  11. Não!!! Isto é mesmo muito mau!!! Como não fazem nada, então a lei é para quê?
    Bj S

    ReplyDelete
  12. Estas coisas deixam-me sempre tão revoltada... como é que numa sociedade, que se diz evoluída, ainda se permite que aconteçam coisas destas?

    ReplyDelete
  13. Estas situações são horríveis! As pessoas acham que podem tratar os animais como se fossem propriedade inanimada, abandoná-los quando a ração ficar muito cara e até lá fazer-lhes festinhas no pelo. Cada vez mais vejo cães abandondados, cães e gatos mortos na beira da estrada,... Também é revoltante que tenham os cães para os deixar presos o dia todo. Eu gosto muito de cães, mas se fosse para ter um e o obrigar a ficar preso o dia todo preferia não ter. Coitadinho do cão, olha para a carinha suplicante dele! Não percebo qual é a ideia :(
    As leis que servem para nos organizar e «proteger» às vezes também acabam por ser um obstáculo à justiça. É muito difícil criar leis gerais que se apliquem na perfeição e de modo justo a todos os casos. Se calhar a tal lei de que falam impede-os legalmente de agir. Muitas vezes as coisas são assim, é difícil arranjar solução. Mas espero que o cão não sofra com isso :( nunca vi um cão tão magro, dá pena olhar para os ossos dele :(

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)