Tuesday, April 15

Manteiga de amendoim. Serão as que se vendem assim tão saudáveis?

Devido a um post no instagram que em que mostrava a grande variedade de manteiga de amendoim existente nos EUA, questionaram-me quais seriam as marcas mais saudáveis em Portugal.

A manteiga de amendoim tem de ser feita única e exclusivamente de amendoins. Procurem aquelas que dizem 100% amendoins nos ingredientes. Se virem sal, açúcar, óleos e outras palavras que sejam difíceis de pronunciar. Fujam! Pelo bem da vossa saúde. O "óleo"  é nada mais que gordura hidrogenada (também designadas por gorduras trans).E perguntam vocês, mas então o que é essa coisa de gordura hidrogenada? Pois bem, é um dos grandes inimigos da nossa saúde.

São gorduras transformadas a partir de óleos vegetais por um processo de hidrogenação em condições de alta pressão durante bastante tempo, até as tornar em gorduras solidas.
Esta gordura é altamente prejudicial para a nossa saúde e muito benéfica para a industria alimentar, pois permite o aumento do prazo de validade dos produtos, não sendo preciso nenhum ambiente especifico para as conservar.

E quais são as consequências para a nossa saúde? Imensas.
- Contribuem para o aumento do colesterol
- Espessamento das artérias
- Hipertensão arterial
- Aumento da probabilidade de desenvolver cancro, diabetes e obesidade.

E agora dizem-me assim ah mas também não vai ser uma colherzinha de manteiga de amendoim que vai provocar estas consequências. Se for só uma colher talvez não, mas se for uma colher a cada dois dias, o problema já se começa a avistar. Para além disso, estas gorduras hidrogenadas estão presentes nos mais variados produtos e só mesmo olhando os ingredientes é que nos damos conta. Por exemplo, em bolachas, mesmo aquelas crackers que dizem ser saudáveis, gelados, chocolates, batatas fritas, margarinas, pães de massa doce, leite achocolatado, requeijão cremoso, temperos prontos. A lista é longa.

E agora vem a parte mais problemática. Se estão a pensar que por fazerem exercício físico o problema é como que amenizado. Enganam-se. Na verdade, torna-se ainda mais grave. Assim como esta gordura tem o objectivo de secar e deixar os alimentos mais crocantes, acaba por fazer o mesmo com as nossas veias e artérias, impedindo-as de dilatar durante a actividade física e consequentemente o sangue deixa de puder circular. Estudos foram feitos e verificaram que a morte de jovens desportistas aparentemente saudáveis está relacionado com o consumo desta gordura.

Fiz uma pesquisa das manteiga de amendoim que são vendidas em Portugal e o resultado foi mais que surpreendente. Quase todas elas são um atentado a nossa saúde. Eis a lista de todas aquelas que consegui descobrir e analisar os ingredientes:

Manteiga de amendoim a fugir a sete pés 

Manteiga  Amendoim

[Contem açúcar, óleo vegetal hidrogenado, sal e vestígios de soja]

[Contem açúcar, óleo vegetal hidrogenado, sal e vestígios de soja]

[Contem óleos hidrogenados e sal]

Em relação a manteiga de amendoim saudáveis encontrei apenas uma que é vendida nas lojas celeiro, mas não consegui encontrar imagem. É feita 100% de amendoins.  
As opções online já são um pouco melhores. No site My Protein  pode-se encontrar manteiga de amendoim feita exclusivamente de amendoim sem adição de sal, óleos ou açúcar. 


O ideal é mesmo fazermos a nossa própria manteiga. É super fácil.  Podem ver a receita aqui. 

10 comments:

  1. quando vi a tua publicação no instagram fui a correr ao frigorífico ver quais os ingredientes da manteiga de amendoim que lá habita. é a vita d'or de que aqui falas. mal termine vou seguir o teu conselho e fazer a minha própria manteiga!

    ReplyDelete
  2. E eu que adoro a Skippy (mas, felizmente, não a como há anos!)... Já dei uma olhadela na receita de manteiga de amendoim caseira, agora tenho é de experimentar fazer. ;)

    ReplyDelete
  3. Há uns tempos comprei a Skippy e não gosto muito. Mas bom, é raro comer. Só mesmo muiiiiito de vez em quando. Já que cá está tem que se comer, não é? :p

    ReplyDelete
  4. Eu fiz a tua receita (como o sabes) e só posso aconselhar a fazê-la em casa. Além de mais saudável, também fica mais barata, o frasco que fiz ficou por 2€, já sabem quanto custa a de supermercado, é só fazer as contas.
    O meu pequeno lambuzou-se com o teu vegan brownie. :) Beijinhos!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. O ideal é mesmo fazer em casa!

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Eu estou descansada, não gosto de manteiga de amendoim e tudo em que está presente ;)

    ReplyDelete
  7. Nunca considerei essas manteigas de amendoim saudáveis, mas gosto imenso :) não compro muito por causa disso e do preço, e acho que é a única coisa em que consumo trans fat :)
    A do Celeiro também é boa, mas muito cara. Quando puder vou fazer em casa, já tinha feito há algum tempo e até gostei do resultado. Só que não gosto é de comprar amendoins descascados por causa daquela doença (não me estou a lembrar do nome...) e é chato descascar todos... Com quais é que tu fazes?
    Também há aquelas da skippy com menos gordura (manteiga de amendoim com menos gordura?!) ou "natural" (acho que tem óleo de palma e outros, além de mais ingredientes, só que não tem trans fat), etc. Dessas só vi uma vez numa loja americana. E aí, há mais marcas de manteiga de amendoim decentemente saudáveis?

    ReplyDelete
  8. Por acaso enjoa-me manteiga de amendoim :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ReplyDelete
  9. Gostei muito do Post!! Concordo que a mais saudável é sem duvida a caseira :)

    Beijinhos
    Eli
    one fashion blog
    my youtube

    ReplyDelete
  10. A manteiga de amendoim da My Protein é fantástica e pode-se encontrar à venda em Portugal mesmo através do site da My Whey (http://mywhey.pt/). Recomendo vivamente, tanto a manteiga de amendoim, como o site! :D

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)