Thursday, March 20

BelVita da Proalimentar: Serão assim tão saudáveis?


Quem já experimentou ou quem já viu as bolachas de pequeno almoço Bel Vita da Proalimentar à venda? Estrategicamente até são colocadas no topo do corredores para ser de mais fácil acesso. A partida parecem ser bolachas de pequeno almoço óptimas para quando se está com pressa ou até mesmo a meio da manha quando a fome aperta.

São diferentes das outras bolachas pelo facto de "terem uma libertação lente de hidratos de carbono por 4h", ou seja dizem que a forma como são preparadas fazem com que a energia seja libertada ao longo do dia para que estejamos sempre prontos para a acção. Perfeito não? Claro que não. Esta libertação de "energia" mais não é que um sinonimo para açúcar. Açúcar refinado no seu melhor esplendor. Se olharmos de perto os valores nutricionais vemos que cada saqueta que contem 14.4g de açúcar!! Traduzindo são 4 colheres de chá de açúcar que vão direitinhos para o nosso organismo. Quem de manha consegue meter à boca 4 colheres de açúcar? Pouca gente, mas camuflado em bolacha que "dá energia para toda a manhã" anda por ai muita gente a fazê-lo. E pior, em muitos dos casos são os snacks que dão aos filhos para levar para escola. Se pensarmos bem, qual é a localização destas bolachas no supermercado? Exactamente. Junto ás bolachas. Por isso, não passa disso mesmo. De bolachas repletas de açúcar que nada trazem de nutricional ao nosso organismo, muito pelo contrario, logo pela manha somos entupidos com uma carrada de açucar, sem esquecer que esse não é o único açúcar que ingerimos ao longo do dia. 

Prestem bem atenção aos valores nutricionais e ao ingredientes. Não se fiquem apenas pelas calorias, por detrás disso ainda existe muito mais a ter em conta.

14 comments:

  1. Felizmente eu não gosto deste tipo de bolachas. Mas eu sou aquela pessoas que gosta de bolachas de arroz - vulgo 'esferovite'! :-)

    ReplyDelete
  2. Experimentei uma vez estas bolachas e achei-as tão doces que acho que só consegui comer uma ou duas. Nunca mais as comprei.

    ReplyDelete
  3. Ando a ter mais cuidado com a alimentação e por mais saudáveis que sejam as promessas na frente da embalagem ganhei o (bom) hábito de consultar a tabela de valores nutricionais e olha que já deixei de comprar muitas coisas por causa disso. É um hábito que nos salva de muitas desgraças.

    ReplyDelete
  4. Eu sou maníaca das tabelas nutricionais, ainda bem!

    Http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Tenho muitas dúvidas daquelas percentagens...8,4gr de hidratos de carbono correspondem a 3%??
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. É muito raro haver produtos que digam ser saudáveis e que realmente o sejam. O melhor mesmo são as coisas pouco processadas e normais, sem publicidade enganosa à volta... O mesmo para todos aqueles cereais «fitness», para «manter a linha» e não sei que mais... e depois tem 20g de açúcar por 100g! Ainda por cima eles põe porções irrealistas, a maior parte das pessoas come 100g ou mais e as informações estão para 30g ou semelhante... tudo para um «pequeno almoço saudável e equilibrado»...

    ReplyDelete
  7. Bom dia! Eu troquei a manteiga por planta soja, contudo não sei se será melhor, por favor pode fazer um post com a sua opinião?

    ReplyDelete
  8. Até gosto dessas bolachas, mas nunca caí nessa conversa de "mais saudáveis e naturais".

    ReplyDelete
  9. ohhhhhh eu até gostava delas com pepitas de cacau.

    ReplyDelete
  10. É impressionante a confusão que as pessoas fazem entre coisas que têm muito açúcar e coisas que engordam... Independentemente de as bolachas em causa serem boas ou más, são bolachas, logo deverão ter uma quantidade considerável de gordura - é isso que deve preocupar as pessoas! Ninguém deve comer bolachas para emagrecer! Quanto ao açúcar, se forem uma pessoa minimamente activa, o mesmo não deve causar preocupação - rapidamente será queimado.

    ReplyDelete
  11. Quem fica preocupada com açúcar é gente gorda. Comam só alface e parem de encher o saco!

    ReplyDelete
  12. Acho que há aqui alguma confusão e falta de conhecimento neste post. Não tenho nada a ver com marca, nem nunca provei sequer. Os "açucares" não são sinónimos de glucose/glicose. Esse é o açucar mais simples, com uma molécula muito curta, que é quebrado facilmente na digestão e usado rapidamente. Se não fôr usado pelo corpo rapidamente fica em excesso no sangue e é dirigido para o metabolismo de tecido gordo. Esse é o caso da sacarose, o tal açucar das colheres que fala (é um açucar simples e por isso apenas nos satisfaz temporariamente, pq é quebrado, absorvido, e se em grande quantidade fica logo em excesso no sangue e é transformado em gordura). Mas se se fala de libertação de hidratos de carbono ao longo de 4 h estâmos a falar necessariamente de açucares complexos, moléculas longas. São partidos gradualmente e o açucar é fornecido ao sangue em doses pequenas mas durante um periodo mais longo. Portanto fica-se em fome durante muito mais tempo. É essa a ideia. Sem ver os ingredientes estou certo que devem usar aveia a montes, pois é esse o cereal mais saudável desse ponto de vista (muitos desportistas ou pessoas que têm trabalhos intensos durante periodos longos e não querem estar sempre a parar para comer ou que não querem ter quebras de glicose no sangue (que se reflectem em quebras de tensão por ex) comem papas de aveia ao pequeno almoço por ex). Eu sou biólogo, com trabalho de campo exigente, e é o que faço (flocos de aveia, superbaratos, cozidos em leite com 1 casca de limão durante uns 10 minutos, é delicioso, experimente: pode procurar em ingles, sendo conhecidas por "porridge": ver no google. Resulta. Imagino que estas bolachas sejam uma versão sólida, portátil, das mesmas. Tem que se informar um pouco melhor, não leve a mal. Claro, que se consumir mais do que a energia que precisa vai acumular e engordar, mas uma pessoa com vida activa não precisa de se preocupar minimamente com isso... 55 kcal por 1 bolacha não é muito. :) São "saudáveis" porque é mais dificil que a façam engordar, como expliquei acima... Espero ter ajudado!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)