Hoje a entrevista vem directamente da California com a actriz Lúcia Lopes. Deixou Portugal há cinco e encontra-se neste momento a viver em Los Angeles.
Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Estava na altura a terminar o último semestre da faculdade e lembrei-me que a maior parte dos meus irmãos foram para os Estados Unidos e talvez fosse bom para mim ir pelo mesmo programa para aprender inglês.
Qual a tua ocupação neste momento?
Sou actriz profissional, já era em Portugal e aqui também sou, mas claro optei inicialmente por estudar e aperfeiçoar a língua inglesa.
Onde vives existem mais portugueses?
Sim, é uma comunidade pequena, mas conheço a malta nova, actores principalmente.
Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
Sinto muita falta da minha mãe. A saudade vou matando com a comida que cozinho, o Skype e as horas ao telefone.
Quais as ideias pré concebidas que tinhas e que passaram assim que passaste a viver ai?
Eu achava que as pessoas eram todas obesas e que não trabalhavam. Mas muito pelo contrário. São o povo mais trabalhador e nunca reclamam. Trabalham entre 10 a 14 horas por dia. Onde moro preocupam-se muito com a alimentação e a saúde.
É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Os americanos são muito positivos. Fazer amizades não é fácil, mas eu sempre fui muito sociável e tenho amigos muito queridos. É uma questão de tempo.
Qual o ponto turístico favorito na tua cidade?
"The Observatory". É um ponto turístico a não perder na cidade de Los Angeles. A vista vale mais que mil palavras.
Como descreves a cultura americana?
São muito positivos e apoiam as tuas decisões. Ficam felizes pelas tuas conquistas. São muito educados. Adoram usufruir do pouco tempo livre que têm com desportos e festas.
O que é que os EUA têm e que faz falta em Portugal e vice-versa.
Os Estados Unidos estão desenvolvidos 30 anos em relação a Portugal. Não dá para fazer comparações quando aqui vivem milhões de habitantes. Mas claro há diferenças, por exemplo em Portugal todos tempos maquina de lavar. Aqui, o prédio tem 4 maquinas para todos os moradores. Aqui temos apps para tudo, o que facilita bastante a vida. Compro comida online, revendo as minhas coisas. É mesmo o primeiro mundo. Faço dinheiro com um simples clique.
Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Sim pretendo. Aqui sou feliz. Moro num país livre, sem julgamentos. Eu pretendo continuar com a minha carreira de actriz e claro sonho em construir família um dia.
Se tivesses que voltar a Portugal do que sentirias mais saudade?
De tudo aquilo que construí.
Qual o conselho que dás para quem tem o mesmo sonho de viver nos EUA?
Está ao alcance de todos nós. Mas é um país para destemidos, para guerreiros cheios de coragem.
A Lucia recentemente fez parte da peça The Clean House no Little Fish Theater. Podem ver aqui algumas das reviews da peça ( mais aqui, aqui, aqui).
Pagina oficial da Lucia Lopes
Ainda há bocado tinha estado na página da Multiway a ler sobre esta menina! :D
ReplyDeleteO Universo anda a baralhar mal as cartas! ;) eheh
Gostei muito! Literalmente "Living the American Dream"!
Beijinhos
Que bom ver portugueses assim :)
ReplyDeleteGosto de ver as pessoas felizes mas é muito difícil ler o desconhecimento... mais desenvolvidos 30 anos do que Portugal? Em termos de consumo, sim. Em educação, segurança social, saúde pública? Não...são dos piores países desenvolvidos nessa área e, sim, falta-lhes muito para chegarem sequer aos calcanhares de Portugal, quanto mais se formos comparar com países como a Suiça, a Finlândia e afins...
ReplyDelete