Friday, May 2

São pessoas assim que me fazem continuar

São textos como este que me fazem continuar a escrever sobre o vegetarianismo, os benefícios da redução do consumo animal na nossa alimentação e lutar por um mundo com menos crueldade. Quer seja pelo saúde, ambiente ou protecção dos animais o mais importante é dar o primeiro passo. E foi o que a querida Tulipa Negra do blog Mundo Encantado decidiu fazer. 

Tal como eu acha uma hipocrisia proteger o cão e o gato e continuar a comer outros animais. Eu sei que vão dizer que é diferente, não podemos por todos os animais no mesmo grupo, mas acreditem que não é. Não há diferença entre um cão e um porco, aliás o porco tem inteligência de uma criança de 3 anos, por isso sabe exactamente o sofrimento que esta prestes a ter, enquanto espera nos corredores do matadouro. Ora se não comemos o nosso cão porquê comer o porco e outros animais! Existem vídeos no youtube que mostram claramente o sofrimento de que estou a falar, não pensem que é um simples injecção que é dada aos animais e estes adormecem num sono eterno. Não, eles sofrem, eles esperneiam, eles gritam por ajuda, eles são colocados em agua a ferver vivos, pois dizem que a carne assim fica mais suculenta. Ora, se nos proclamamos defensores dos animais, ficamos tristes quando vemos algum cão ou gato abandonado e até temos um animal de estimação em casa a quem damos carinho, como conseguimos ser tão frios e cruéis ao ponto de compactuar com isto? Para comer um bife suculento que nos dá prazer por uns míseros minutos? 

Não somos pedras, podemos mudar os nossos hábitos a qualquer momento, basta querermos e termos força de vontade. 

Devido a uma publicação da Diana reparei que ela tem uma forma de pensar semelhante à minha e isso funcionou como uma espécie de wake up call. Gosto muito de animais e concordo com ela, é hipocrisia andar a pregar aos sete ventos o nosso amor pelos animais e chegar a casa e encher a pança com um bom bife de vitela (e o que eu gosto deles) portanto decidir ir eliminando a carne da minha alimentação. Atenção, IR ELIMINANDO não é eliminar.

Não foi um processo automático nem uma decisão do momento, foi uma coisa que foi pensada, ponderada, repensada e ponderada mais mil quinhentas e cinquenta e sete vezes. É o meu segundo dia sem carne e sinceramente não sinto falta nenhuma. Tenho comido peixe é verdade, não porque os peixinhos não merecem ser salvos mas porque quero fazer as coisas de forma gradual. Não estou a dizer que me vou tornar vegetariana porque sinceramente não sei, o que sei é que me sinto realmente muito bem. O que vos posso dizer com toda a certeza é que vou reduzir o meu consumo de carne (e bastante). Agora meu objectivo é passar a comer carne apenas um dia por semana depois logo se vê.


5 comments:

  1. OMG adorei o teu post Diana e como talvez ja te devez ter reparado no meu blog tambem partilho por vezes productos de beleza cruelty free... tenho pena nao haver mais pessoas a aderir a esses productos. Hoje em dia ja ha tantas marcas cruelty free que nao ha razao nenhuma para escolhermos aquelas que ainda cntinuam a testar em animais, mas tambem vou ser sincera ainda nao consegui desistir de comer galinha/frango e peixe, tento levar uma alimentacao saudavel tambem porque tenho e devo que dar o exemplo ja que sou mae de uma pequenina. A minha filha adora saladas, adora massas, arroz... com 3 anos ainda nao comeu um hotdog " o que e por vezes raro no Canada e nos USA" nao e nada esquisita, a unica carne que come e galinha/ frango e claro peixe. Ca em casa so la uma vez ou outra o meu marido faz umas costuletas para ele no BBQ porque gosta, mas tambem e raro. De resto ca em casa so comemos peixe e frango.
    beijinho grande e bom fim de semana e parabens pela tua postura
    desculpa os erros em portugues nao estudei em Portugal. Ja vivo no Canada desde miuda. :)
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ReplyDelete
  2. Ja fui ver o blog da Tulipa Negra do blog Mundo Encantado e gostei muito. Boa partilha tambem Diana. :)
    Bom fim de semana

    ReplyDelete
  3. Muito obrigada minha querida, tanto pela publicação como por todas as outras que me sensibilizaram. Sei que era um passo que iria acabar por dar mas sem ti teria demorado mas tempo :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao tens que agradecer! O meu objectivo é ajudar e motivar:)

      Beijinho

      Delete
  4. Não acho que seja uma hiprocrisia, simplesmente necessitamos de comer e há que fazer opções. Sou contra a crueldade nos animais, claro, e não dou propriamente mais importância a uns do que a outros, simplesmente tenho um grupo restrito de animais que consumo: porco, galinha e vaca quanto à carne, e mais nada entra. Não como animais bebés como por exemplo o leitão, porque considero uma atrocidade andar para aí a matar um bebé só para nosso belo prazer, e tento sempre comprar carne que eu saiba que veio de uma quinta onde o animal foi, na medida do possível, bem tratado. Apesar de me identificar em parte com os ideais de quem é vegetariano, a verdade é que eu não me conseguiria tornar num, gosto demasiado de carne para isso, esta é pura das verdades. Não acho que seja uma hipocrisia comer uns e preterir outros, pior para mim é aquelas pessoas que caçam/comem todo o tipo de animais sem sequer se preocupar com a sustentabilidade do meio ambiente e com o mínimo bem estar dos animais. Tenho necessidade de comer carne (nem que seja apenas psicológico), logo tento comer o mínimo possível de animais e preocupo-me sempre com o bem estar do animal em questão. Hoje em dia, se uma pessoa se quiser dar ao trabalho, consegue perceber de onde a carne veio e se o animal foi bem tratado, se foi respeitado, minimamente, o seu ciclo de vida e se foi morto, no possível, com dignidade. Claro que ajuda conheceres os donos da quinta e afins, mas sim é possível. Sinceramente acho mais hipócrita dizer que não se come animais, mas depois comer determinadas plantas. Opá ninguém se preocupa com o bem-estar delas, elas também são seres vivos por essa ordem de razão. A alface claramente que não deve achar muita piada em ser cortada...Atenção que não estou a direcionar o comentário para ninguém em específico, simplesmente não tenho pachorra para gente que conheço que anda sempre a chatear-me a cabeça com a cena de comer animais, mas depois atira-se aos legumes como se não houvesse amanhã, esquecendo-se que eles também são seres vivos e muitas vezes são sujeitos a produtos quimicos que aceleram o seu crescimento. Pelo menos eu, que como animais, restringo-me aos legumes biológicos.
    Respeito a decisão de cada um, apesar de me dar vontade de bater nas pessoas que acham que podem matar todos os animais de qualquer maneira e mais alguma, sem consequências. Sei que nunca deixarei de comer carne, mas não acho que seja menos boa pessoa por fazer isso, ou hipócrita, faço os meus possíveis para controlar o que como, para perceber o que como e para levar uma vida saudável. Para ti certamente não será suficiente, mas para mim é.
    Beijinhos e tudo de bom

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)