Monday, October 3

Aquele mês de Agosto

Já devem ter percebido que está difícil escrever sobre a viagem, tenho andado ausente das redes sociais, coloco um post ou outro só para dizer que estou viva e que está tudo tudo bem, mas na verdade acho que ando com um bloqueio de escrita, se é que assim se pode chamar.

Meses antes de viajar comecei a ler blogs de pessoas que viajavam a tempo inteiro. Dá para imaginar, 365 dias sempre a viajar? Tenho a certeza que me iria cansar - pensava eu. Falavam do sentimento que tinham sempre que paravam de viajar por algum tempo. Aquela ansiedade e insatisfação por estarem no mesmo lugar por muito tempo, aquela necessidade de continuar a explorar. Wanderlust, era como definiam esse sentimento.



Desde pequena nunca gostei de fazer sempre a mesma coisa, ou estar sempre no mesmo sitio. Por várias vezes ouvia a minha mãe dizer "parece que tens bichos carpinteiros". O que era exactamente eu não sei, apenas sei que à medida que fui crescendo, essa vontade de não me apegar a um lugar foi crescendo.
Nunca percebi aquelas pessoas que ficam no mesmo trabalho por anos a fio, ou vivem toda a vida na mesma terra. Só de pensar na possibilidade de fazer exactamente a mesma coisa por 10, 15 anos da-me arrepios na espinha. Por isso, quando surgiu a oportunidade de viver nos EUA nem pensei duas vezes.  E agora, mudar-me de NY para a California foi algo que sempre me pareceu já estar predestinado. Acho que me percorre nas veias sangue cigano. Tenho esta necessidade constante de mudança, mas ao mesmo tempo e, por muito contraditório que pareça, também gosto da rotina. Não me peçam para explicar, porque até para mim me parece confuso, mas é exactamente assim que sempre me senti.

Dou por mim a evitar ver fotos e e videos da viagem, mas aos mesmo tempo tenho necessidade de recordar todos aqueles momentos. De agarrar-me a eles de tal forma como se tivesse medo que algum dia se desvaneçam da minha memória. Despedir-me do trabalho, fazer as malas e dizer adeus a uma realidade que já me era familiar, foi de uma facilidade tremenda. Quem diria que a dificuldade estaria em depois de terminar a viagem e chegar ao meu destino.

Lembro-me de estar em Las Vegas e pensar que faltavam apenas quatro dias para chegar à California e, apesar de ser sempre o destino pelo qual ansiei, comecei a ficar apreensiva e triste, pois chegar à California significava pôr fim à aventura.  Apercebi-me que viajar por um longo período de tempo e da forma como o fiz, transforma-te por completo e tu não estás preparado para essa mudança, por muito que penses que estás.

Enfim, já deu para perceber o porquê de não vir ao blog. Ainda me encontro a recuperar daquele mês de Agosto. Daquele mês que mudou por completo a minha vida, a minha forma de pensar e o meu espírito. Aquele mês que me lixou por completo, que me deixou a pedir por mais, que me faz todos os dias acordar com vontade de por os pés à estrada, de continuar a explorar, sem olhar para trás. Lixaste-me bem lixada mês de Agosto. Bem que me avisaram, mas pensei que estavam a exagerar e agora estou aqui com "bichos carpinteiros" pronta para planear a minha próxima aventura.
Só vos peço que tenham paciência, aos poucos vou voltando.

(Acho que esta musica sumariza por tudo o que passei "naquele" mês de Agosto) 



9 comments:

  1. Concordo tanto contigo!! Sinto-me exactamente igual, até no que diz respeito à rotina. É estranho porque adoro viajar e do inesperado mas, por outro lado, gosto de ter os meus dias planeados e de saber o que tenho que fazer para gerir o meu tempo. Sou meio maluquinha :p Também fiz uma road trip em Agosto e, tirando algumas fotografias no instagram, ainda não partilhei nada.
    Pensei que a road trip fosse acalmar este meu desejo constante de viajar mas só piorou a situação... Agora quero ainda mais!

    ReplyDelete
  2. Se puderes partilha o link dos blogues que mencionaste. Gostava de dar uma espreitadela e não os estou a conseguir encontrar ;)

    ReplyDelete
  3. Que aventura espetacular. Sou daquelas pessoas que também nunca está satisfeita onde está.. o mais engraçado é que penso quero voltar a casa, mas quando vou até à minha cidade natal não me identifico totalmente. Eu adoro o blogue Viajo logo Existo, inspirou-me tanto!
    Por onde anda a Sofia?

    ReplyDelete
  4. Como te entendo! Depois de ter passado dois meses na Asia nunca mais me senti em casa. Só pensava na próxima viagem. É difícil lidar com esse sentimento, parece que nunca estamos satisfeitos.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Diana, é bom chegar aqui e ver um post teu! :D
    Não estás sozinha! Eu sou como tu, a "eterna insatisfeita" (no bom sentido). Também gosto muito de mudança e de fazer coisas diferentes. Muita gente chama a isto falta de foco. Na minha opinião, é apenas gostar de fazer coisas diferentes :)
    Quanto ao "bloggers block", isso só quer dizer que tens muito para contar! Era giro se pudesses escrever o antes da viagem também, com todo o planeamento, o que tiveste de fazer, o que deixaste para trás, etc. E depois as viagens, com os lugares que visitaste, as coisas que sentiste.
    Juro que estou mega ansiosa! :D

    Beijinhos grandes
    Maria

    ReplyDelete
  6. Sei perfeitamente o que estás a sentir. Inicialmente fazia viagens de 3 ou 4 dias mais curtas, mas com um dia decidimos fazer uma roadtrip na Nova Zelandia. E depois disso veio a California. E agora estamos sempre a pensar na próxima roadtrip. Para o ano faremos a Australia, de Melbourne a Sidney. Mas se pudesse passava o tempo todo a viajar.

    Tenho um blog novo com uma amiga, eu vivo em Macau, ela em Portugal. Se quiseres espreitar:http://6800milhas.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Eu sou mais pacata e gosto de rotinas... mas precisava MESMO de poder viajar umas duas semanas por ano!

    ReplyDelete
  8. Adorei o teu desabafo, porque por vezes sinto a mesma necessidade! Por vezes gostava de poder sair da rotina, deixar tudo para trás e partir à aventura, à descoberta do desconhecido, viver no verdadeiro sentido da palavra! Mudei-me para França há mais de três anos, mas actualmente passa-me pela cabeça porque não mudar-me para outro país, e recomeçar uma nova aventura? :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)