Tuesday, November 12

quando a esmola e grande o pobre TEM de desconfiar


Que e normal extorquir dinheiro  ja toda a gente sabe. Mas as formas que encontram para o fazer estao a ficar cada vez mais mirabolantes. Por muito que possamos pensar que nunca cairiamos numa esquema desses, a verdade e que muita boa gente ( e nao estou a falar apenas de velhinhos) cai.

Ha algum tempo andava a tentar encontrar um part-time como babysitter que desse para conjugar com o meu trabalho e as aulas. Decidi criar um perfil nos sites Care e Sitter City e logo de inicio comecaram a chover propostas. Claro que, dentro das propostas normais de $15/$20 a hora surgiram tambem casos em que as familias se predispunham a pagar $30/40 a hora. Quando vi estes valores achei um pouco estranho, mas decidi enviar email pedindo mais informacao.

E ai e que o scam comeca. A familia interessada envia um email, muito bem escrito e chamativo por sinal, onde explica o tipo de trabalho que pretende da babysitter ( sempre super facil,sem nenhuma tarefa exigente). No entanto, devido ao falecimento de um familiar nao se encontram no pais, pois tiveram que viajar para asistir ao funeral. Enaltecem as caracteristicas da babysitter e mostram querer muito trabalhar com ela. Como na se encontram aqui dizem que vao pagar a primeira semana mesmo nao estando a trabalhar porque querem mesmo ficar com essa babyssiter. O cheque sera enviado por correio. Ate aqui tudo perfeito. A babysitter pensa ter-lhe saido a sorte grande.

Quando o cheque chega ( cheque falso, claro) o valor mostra uma quantia muito maior que a esperada. A babysitter na sua boa fe fala com a familia informando-os do engano. Eles pedem desculpa dizendo que quem enviou o cheque foi a assistente e deve ter enviado outro cheque por engano.Pede entao para a babysitter deduzir o valor a ser pago por essa primeira semana e que passe um cheque com o restante valor e envie de volta para eles???? Mas, quem cai num esquema destes??!! Nao consigo entender. Estamos a falar de jovens na casa dos 20/30 anos e que mesmo assim acham que e perfeitamente normal este comportamento e guess what?  Enviam O cheque com o montante a mais! Claro, escusado sera dizer que nunca mais voltam a ver o dinheiro!

Eu cheguei a receber cerca de 4 ou cinco emails com uma historia muito parecida com esta. Mesmo antes de saber que isto era scam, rejeitei sem pensar duas vezes. 

2 comments:

  1. Infelizmente ainda há muita gente a cair no ''conto do vigário''.
    Estive a ler grande parte do teu blog e gostei bastante. Parabéns :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)