Tuesday, February 3

Os americanos e a hora do banho

Algo que me faz alguma confusão aqui nos EUA é o conceito de limpeza pessoal que é bastante diferente do meu e penso que da maioria dos portugueses.

Quando estava a fazer o intercâmbio como Au Pair e vivia com uma familia americana esta realidade era ainda mais chocante. Aqui, os adultos costumam tomar um banho por dia ( lembremos que aqui não existe o chamado bidé), mas por vezes nem isso o fazem. Claro, que não é um assunto  assumido abertamente por todos, até porque os americanos pensam que são um povo muito asseado. Mas é vê-los por dois/tres dias sem passar água no corpo. Em vez disso, passam toalhitas humedecidas pelas parte que geralmente comecam a deitar cheiro mais rapidamente. Não é a toa que em termos de produtos de higiene ( alternativos ao banho), cremes, loções, sprays ninguém bate os EUA. Podem nao tomar banho por 5 dias mas pelos menos andam cheirosos. E o andar cheiroso também é relativo, porque por vezes com tanto perfume e loção acabam por emanar um cheiro tanto ou qual desagradável, principalmente quando vamos todos apertadinhos no metro. 

No que respeita às crianças, a realidade é ainda mais assustadora. É muito comum os pais não darem banho ao bebe até o cordão umbilical cair. E depois disso, o banho só acontece uma vez por semana. De acordo com a maioria dos americanos as crianças não precisam de tomar banho todos os dias até por volta dos 12 anos. Por exemplo, uma atividade física que envolva água ( estou me a lembrar agora da natação) já é considerada tomar banho. A desculpa? Dizem que muitos banhos ressecam a pele.

Por isso não é de estranhar que para elas o banho seja um evento especial, pois não estão habituadas. Quando era Au Pair e tinha de dar banho aos miudos que tomava conta era um processo super longo. Era ouvi-los a correr pela casa a gritarem Bath Timeeeeee!!! Por vezes chegavam a passar duas horas com eles lá de molho. As pontas dos dedos todas enrrugadas, mas os pais não queirem saber. 

Mas, meus amigos se acham estranho esperem até eu vos contar onde uma grande maioria das crianças toma banho. Na pia da cozinha. Sim, ouviram bem, as crianças tomam banho na PIA da cozinha. Eu assisti a isso. Nem queria acreditar no que via, quando a mãe me pediu para encher a pia e trazer alguns brinquedos porque o miudo adorava tomar banho na P-I-A! Nunca mais olhei para aquela pia da mesma maneira.

Em grandes superficies comerciais, como é o caso do Walmart e  Target.  É visivel ( independentemente da altura do dia) crianças acompanhadas pelos pais de pijama, todas descabeladas e remelentas. O nariz pode estar a escorrer, mas os pais não limpam deixam ficar aquela porcaria a secar. 

Claro que estou a generalizar e estou q contar algo que experienciei durante o intercambio. Conheço muitos americanos limpinhos e muitos portugueses que de asseados não têm nada. 



31 comments:

  1. Bem verdade, e outra coisa que me mete confusao aqui sao as piscinas publicas, deixei de frequentar por tudo isso, falta de higiene, vao descalcos dos balnearios ate a piscina, touca nao e' necessario, passar por agua antes de entrar na piscina tambem nao faz parte das regras, depois vao directos da suna todos transpirados e directos para a agua...um nojo.
    Enfim eles que nao nos oucam porque pensam que por sermos europeus somos snobs e temos a mania lol

    bjoo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Meu deus! Nunca fui a uma piscina publica por aqui, mas no ginasio e muito parecido. E horrível!

      Delete
    2. O cloro nas piscinas prevê este tipo de situações.

      Delete
  2. na pia!! Agora fiquei de boca aberta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pia da cozinha... Acho esse conceito mais fácil de entender do que o tradicional bidé.

      Delete
  3. A parte de ir ao supermercado de pijama não é exclusivo das crianças. Por aquilo que já vi em certos programas de televisão, até adultos saem frequentemente de calças de pijama para ir à padaria ou ao supermercado, que para mim é algo que me choca. É Desleixo, com D maiúsculo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim sem duvida, adultos e crianças. E mesmo muito mau!

