Wednesday, October 29

Entrevista #11 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado dos EUA vives?
Vivo em Ashburn, mais precisamente na localidade de Brambleton, no estado de Virgínia. situa-se a 40 minutos de Washington DC.

Há quanto tempo vives nos EUA?
Há 6 meses

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Eu estou a viver nos USA no âmbito de um intercâmbio cultural chamado Au Pair, a ideia de ter vindo surgiu quando estava prestes a acabar a Licenciatura, e com mil ideias na cabeça do que faria depois, mestrado, trabalhar, procurar outras áreas, ate que um dia normal, em que o uso da Internet passou a ser rotina, surgiu numa dessas navegações uma publicidade (super atractiva) que questionava o consumidor (Queres aprender inglês ? Viver a experiência americana numa família americana, nos USA, e ainda poder trabalhar com crianças?) e eu pensei, Quero, Siiiim Quero, pesquisei mais sobre o programa, pedi informações fui muito bem tratada pela agência o que me deu uma confiança maior para avançar, e assim o fiz. Muito devido ao desenvolvimento da língua inglesa que é essencial nos dias de hoje.

Qual a tua ocupação neste momento?
Sou Au Pair, ou seja, concilio num intercâmbio o estudo da língua no seu país nativo, a experiência familiar americana, vivendo com uma, como sendo parte da família deles, e trabalho com crianças, cuidando das mesmas. Gosto de ver e de sentir esta experiência, como sendo uma irmã mais velha delas, e não a nanny ou Babysitter, porque apesar de trabalhar com elas somente algumas horas do meu dia, e alguns dias da semana, eu vivo com elas, eu partilho os meus dias com elas, e mesmo quando estou off, eu gosto de jantar em família, e partilho esse momento com as crianças e os meus Host Parents.

Onde vives existe mais portugueses?
Na minha cidade que eu tenha conhecimento ate agora, existe alguns portugueses sim, mas não uma comunidade, mas existe numa cidade vizinha chamada Manassas, uma das maiores comunidades portuguesas daqui, e é óptimo, aproxima-nos mais do nosso país, pelos restaurantes portugueses que existe lá, as pessoas, o ambiente, as festas que realizam, é muito bom sentir um bocadinho de casa.

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
É curioso porque eu estou a lidar muito melhor do que achei que iria suportar antes de vir, não senti realmente homesick, e acho que muito deveu-se ao que encontrei deste lado, ao facto de ter uma família de acolhimento óptima que me ajuda, e de ter encontrado amigas para a vida, que estão no mesmo programa que eu e torna-se mais fácil suportarmos-nos umas as outras. Eu gosto de pensar que estou a viver uma experiência e aventura única, e que quando der conta pode estar a acabar, e eu vou desejar estar a voltar ao inicio, por isso nada melhor que aproveitar ao máximo, para ter sempre a sensação que não ficou nada por fazer, e no meio desta filosofia vai sendo fácil disfarçar e amenizar as saudades. Mas sem duvida das coisas que me fazem mais falta são a minha família e amigos, os pequenos momentos que se tornaram banais e que agora dou tanto valor, como uma simples ida ao café depois de jantar, sair a noite ate ir tomar o pequeno-almoço no Restelo, sentar numa esplanada na praia (e quem me conhece sabe que nunca fui uma apaixonada por praia, e agora dou tantoooooo valor :P ), as idas ao cinema ao domingo com os pais, ate o stress da minha vida em portugal eu sinto falta. E sinto muita saudade dos encontros inesperados, sem aviso, com conhecidos ou amigos em qualquer sitio, no café, no ginásio, na rua, na faculdade, nas compras, no bar. Porque aqui eu sei que sempre que vou a algum lugar vou sempre ver caras novas, nunca nenhuma familiar.

Quais as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Tinha pelo menos duas grandes ideias que mudaram muito sem duvida, mas que eu acho que varia sempre muito da cidade e estado que vives, o ambiente é diferente as pessoas são diferentes, e ate o estilo de vida muda, mas eu tinha duas grandes ideias, a primeira é que sempre achei que ia encontrar aqui uma população em que a maioria teria excesso de peso, e seria obcecado por fast food, e não foi nada disso, aqui encontrei muita gente apaixonada por actividade física, com boas rotinas de treino, muitas actividades ao ar livre nesse sentido com muita gente a aderir, e com óptimos hábitos alimentares, apostam muito nos produtos naturais, e tendem a preocupar-se bastante com a alimentação, o que me surpreendeu bastante pela positiva os hábitos saudáveis. 
E a minha segunda concepção era relacionado com o próprio povo americano, que eu achava que seriam pouco simpáticos, ou pouco dados, e foi uma grande surpresa, porque estou completamente apaixonada pela educação e simpatia das pessoas aqui.

É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
É super fácil fazer amizades aqui, e por isso estou a gostar cada vez mais destas pessoas, porque aqui são muito dadas, e educadas. As pessoas aqui fazem amizades na fila do cafe, do supermercado, na aula do ginasio, na loja de roupa, não importa o local e o motivo, a pessoa ira meter conversa contigo, porque eles adoram conversar e conhecer a tua história. E são super educadas, isso surpreendeu-me bastante, eu ouço aqui mais "sorry" "Excuse me" num dia do que num mês em Portugal lol

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
É difícil, porque a minha cidade é no subúrbios, são os tipos bairros americanos de habitação, mas sem duvida que no estado de Virgínia, tem imensos pontos, eu não conheço nem metade infelizmente porque é um estado grande, mas adoro o parque de Great Falls, é óptimo para tirar fotos, e fazer um pic-nic.

