Monday, February 11

Obesidade nos Estados Unidos


Quando vim viver para Nova Iorque a maioria dos meus amigos dizia “ei tu agora e que vais engordar”, “de tanta fast-food vais ficar obesa como os americanos”. Sim,  é verdade que engordei uns quilinhos, mas nunca na minha vida conseguiria ir mais alem que isso.
A obesidade infantil nos Estados Unidos  é um assunto que tem despertado grande interesse e preocupação. A quantidade de crianças com peso acima do normal  é alarmante. Faz-me pensar onde  é que estes pais andam com a cabeça para os deixar enfardar hamburgers a torto e a direito. De manha se passar por um restaurante de fast food  é -los todos juntos a tomar o pequeno almoço  Fim-de-semana e nada para fazer? Bora la ao Macdonalds passar a tarde.

Existe um programa que apesar de me tirar do serio eu vejo sempre que posso. Chama-se Here Comes Honey Boo BooNão sei se em Portugal também passa, mas aqui tem bastante sucesso. Não porque  é uma maravilha de programa, com boas personagens e tal,  mas porque mostra a realidade de muitas famílias americanas.
No outro dia estava a assistir o episódio do Thanksgiving, onde eles estavam a preparar a comida. A mãe  que tem obesidade mórbida estava a cozinhar o peru. Ela diz que não gosta de cozinhar, mas como era o Thaksgiving o iria fazer. E como  é que ela faz? Espalha um pacote inteiro de manteiga deixando uma camada com cerca de 1cm em todo o peru. E o pior e que ela faz tudo isto em frente a filha que deve ter uns 8 anos.
De seguida ela prepara os vegetais. Pega em 50 latas de feijões  milho, etc e diz "se não vem numa lata, nos não comemos"!

A seguir ela prepara o molho de cranberry ( acho que se diz arando em português) . Ela despeja sem exagero 30 latas de fruta  em estado gelatinoso e para não bastar adiciona 2 quilos de açúcar e manteiga. "Isto  é como as crianças comem fruta'. "E o arando  é muito bom para a saúde, ajuda nas infecoes e tal, por isso  é muito saudável " Por esta altura estava  assistir ao episódio de boca aberta e sem acreditar no que aquela mãe estava para la a dizer.
O que mais me assusta não  é o quanto a família esta fora de forma ou o quanto eles ganham por mês  mas sim tentarem negar a todo o custo o que  é óbvio e nada fazerem para alterar. Este programa glorifica a vida nojenta e nada saudável desta família  Acredito que este programa pode influenciar aquelas pessoas que não sabem melhor e que tem pouca informação.
Ver esta mãe morbidamente obesa a alimentar continuamente os seus filhos com comida tóxica da-me cabe da alma. Ela não precisa de ter uma bacharelato em nutrição para saber que o que esta a fazer  é errado. Alimenta-los com manteiga e açúcar todos os dias e deixa-los arrotar e mandar gases durante o jantar.. Eles vêem a comida como uma "coisa". Uma coisa que simplesmente põe na boca sem significado algum.

O facto de a maioria da família ter peso a mais não  é o problema. A gordura  é o resultado daquilo que não fizeste para tomar conta do teu corpo. A gordura ira desaparecer quando começares a comer vegetais, beber agua e fazer exercício! Eu não olho para o peso como impedimento para ter sucesso, educação ou riqueza - mas apenas como indicação de saúde e de bem-estar. Neste caso, estou bastante preocupada com este programa. Não quero culpar a mãe porque também ela cresceu no estilo do " manteiga, açúcar e ketchup". Mas  é preciso parar isto. Eu sei que  é difícil. E ainda mais difícil quando tens mais de 200 quilos para perder e não sabes por onde começar. Mas, uma vez que esta família esta na televisão deveria aproveitar para fazer algo e mudar esta situação.





2 comments:

  1. Esse é um dos assuntos do momento. Também cá em Portugal, mas à sua devida dimensão, é claro.

    Tenho lido hoje o teu blog - descobri-o hoje - e tenho gostado. transmite que alguém conseguiu uma parte importante do seu sonho. Gostei particularmente do post onde falas sobre os emigrante ilegais. Tudo isso assuta, é verdade.

    Mas, uma das razões que o blog me prende é essa descoberta de NYC que me revejo. Quando lá fui, faz a dois anos, e essa minha vontade de ir também.

    Se fosse possível, e se souberes, claro, poderias indicar-me sites de oferta de emprego direccionadas para NYC? Sei que é bastante difícil, mas que sempre tentar.

    Obrigado.

    E voltarei. claro.

    ReplyDelete
  2. Vi um anúncio a esse programa na tv e fiquei em choque. Que tipo de gente era essa que merecia um programa próprio? E se aquele tipo de comportamento era modelo para alguma coisa?!? E depois pensei, hummm, isto é os EUA, deve ser normal por lá...

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)