      Delete
    2. Entao e a moda que ha aqui (Vancouver) especialmente nos suburbios, das miudas andarem c as calcas de pijama e as suas (horriveis) Ugg boots? Vao pra escola assim. Eh cool. Eh moda... Ou entao com aqueles "chinelos" de quarto que a marca Ugg tb vende. E la andam elas, pelo supermercado, pelo parque, no centro comercial - de.chinelo.de.andar.por.casa.
      No outro dia fiquei mm de boca aberta... Estava um gajo no restaurante (brunch time), com namorada, em PIJAMA. Vai tomar o brunch c a namorada em PIJAMA. Para mim isto e um deal breaker.... Go figure!

      Delete
  4. Quando estive aí a questão da limpeza/roupa era a que mais me atrofiava. eles andam sempre todos sujos, pelo chão e sei lá o quê mas também são capazes de vestir uma t-shirt meia hora a pô-la para lavar...
    na primeira família as miúdas mais novas tomavam banho dia-sim-dia-não as duas juntas e era um terror. na segunda casa nunca tive que lhes dar banho por isso nem sei bem as rotinas.
    mas essa de banho na pia nunca vi e ainda bem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vcs falam muito da experiência de au pair, mas para mim isso soa a trabalho de doméstica mal paga noutro país. Uma escravatura moderna para onde se vai de avião.

      Delete
  5. Olha me desculpe,mas, eu não sou americana e nem portuguesa, mas aqui no meu país a fama de não tomar banho é dos europeus, que eu saiba os americanos são limpinhos sim.Muitas pessoas reclamam que na Europa que não se toma banho.Inclusive os portugueses.O costume do banho 2,3,4 vezes ao dia vem dos índios aqui no Brasil e EUA.Você pode ser uma excessão, mas a maioria dos europeus são porquinhos viu! Eu acho que você está jogando o defeito dos Europeus nos americanos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Até podemos ter a fama mas não temos o proveito! E neste caso ainda bem!

      Delete
    2. Pronto, só cá faltava uma brasuca de baixo nível a dizer mal de tudo e de todos.

      Delete
    3. Lições de limpeza e asseio por brasileiros...dá-me vontade de rir. Só quem nunca esteve no Brasil e noutros países é que pode fazer comparações...Lições sim, nós portugueses podemos ter dos brasileiros, mas apenas no Futebol, Carnaval e no arroz com feijão.
      Bem sei que todos os brasileiros querem ser americanos de 1ª...mas isso ainda está longe...de acontecer

      Delete
    4. Eu tomo banho quando acordo e quando me vou deitar! Às tantas sou brasileira e não sabia!

      Delete
    5. tambem concordo... acho os americanos muito mais limpos do que os europeus. Mas isso depende da experiencia de cada um porque ha gente porca e gente limpa em todos os paises.

      Delete
    6. Também concordo. Vivi nos Estados Unidos 10 anos e a higiene deles apesar de ter os porcos como em qualquer canto do mundo, claro, dá de 10 na dos Europeus, inclusive em nós portugueses(mais uma vez não todos, claro). Pasmo com a falta de educação dos portugueses nesses comentários, somos mesmo despeitados. A anónima não disse nada mais que a verdade. Onde moro atualmente também vejo mais pessoas asseadas que em Portugal, lamento mas não sou cega.

      Delete
    7. A menina não falou dos portugueses em si, mas sim dos EUROPEUS! Que gente louca e agressiva. Corroboro, há muitos mais porcos Europeus que Americanos, só não ver quem não quer. Basta darem uma passadinha a França, suecia e outros mais(muitos).

      Delete
  6. Diana, podes fazer um post sobre sexo? Gostas mais aí nos EUA?

    ReplyDelete
  7. Isso dos adultos tomarem banho dia sim/dia não, já tenho visto ser defendido por alguns médicos. Por uma questão até de protecção do sistema imunitário. Eu tomo um banho por dia e no Verão alguns dias dois... mas se vivesse num país mais frio, ou tivesse pouca actividade física (crianças que ainda não suem muito, ou pessoas mais idosas), não me choca que tomem banho com menos frequência e não os acho porcos por isso.

    ReplyDelete
  8. Diana, tens de começar a fazer uma selecção dos comentários....Há aqui pessoas que começam a tocar o ordinário....Estou a falar do Sr. Anónimo das 1:43....Get a life.

