Saturday, December 7

Diferenças culturais entre Portugal e os EUA

Quem pensa que viver fora do país e pêra doce, engana-se. Morar num país como os Estados Unidos envolve algumas mudanças. Para além da distancia, língua, leis, o mais complicado por vezes é a absorção da nova cultura. Para nós que não fomos criados neste país certas situações são consideradas fora do normal.


A solução está em obter informação, se possível antes, para que o impacto não seja tao grande. No meu caso, a adaptação não foi assim tão complicada. Sempre gostei muito da cultura americana e por isso já sabia o que esperar. No entanto, também cheguei a ser surpreendida com algumas atitudes e situações por parte do povo americano. Ficam aqui algumas das diferenças que fui detectando ao longo do meu tempo pelos EUA.

- A idade mínima para consumo de álcool é 21 anos. No entanto, que não se pense que há total liberdade de consumo, porque não há. É totalmente proibido beber em locais públicos, como praia, rua, faculdade. Ser apanhado a beber num destes locais dá multa.

- Aqui as discotecas  fecham ás 3 da manha. Quando dá as 3 horas as luzem acendem. Ainda me lembro quando estava em Portugal, no tempo em que andava na faculdade de chegar a casa às 8 da manha depois de vir do Via Rápida. Aqui, esqueçam. Às 3 da manha já está tudo a marchar para fora da discoteca. Não acho mal, talvez porque a idade já começa a pesar, sair da discoteca por volta das 2/3 horas da manhã para mim é otimo. Acho que não conseguiria ficar acordada até as 8h como antes acontecia.

- Os homens raramente cumprimentam uma mulher com dois beijos. A não ser que já se conheçam há algum tempo, o cumprimento é feito com um aperto de mao ou então com umas palmadinhas nas costas. E mesmo que seja dado um beijo é apenas isso: um. Por isso, chegar aqui e partir logo para o beijo na cara não é muito bem interpretado.

- Os americanos são muito patriotas. Falar mal do país deles vai deixa-los a subir paredes. Mas, também é compreensível nós também não gostamos de quem vem falar mal de Portugal.

- O sinal de Stop significa mesmo isso parar. Aqui não há o abrandar quando se aproxima um sinal de stop. O condutor tem mesmo que parar por completo. Nem que seja 3 da manhã e na haja ninguém na estrada. Parar é obrigatório e dá multa se não o fizermos. Confesso que por vezes se vejo que não há nenhum outro carro na estrada abrando um pouco, mas não paro por completo. Shame on me.

- As praias são pagas. Sim, para simplesmente apanharmos um pouco de sol e dar uns mergulhos é preciso pagar. O preço ronda os 7/8 dólares. É claro que existem praias em NY, como por exemplo Coney Island que a entrada é gratuita, mas também se ouvirmos o barulho de uma bala assim a passar rente as nossas orelhas ou até mesmo se formos assaltados não é caso para alarme.

- As casas americanas muito raramente têm muros ou grades a proteger. São mesmo aquelas casas típicas que se vêem nos filmes, com um grande jardim na parte da frente.

- Não é preciso passar o teste de condução para conduzir. Aqui eles dão o chamado permit, que como o próprio nome indica dá permissão para conduzir até às 21 horas e sempre acompanhado por alguém que tem a carta de condução propriamente dita. Aos 16 anos já se pode conduzir e é o permit que se obtém. Eu tenho o permit que tirei quando estava a fazer o intercâmbio. Foi super fácil, as perguntas são muito mais acessíveis. Depois de fazer o teste escrito esta-se pronto para conduzir.

- Quando se é convidado para um jantar em casa de algum amigo ou conhecido é de praxe perguntar se é necessário levar alguma coisa. Tipo um vinho ou sobremesa. Chegar de mãos a abanar é considerado falta de educação.  E quando se termina de comer levamos os nosso pratos para a cozinha, a não ser que seja uma ocasião especial e os anfitriões tenham alguém a servir a comida.

- É possível realmente ter uma refeição completa no cinema. Embora a comida que oferecem seja sempre fast food ( hot dogs, hambúrgueres, gelados, doces, nachos) é muito comum assistir a um filme e jantar/ almoçar ao mesmo tempo.   É horrível o cheiro a comida para não falar do barulho que fazem a comer. Em relação as pipocas acho que são péssimas. As que estava habituada a comer principalmente no NorteShopping eram muito melhores. Aqui eles servem sem qualquer sabor e depois somos nos que adicionamos o que queremos ( manteiga derretida, ketchup, sal, maionese).

- Lavar a roupa na lavandaria! O-d-e-i-o! A não ser que se tenha uma casa bastante grande ( ou cara) a roupa é quase sempre lavada na lavandaria ou o proprio edifício tem uma lavandaria comum a todos os condóminos. 

- Todas as casas tem aquecimento, que pode ser pago à parte ou estar ja incluído na renda. É das melhores coisas, chegar a casa e encontra-la quentinha. Em Portugal ligava o aquecedor apenas quando era para tomar banho e chegava a dormir de botija de agua quente, luvas e com quatro ou cinco cobertores (sou bastante friorenta). Mas, aqui nao! Ando todo o ano de tshirt e calções e já nem sei o que é calçar pantufas. 

Acho que por agora é isto. Se me lembrar de mais faço um novo post.

8 comments:

  1. Como tenho família nos EUA já estava familiarizada com algumas dessas particularidades, mas achei piada ao facto das discotecas fecharem às 3h da manhã já que, tal como tu, tenho bem presentes as noites que saí o Via Rápida bem de madrugada :).

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ReplyDelete
  2. Não conhecia estas diferenças! :)
    Mas também me agrada as discotecas fecharem cedo porque aproveitamos sempre o dia a seguir da melhor forma, mas as praias serem pagas chocou-me completamente! :O

    Mas adorei o teu blog querida, vou ficar a seguir, quero ler as tuas aventuras :)
    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem duvida. Ja nao acho piada ficar ate muito tarde numa discoteca.

      beijnho

      Delete
  3. Adorei o pequeno-grande testemunho de diferenças. Sabia que havia algumas, mas não tantas!
    Desejo-te muito sucesso ai! <3
    Estou a seguir pelo google! :D
    Parabéns pelo blog *

    beijinho,
    www.diaryofffashion.blogspot.pt
    #S

    ReplyDelete
  4. Estou a gostar muito do teu blog, até porque sempre tive o sonho de ir parar a Nova Iorque :)
    Bem, os irlandeses são muito americanizados e prova-se pelo que escreves aqui. Há muitas semelhanças entre a Irlanda e os EUA, como a idade mínima para se beber e não poder fazê-lo em lugares públicos, as discotecas fecharem cedo, e, entre outras, as casas com aquecimento. E sim, são mesmo uma maravilha porque eu sou super friorenta! Ainda melhor que nesta casa onde agora estou é super bem isolada e nem tem sido preciso ligar muito o aquecedor. Espectáculo! :D

    ReplyDelete
  5. Que giro , ha imensa coisa que nao tinha noçao :)

    ReplyDelete
  6. Excepto a praia paga, o resto conhecia, pois sempre me interessei pela cultura americana, e já estive 3 vezes nos 'States'.

    E quanto a levar qualquer coisa quando se é convidado para um jantar em casa de alguém, sempre fiz isso - é uma questão de educação!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)