Thursday, August 21

Não namores uma rapariga que viaja

Don´t Date a Girl who Travels de David Joseph Falossi



mulher viajante aventureira

Ela é aquela com o cabelo despenteado e clareado pelo sol. A sua pela está longe do tom pálido que antes tinha. Não é bronzeada. É queimada, com múltiplas marcas do sol, com marcas e mordidas de insectos por toda a parte. Mas por cada marca na sua pele, ela tem uma história interessante para contar. 

Não namores com uma rapariga que viaja. Ela é difícil de agradar. O típico jantar seguido de cinema no shopping irá aborrecê-la morte.  O seu espírito precisa de novas experiências e aventuras. Ela não se impressiona com o teu novo carro ou o teu relógio caríssimo. Ela prefere escalar uma montanha ou saltar de para-quedas, do que te ouvir a gabar dos teus bens materiais. 

Não namores uma rapariga que viaja porque ela vai-te chatear para que compres um bilhete de avião sempre que estiverem baratos. Ela não gosta de discotecas. E nunca pagará um tostão para entrar em festas, porque sabe que um fim de semana numa discoteca a beber é o equivalente a uma semana muito mais excitante em algum lugar. 

Existe grande probabilidade de que ela não consiga manter o emprego, ou provavelmente estará sempre a sonhar no dia em que se vai despedir. Ela não quer trabalhar todos os dias para realizar o sonho de outras pessoas. Ela tem os seus próprios sonhos e está a trabalhar para os alcançar. Ela é uma freelancer. Faz dinheiro através da escrita, desenho, fotografia ou algo que requer criatividade e imaginação. Não percas o teu tempo a queixar-te do teu trabalho aborrecido. 

Não namores uma rapariga que viaja. Ela pode ter tirado uma licenciatura numa área e agora ter mudado completamente de carreira. Ela é agora instrutora de mergulho ou instrutora de yoga. Ela não tem a certeza quando o próximo ordenado entrará na sua conta. Ela não trabalha como um robot o dia todo. Ela retira da vida o melhor que ela tem para oferecer e desafia-te para fazeres o mesmo.

Não namores uma rapariga que viaja, pois ela optou por uma vida de incertezas. Ela não tem um plano ou uma morada permanente. Ela vai com a maré e segue o seu coração. Ela dança ao ritmo da sua própria batida. Ela não usa relógio. Os seus dias ao regidos pelo sol e pela lua. Quando as ondas a chamam, a sua vida pára e ela deixa tudo para aproveitar aquele momento. No entanto, ela aprendeu que o mais importante não é surfar.  

Não namores uma rapariga que viaja, ela fala o que pensa. Ela nunca tentará impressionar os pais ou os amigos. Ela sabe respeitar, mas não tem medo de entrar em debates sobre questões ambientais e responsabilidade social. 

Ela nunca precisará de ti. Ela sabe como montar uma tenda. Sozinha sem a tua ajuda. Ela cozinha e não precisa de ti para pagar as suas refeições. Ela é demasiado independente e não quer saber se viajas com ela ou não. Ela vai-se esquecer de ti quando chegarem ao destino. Ela está ocupada a viver o presente. Ela fala com estranhos. Ela vai conhecer muitas pessoas interessantes, que pensam e partilham a mesma paixão e sonhos. Ela vai ficar entediada contigo.  

Por isso nunca namores uma rapariga que viaja, a não ser que a consigas acompanhar. E se, acidentalmente te apaixonares por ela (o que não é difícil) não ouses prendê-la. Deixa-a ir...


*Texto livremente traduzido, o original pode ser encontrado no blog de viagens Love the Search.*








6 comments:

  1. Esse texto está maravilhoso e o melhor de tudo foi que enquanto o lia e o quanto mais me identificava com ele mais feliz me sentia por ter encontrado um homem que não só tem pedalada para acompanhar os meus sonhos como é a minha principal fonte de motivação para ir atrás deles :)

    ReplyDelete
  2. Maravilhoso, adorei Diana!! :) beijinho

    ReplyDelete
  3. E não é que concordo com tudo? Adorei o texto :)

    ReplyDelete
  4. Que romântico ;) nalgumas partes parece um bocadinho que está a falar de um cowboy ou assim... :P
    Gosto de traduções livres :P
    Ver coisas grandes pode ofuscar as pequeninas... Mas acho que não tem de o fazer por completo. Planos simples não são necessariamente assim tão chatos - algumas coisas pequenas são momentos muito felizes. Mas claro que um ferrari perde por comparação com o mundo ;)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)