    ReplyDelete
  9. Comecei a ler este post e lembrei-me imediatamente da minha experiência em França (onde, pelos vistos, há muitas semelhanças com o cenário que descreveste).
    Os meninos de quem fui au pair também não tomavam banho todos os dias, e a mãe deles disse-me que era conselho do pediatra, precisamente por causa da pele.
    Mas relativamente à experiência como au pair vejo que tive mais sorte do que tu...nunca tive que dar banho aos miúdos, isso era função dos pais ;).
    Quanto ao comentário aqui em cima que diz que ser au pair é uma escravidão, basta ler um contrato tipo e vai perceber que tal só se verificará se os patrões (neste caso os pais das crianças) o incomprirem, como pode acontecer em qualquer trabalho.

    ReplyDelete
  10. Esta é daquelas coisas tão naturais para nós que nem pensamos que para outros pode ser tão natural fazer de forma tão diferente.
    É como a questão do banho depois de almoçar ou jantar. Em Portugal sempre ouvi que é perigoso porque a digestão pode parar, mas se vais ao estrangeiro e dizes isso, vão achar que estás a brincar.

    Bom, no caso dos norte-americanos, não será um problema. Já que tomam tão pouco banho, é difícil que seja logo depois das refeições.

    Por cá, vou continuar com os meus todas as manhãs, depois de fazer exercício físico... e quando achar que tem que ser.

    Rui
    www.nabrevidade.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Não sei e é difícil fazer juízos com base na pequeníssima percentagem de gente cuja rotina de banhos conheço, MAS eu acho que a maioria das pessoas toma banho uma vez por dia, pelo menos. Na pia da cozinha faz-me muita impressão, até mais porque não consigo deixar de imaginar a quantidade de cebola ensopada e coisas gordurosas que passou/passaram por ali e até me dá arrepios... :P mas é uma questão de hábito, talvez outros achem escandalosas as nossas práticas por nunca as terem visto feitas ou faladas. Às vezes para crianças pode não ser necessário o banho diário, mas claro que convém haver alguns cuidados de higiene... Depende do caso.

    ReplyDelete
  12. Eu não sei quantos portugueses vocês conhecem mas eu cá tomo banho todos os dias e não conheço quem não o faça. Já vivi na Suiça e eles diziam que os portugueses e os italianos exageravam no banho (por ser diario) que bastava ser dia-sim-dia-não (isto dito por médicos). Mas não acho os Suíços porcos, já os franceses...
    Por outro lado acho piada ter brasileiros a falar de hábitos de higiene dos portugueses... não sei se são o tipo de preconceitos sem conhecerem a realidade mas acho mesmo estranho. Já tive lá e andar em locais publicos nem sempre é agradável. Não sei se é falta de banho ou excesso de calor mas...


    Por outro lado, pessoas porcas há em todo o lado :)

    ReplyDelete
  13. Anonima acima, estivesse no Brasil? Sério? O país tem 8,5milhoes de Km2...onde fostes? Lá vivi e digo-te que tomam realmente no geral 03 banhos ao dia.

    ReplyDelete
  14. Aqui no Brasil é regra geral tomar banho e escovar os dentes, todos os dias. Podemos encontrar pessoas fedidas sim, como em todo o mundo, mas geralmente isso tem mais a ver com o fato de fazer muito calor e transpirarmos mais do que por não tomarmos banho. Limpeza do corpo e da casa é essencial é normal.

    ReplyDelete
  15. Em todos os lugares têm pessoas limpas e sujas. Aqui no Brasil, pelo menos nos lugares onde predomina o calor, tomamos de 2 a 3 banhos por dia. Em lugares onde predomina o frio, o costume é 1 banho por dia. Mas encontra-se aqui no Brasil, pessoas que fedem mais do que traseira de bode. Pela madrugada! Tem em todo lugar.

    ReplyDelete
  16. Na região Sul do Brasil onde o frio é intenso no inverno, toma-se banho no mínimo 1 vez ao dia.
    Os dentes são escovados de 3 a 4 vezes ao dia.

    Limpamos as casas todos os dias.

    ReplyDelete
  17. Na região Sul do Brasil onde o frio é intenso no inverno, toma-se banho no mínimo 1 vez ao dia.
    Os dentes são escovados de 3 a 4 vezes ao dia.

    Limpamos as casas todos os dias.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)