Como descreves o cultura americana?
Sem dúvida uma cultura muito familiar, adoro o espírito amigável, e de ajuda com o próximo. Adoro a mania que eles tem de depois de jantar, aproveitar para passear pela vizinhança e conviver, aqui há muito o hábito de ir a casa uns dos outros jantar, mesmo em dias de semana, talvez porque aqui eles tem um hábito que foi dos mais estranhos para mim, que é os horários, janta-se muito cedo, por volta das 18h, o que em Portugal não acontece, pois o ritmo de vida é muito diferente. E esse próprio ritmo marca uma grande diferença na cultura americana e portuguesa, aqui começa tudo muito cedo, o trabalho começa cedo, por sua vez, acaba mais cedo, há tempo para preparar o jantar, jantar cedo, passear e relaxar um pouco, e por volta das 21h30 está tudo a dormir. Os horários foi com certeza a maior diferença que senti, que fez com que aqui eu mudasse totalmente o meu ritmo de vida e hábitos.

O que é que os EUA tem e que falta em Portugal e vice versa ?
Portugal falta um bocadinho do espírito amigável e humano que encontrei aqui, aqui as pessoas parecem mais verdadeiras, mais abertas para os outros, por exemplo, aqui acontece imensas vezes ir a qualquer sítio (café, restaurante, ginásio, etc), e alguém elogiar alguma coisa tua, porque gostou e faz questão de te dizer, como "Adoro as tuas botas" "Adoro o teu casaco" "Oh adoro o teu look", as pessoas dizem o que pensam, e sentem. Portugal, pessoalmente, acho que devia olhar menos para o seu umbigo.
E Portugal tem imensas coisas que falta nos EUA (parece mentira, mas não é), de todas elas, recordo-me agora algumas como, clubes abertos depois das 2 da manha, Vodka Preta (eles nem sabem que isso existe), comida mais condimentada e saborosa, a Bimby, Sapatos bonitos, e muitas outras coisas simples, mas sem dúvida que aqui os Americanos falta-lhes um pouco mais de cultura internacional, e pecam um pouco por isso, por se concentrarem apenas no país deles, e alguns não saberem se quer onde fica Portugal, ou outros factos históricos internacionais.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Neste momento é uma incógnita, =P, estou a meio do meu intercâmbio, existe a possibilidade no final do primeiro ano estender mais um, mas neste momento ainda é cedo para decidir, acho que muito acontece em 6 meses ainda, e apesar de ter pessoas fantásticas e especiais à minha espera em Portugal, terei sempre que ser racional no momento de decidir, e optar pelo que será melhor para mim.

Se tivesse que voltar para Portugal do que irias ter mais saudade?
Das pessoas que estão comigo aqui, da educação das pessoas neste pais, e da rotina daqui.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver /emigrar para os EUA.
Se podes sonhar, podes Fazê-lo ! E se queres mesmo algo, arrisca, vai a luta, porque a única coisa que caí do céu é a chuva. E na verdade, nunca irás perder nada em arriscar, se correr bem óptimo, se não correr, são experiências para a vida, e iras com certeza aprender muito com elas, são elas que te fazem ser quem és, e ser cada vez mais forte ! Este país esta cheio de oportunidades, locais lindos, pessoas espectaculares, arrisquem ! :)














6 comments:

  1. Gosto destas entrevistas, são super interessantes. Sou casada com um americano e vamos todos os anos visitar a família mas é engraçado que ele diz que já não se imagina a viver lá. bjs

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Gostei imenso, quer da entrevista em si como da seleção de imagens!

    beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Não posso deixar de pensar que Washington DC parece título de rap :P já devia estar mais habituada!
    6 meses sem ponto final, adorei o pormenor cheio de significado ;)
    Acho que ando a perder por não ligar a publicidades, não sabia que para além de vírus podiam trazer inspiração divina :) parece uma boa oportunidade com imensos «prós»! O sistema parece muito bom, deve ser mesmo giro :)
    É engraçado ver expressões inglesas nestas entrevistas a gente que foi para fora! :)
    Teoricamente o melhor é mesmo aproveitar a experiência, mas na prática pode ser complicado gerir as saudades :P é difícil ser racional nestas coisas, mas ainda bem que és capaz de aproveitar ao máximo :) deve ser mais tolerável se gostares disso, claro, saudades + infelicidade é terrível :P
    Cada pessoa responde de forma bastante diferente às ideias pré-concebidas que mudaram (ou pelo menos excluindo a constante do fast food!) Claro que se ouve mais «sorry» e «excuse me» lá, é a língua deles :P haha
    esse «sorry» pode não ser bem simpatia, é um bocado tique, torna-se uma reação imediata. Mas sim, sempre é mais agradável do que ser calcada e olhar à volta só para encontrar uma cara trombuda... :P
    Comparado a «picnic» piquenique é uma palavra tãão estúpida :P
    Essa dos horários... não fazia a mínima antes da entrevista, mas deve ser tão estranho :P Eu gosto de jantar às 19h e há quem ache que sou uma aberração!
    Nos EUA não há EUA? EU pensei que só tinha o nome diferente, vejo em tantos blogs de língua inglesa... Mas claro que podem não ser americanos...
    Mais uma vez, gostei da entrevista :)

    ReplyDelete
  4. Oh meu deus, viver nos states deve ser magnifico. Eu por acaso tambem gostava de ter coragem e sair, uma vez que em portugal para os enfermeiros está terrivel. Mas o meu ingles.. nem vale a pena falar sobre isso.

    Segui o teu blog

    http://sapatoeacidade.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)