Tuesday, May 27

Conversas

Em conversa com uma americana que tinha acabado de conhecer por intermédio de outros amigos.

Ela: oh my God! A tua pronuncia is so f* cute. De onde é que és?
Eu: Portugal [sem o mínimo de vontade em continuar a conversa. Quando começam a frase por oh my God em modo histérico apetece-me dar meia volta e ir embora]
Ela: Isso fica longe para caraças! Li não sei onde que a internet só chega a certas parte do país, imagino como seja difícil falares com a tua família. Gostava muito de conhecer a América do Sul, mas não sei se conseguiria estar muito tempo sem ir ao Facebook.

E é por isso, meus amigos que já desisti de explicar a localização do nosso país. 

31 comments:

  1. Diana infelizmente não me espanta. O povo americano é, regra geral, muito pouco culto. E ainda o é menos no que se refere à cultura de outros povos. Julgar-mo-nos o centro do mundo tem destes efeitos colaterais...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eles não estudam muito a cultura de outros povos. Nas escolas é ctudo centrado no pais deles!

      Delete
  2. Ahah essa conversa faz-me lembrar as inúmeras conversas que já tive aqui na Colômbia a tentar explicar onde é Portugal. Quando digo que sou de Portugal, a maioria das vezes a resposta é "ahh Brasil". Outras pessoas associam ao Ronaldo, mas também não sabem onde fica Portugal.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Até podem ter ouvido falar mas a maior parte não sabe onde fica! Incrível!

      Delete
  3. Mesmo aqui em Londres continuam me a dizer barbaridades dessas. E Portugal fica na Europa!!! Nao é uma cidade de Espanha!!! Nao é uma cidade do Brasil!! Nao é um pais na América latina!! Já ouvi de tudo

    ReplyDelete
  4. Hahahaha, que sem noção. Quando morava em Denver, só me falavam como era legal eu falar espanhol, porque pensam que no Brasil se fala espanhol e não português... A grande maioria dos americanos só entende do próprio umbigo, infelizmente.

    ReplyDelete
  5. Hahahaha, que sem noção. Quando morava em Denver, só me falavam como era legal eu falar espanhol, porque pensam que no Brasil se fala espanhol e não português... A grande maioria dos americanos só entende do próprio umbigo, infelizmente.

    ReplyDelete
  6. Senti o mesmo quando tive que pegar num mapa de Portugal para mostrar aos meus alunos de Lisboa onde ficava Viana do Castelo, eles pensavam que a fronteira se situava a seguir ao Porto...também achavam o meu sotaque (eu tive que lhes explicar que não era sotaque mas pronuncia) muito giro e perguntaram se era brasileiro...isto em 2002. Como estás a ver, quando nem os próprios Portugueses conhecem o seu país, não se pode estar à espera que os outros o conheçam.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Caramba a tua situação ainda é muito pior que a minha! Nunca imaginei que a situação no nosso país fosse assim!

      Delete
    2. Creeeedoooo!!!! Esta situação ainda me arrpiou mais do que a que tu contas Diana...o "umbiguismo" dos lisboetas é coisinha para me cegar...ainda por cima começam pequenos...socoooooorrrooo!

      Delete
    3. Eu sou lisboeta e sempre soube onde são os os 18 distritos e ilhas, bem como toda a gente com quem já lidei. Aqui não há umbiguismos, Suricate. Somos pessoas normalissimas e a nossa localização no mapa não nos define.
      Já apanhei muita coisa ridicula vinda de gente do norte e do sul... como chamarem Alentejo a Lisboa. Há pessoal muito burro em portugal independentemente da sua região.
      Acho uma generalização demasiado exagerada e que não reflectem em nada a maioria dos lisboetas.

      Delete
    4. Claro que há de tudo em todo o lado, calhou-me apanhar uma turma de 5º com 28 alunos em que nenhum sabia onde ficava Viana, acontece...mas confesso que me entristeceu na altura. Agora não podemos generalizar, também tive alunos do norte no 4º ano que não sabiam que Lisboa é a capital de Portugal...

      Delete
  7. É triste. Se calhar em vez de passar tanto tempo no facebook devia investir num mapa.

    Insanity Update: Sexto dia e super motivada! Ao final do dia já sinto falta do meu treino. Adoro a forma motivadora com que o Shaun T. dá os treinos, motiva-me a dar o máximo e a ser um bocadinho melhor em cada treino. Hoje foi dia de repetir o Plyometric cardio circuit e, em comparação com a primeira vez que o fiz já noto alguma evolução. Claro que ainda não os consigo acompanhar do início ao fim mas lá chegarei. Estou completamente fã! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai que bom! Adoro o plyometric é mesmo bom para queimar! Faz ao teu ritmo, o importante é não desistir. Eu tb mesmo agora ainda não faço muito bem as flexões. O shaun T também ajuda bastante com a sua motivação;)
      Bons treinos;)

      Delete
    2. Obrigada querida! As flexões também são o meu ponto fraco mas com o tempo (e persistência) vai lá =)

      Delete
  8. O mesmo não acontece com o Reino Unido, estou na Irlanda do Norte e o feed back tem sido sempre envolto das férias em Albufeira, Cristiano Ronaldo e Futebol e mostram-se interessados em Portugal. Tb admito que não estava à espera.

