Wednesday, April 2

Vegetarianos: Como obter proteina

gorilla

Como vegetariana recebo constantemente esta questão. Parece algo complexo, como é que consigo obter proteína suficiente se não consumo proteína animal? Calma, não é tão complicado como aparenta.

Em primeiro lugar o que é a proteína?
A proteína é a combinação de aminoácidos. Esses aminoácidos tem um papel especifico no nosso corpo, desde accionar o nosso metabolismo até ao desenvolvimento muscular.

Porquê que se diz que os atletas precisam de ingerir mais proteína?
Claro que os atletas precisam de mais proteína comparado com os que não fazem exercício físico. Mas, em contrapartida também precisamos de mais hidratos de carbono e gordura, porque temos um gasto calórico mais elevado durante os treinos.
Desta forma, como ingerimos mais calorias, estamos automaticamente a ingerir mais proteína. No entanto, ao contrário do que muita gente acredita, no que diz respeito a proteína, mais não quer dizer que é necessariamente melhor. O nosso corpo apenas consegue processar uma quantidade especifica por dia e qualquer proteína adicional é convertida em gordura.

Quais as melhores fontes de proteína vegetal?
Ok, vou começar por dizer que tudo aquilo que comemos contem proteína (fruta, legumes, grãos). Muita gente não tem consciência disso (eu própria não tinha até algum tempo atrás). Assume-se que a única fonte de proteína é através da ingestão de produtos de origem animal, em especifico da carne.
Através desta tabela consegue-se verificar que um dieta a base de ingredientes provenientes da terra o consumo diário de proteína é facilmente atingido.


1. espinafre
2. bagas de goji
3. Figos
4. Nozes
5. Abacate
6. Couve
7. Sementes de cânhamo
8. Brócolos
9. Maca
10. Couve-flor
11. Amêndoas
12. Sementes de chia
13. Sementes de abóbora
14. Espargos
15. Quinoa
16. Ervilha
17. Batata doce
18. Sementes de Sésamo
19. Cogumelos 
20. Sementes de girassol
21. Spirulina
22. Agrião 

13 comments:

  1. Informação muito útil! Obrigado :)

    ReplyDelete
  2. Diana, enviei-te um e-mail. Quando o leres diz-me para depois te te dizer como deves colocar as coisas debaixo do título. Para isso, tens de agrupá-las por categorias primeiro.

    ReplyDelete
  3. Obrigada pela informação, não tinha essa noção de tanta proteina presente em vegetais. E que tal está a correr esta volta a NY? Voltaste para o mesmo emprego? Beijinhos!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Muito util información ;) Gracias!

    I follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Admiro essa postura de vida, mas não é para mim...

    ReplyDelete
  6. Eu estava a gostar do teu post e a concordar contigo, até que disseste que o excesso de proteína é convertido em gordura... Já olhaste para os grandes bodybuilders da actualidade? Jay Cutler? Phil Heath? Kai Greene? Se quiseres, até te menciono um português, apesar de estar vários patamares abaixo dos indicados: Francisco Macau. O que é que estes todos têm em comum? Uma alimentação com fortes doses de proteína, algo necessário para a construção dos músculos. Não tenho nada contra a alimentação vegetariana, mas acho que te devias informar um pouco mais. No caso de alguém com carga desportiva moderada-intensa, uma alimentação hiperproteica, desde que acompanhada de muita água (para não sobrecarregar os rins) e devidamente fornecida de vitaminas (através de frutas e legumes/verduras) e hidratos, é algo bom!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Caro anónimo, o post da Diana não é dirigido a bodybuilders que praticam uma atividade física muito intensa e completamente fora do normal comparado com a maioria das pessoas, para além de que esses grandes bodybuilders que refere (como bem sabe certamente) utilizam outras substâncias não naturais e ilegais (anabolizantes, etc) que ajudam metabolizar a proteína adicional em massa muscular.
      Para a maioria do cidadão comum aquilo que a Diana disse faz todo o sentido. :)

      Delete
    2. Faz sentido até à parte em que a proteina é transformada em gordura, isso é simplesmente falso. E naõ estou a falar de culturistas/bodybuilders. Uma pessoa que coma "normalmente", hidratos de carbono (massas/arroz) e pouca proteina, seja de que fonte for, vai ver que essa proteina não é transformada em gordura, os hidratos de carbono é que são transformados em gordura. Pedro Silva

      Delete
  7. Olá!
    Desculpe a pergunta que nada tem a ver com o tema em questão.
    O que pensa de comer apenas uma sopa ao almoço? A sopa tem vários legumes e muito pouca batata. É recomendado? Ou engorda?

    Obrigada! :)

    ReplyDelete
  8. Bom post.

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ReplyDelete
  9. Olá!
    Esta questão é um bocado uma "neura" das pessoas, acho que quase toda a gente exagera na proteína animal... Mas ganharam fama as dietas das carnes, e quando alguém ouve que pode comer toda a carne que quiser...

    ReplyDelete
  10. Nos ca em casa a unica carne que ainda comemos e galinha e peru no thanksgiving.:) E la 2-3 vezes por ano maximo o marido gosta de umas costuletas de porco mas e muito raro mesmo. Comemos muito peixe, atum, robalo, dourada e salmao principalmente. Adorei este post. Tambem como muito broculos, sementes de chia, asparagus, nozes, espinafre, batata doce, bringela, butternut squash e cugumelos. Tambem tomo vitamina B12 " recomendada pelo meu medico, visto nao comer muita carne" e mais umas vitaminas que ajudam a complementar uma boa alimentacao. o meu fracaso e que sou gulosa LOL mas passo muito bem sem comer carne.:)
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ReplyDelete
  11. Este post foi muito útil para mim! :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)