Saturday, January 4

Review: 12 Anos Escravo

 Nos EUA estreou mais cedo, penso que em Outubro, mas não tive oportunidade de ver. Quando vi que esta semana ia ser a estreia em Portugal, coloquei logo na minha lista de filmes para ver. As minhas expectativas eram muito altas em relação a este filme e sem dúvida que excederam pela positiva.

 É um filme brutalmente devastador baseado na vida de Solomon Northup. Ele é raptado escravizado durante 12 anos. No entanto, este filme não é acerca da revolta dos escravos perante a escravatura, mas sim a forma como eles a aceitam com a esperança de algum dia virem a ser libertados.

McQueen fez um trabalho excelente mostrando a obscenidade deste período da história americana que durou 246 anos. O que mais me revolta é que só apenas alguns filmes confrontam este tema e é considerado uma vergonha que tenha sido um realizador britânico a realizar este filme sublinhando de forma acentuada um dos piores capítulos dos EUA.

Chorei. Contorci-me e abanei a cabeça perante as cenas de terror que assisti. Vi outras pessoas a chorarem.

Há uma cena que me deixa sem folgo de tão intensa e assustadora que é. É um simples momento em que Solomon reage ao que está a acontecer. Em pé, a respirar com força, sem olhar em particular para nenhum lado, desesperado sem saber o que fazer a seguir. Por ínfimos segundos ele olha directo para a camara - olhando nos olhos para nós - silenciosamente ele implora para sermos testemunhas desta tragédia que estamos a assistir. Não só para testemunharmos, mas para evitar que algo acontece de novo assim.

12 Years a Slave



7 comments:

  1. Descobri hoje o teu blog. Não sabia que tinhas voltado dos USA. Já li um monte de posts. Imagino o choque. Sair de NY para aí... Acho que se tivesses voltado para Lisboa o choque não seria tão grande. Isso do aquecimento só ser ligado WC e assim é coisa que nunca ouvi. E eu e meus amigos somos classe média. A minha avó poderia agir assim, pelo que calculo que seja algo mais local ou geracional. Há dinheiro nos blogs, como deves saber, MUITO dinheiro. Assim como no Youtube. e há MUITA falta de Youtubers de lifestyle em Portugal. Eu não consigo ser um livro aberto e falar de mim sem medo. Mas isto é falta de corage. Se a tens, investe nisso. Estejas em NY ou numa aldeola do mais interior esquecido do País, desde que mostres a alma e as pessoas se revejam em ti, podes ter futuro. Olha a pipoca mais doce que mal sabe escrever e vê o blog dela e o dinheiro que ela faz. Boa sorte e tem paciencia para tua familia. Acho que mundo muito grande e assustador então agarram-se demasiado ao que é usual. Com paciência e sem nunca agir como se eles estivessem errados e nós certas, levamos a àgua ao nosso moinho.

    ReplyDelete
  2. ainda nao vi o filme, mas esta claramente na minha wishlist! Este filme vem em mto boa altura, dado que infelizmente ha ainda muitos casos de escravatura no nosso proprio pais. Muita gente a aproveitar-se da crise :(
    Mto boa review

    ReplyDelete
  3. Deve ser um grande filme! Horrível imaginar essa fase da história. Atualmente o mundo não é perfeito, mas pelo menos muita coisa mudou.

    ReplyDelete
  4. a minha mãe está farta de me dizer que quer ir ver este filme. tenho de ver se vou com ela se não a criatura não se cala !

    r: obrigada querida :)

    ReplyDelete
  5. Quero muito ir ver este filme...

    http://Styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Para quem está numa de NY o filme desta época de óscares a ver é o "inside llewyn davis". Apesar de tb passar por outros locais conhecidos a verdade é que a maior parte do filme é rodado em greenwich village. Uma vez que já lá estive acho que o filme apanha na perfeição aquele estilo boémio e original dessa zona. Bem sei que os filmes dos irmão Coen n agradam a todos (ex: planos mt longos) mas para quem, como eu, sempre gostou desse estilo este filme apenas confirma expectativas. Fica a sugestão! Para a semana é a vez de ver o 12 years q tb só pode ser mt bom d acordo com o que vou ouvindo... bons filmes!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)