    ReplyDelete
  9. Essa também me acontece muitas vezes! Pensam que falamos espanhol!

    ReplyDelete
  10. Ia comentar exactamente a mesma coisa que a Sara Morais mas já vi que não é preciso ;) quando vivi em Itália também me disseram que adoravam Madrid depois de eu lhes dizer de onde era... agora aqui na Bélgica sempre sabem onde fica, algumas cidades e o que se come, mas continuo a não me livrar dos costumeiros "Ronaaaaldo" e "Mouriiiinho" :p

    ReplyDelete
  11. Eu vivo em França e aqui pensam que Portugal é em África. Acho que é ainda mais grave =P desde nos pedirem passaportes a ficarem super admirados quando dizemos que em Portugal também chove e faz frio, há um pouco de tudo... Ou então, consideram-nos simplesmente parte de Espanha.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho um pouco difícil de acreditar com a quantidade de emigrantes que vive em França, que haja assim tanto desconhecimento. Mas claro que há sempre pessoal completamente a leste!

      Delete
  12. Realmente a cultura o típico americano é muito abaixo da média. São demasiado egocêntricos e isso nota-se não só nesse tipo de comentários como nos filmes. Por norma é sempre no enredo acontece sempre qualquer coisa no mundo (USA) e depois lá vêm o salvador (americano) resolver a situação...
    Vivem no mundo deles e o planeta resume-se aos Estados Unidos da América. Bem, pelo menos ainda sabem onde fica o México e o Canadá...
    Incrível, como um país com apenas 200 e tal anos de histórica, consegue ser tão egocêntrico. A culpa é do governo, que devia mudar o plano de estudos dos miúdos.
    Mas admito que gostava de fazer um tour de 1 mês por aí. Falta convencer o marido :p

    Bjinho
    Lilla

    ReplyDelete
  13. O feedback que dás não me surpreende, porque já estive nos EUA e sei como são os americanos, mas estou surpreendida com o feedback das pessoas sobre a Europa! Já vivi em Espanha e na Bélgica, nesses sítios conheci gente de toda a Europa e nunca alguém não soube onde ficava Portugal. Aliás, a maioria das pessoas já cá tinha vindo e dava um excelente feedback sobre Lisboa e Porto (as cidades que normalmente visitam). Já viajei por 20 países europeus e sempre que disse que era de Portugal tive o mesmo feedback... acho mesmo estranho haver essas respostas na Europa!

    ReplyDelete
  14. Sério? Tanta ignorância junta!! É mesmo caso para se dizer o tal "Oh my god!!"
    Bjs

    ReplyDelete
  15. Ups que esta doeu! :|||

    (Diana, muito obrigada pelo teu comentário, fez o meu dia! Por vezes fico triste com a quantidade de pessoas que passa por lá só para mencionar que as fotografias estão bonitas e depois nunca mais... Um comentário como o teu revela que realmente gostaste do que viste e isso é realmente importante para mim. :))

    ReplyDelete
  16. Deixa lá, em lisboa perguntaram-me se "aquilo" (a apontar para o Cristo Rei), era o Brasil do outro lado do rio.Uma americana pois claro.

    Priceless

    http://the-new-life-of-jo.blogspot.com.au/

    ReplyDelete
  17. Isso é muito relativo. A Europa tem 51 países, enquanto que só os EUA sozinhos têm 50 estados. Aposto contigo que a maioria dos portugueses não faz ideia do nome desses estados e com um bocadinho de sorte ainda pensam que a Flórida fica ao lado da Califórnia! Acho pior que colegas meus da universidade não façam ideia onde vivo, visto que a minha cidade fica a cerca de 25km da cidade deles (e é cidade, não é uma aldeola tipo Freixo de Espada à Cinta!)..
    Mas lá está, não podes generalizar, há Americanos muito cultos da mesma maneira que há Portugueses muito burros!

    Ana

    ReplyDelete
  18. Uma pessoa bem informada, sem dúvida... not!

    ReplyDelete
  19. Sempre que chamam o meu nome do ginásio, de vez em quando 1 ou 2 vêm-me perguntar se estou disposto a dar aulas de Espanhol.

    Só me apetece mandar todos para um determinado sitio

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)