Monday, February 2

Estudar nos EUA: Visto



Uma das dúvidas que recebo é relativa ao visto de estudante para estudar nos Estados Unidos. Criei este post para todos os que têm interesse em tirar um curso académico ou apenas estudar inglês, mas que não sabem como iniciar todo o processo.

Como o nome indica, o visto de estudante é para todos os que visitam os EUA  com o objetivo de estudar em tempo integral, quer seja para um curso de inglês, ensino secundário, faculdade, pós graduação ou cursos especiais (por exemplo, cursos de fotografia, desenho) Se a carga horária for inferior a 16 horas por semana não é necessário visto de estudante e é possível estudar com o visto de turista. No entanto, apenas pelo período de 90 dias ( limite dado aos países da União Europeia).


Qual a duração do visto de estudante?
A duração do visto de estudante varia, mas costuma ser de 3 a 4 anos. Isto quer dizer que durante esse período é permitido estudar nos EUA. No entanto, muitas pessoas confundem isso com se fosse uma permissão para ficar durante esse período no país sem ter de estudar, ou seja assim que entram nos EUA fazem tudo menos estudar. Acabando o visto por ser cancelado e por vezes os alunos nem se dão conta.  O visto em si é apenas o começo, porém para estar legalmente a estudar é necessário um que tem o nome de I-20. Este documento comprova que o alunos está matriculado numa escola. Isto é, o visto de estudante não dá direito a estudar se não se estiver matriculado e frequentar as aulas com assiduidade. O visto e consequentemente o I-20 podem ser cancelados se a percentagem de assiduidade for inferior a 80% ( o valor varia um pouco de escola para escola). Principalmente quando se está a estudar numa cidade como Nova Iorque dá vontade de faltar ás aulas para ir conhecer a cidade. Mas, é necessário ter muito cuidado, pois há escolas que não avisam quando o aluno está prestes a ter o visto cancelado.

Durante o período que é dado para estudar o aluno pode transferir para diferentes cursos ou escolas. Porém o período de transferência é de 60 dias. Se esse período é ultrapassado  e a transferência ainda não tiver sido feita é necessário voltar para Portugal, sob pena do visto ser cancelado.

Visto para os Estados Unidos
Exemplo de um visto de estudante

E depois de terminar o curso?
O governo americano concede aos estudantes internacionais o chamado Grace Period de 60 dias (atenção que 60 dias é diferente de 2 meses!) para os alunos que queiram viajar ou procurar outro curso para fazer . No entanto, este período é dado apenas aos estudantes que tiveram notas aceitáveis e boa assiduidade. Mesmo que o curso seja de um mês o aluno tem direito a estes 60 dias.

O Grace Period é renovável mas não e cumulativo, ou seja no final de cada curso tem direito a 60 dias.

Posso trabalhar com o visto de estudante?
Ao contrário de estudar num país da Uniao Europeia, nos EUA não é possível trabalhar com o visto de estudante. É contra a lei ter um trabalho remunerado como estudante. A única maneira de ganhar dinheiro de forma legal é a trabalhar dentro do campus da faculdade onde se estuda. Todos os outros trabalhos não são aceites pela emigração podendo levar ao cancelamento do visto se for descoberto. No entanto, como é de esperar trabalhar no campus não é muito bem remunerado.
 Pagam em media 8 a 10 dólares por hora. E podem apenas trabalhar 20 horas por semana. Quando o aluno é aceite para trabalhar no campus é-lhe dado o numero de segurança social, que apenas pode ser usado dentro da faculdade.
Claro que a maioria dos estudantes internacionais trabalham ilegalmente ( restaurantes, bares, babysiting), porque a não ser que tenham alguém que pague os estudos e todas as outras despesas é praticamente impossível sobreviver sem trabalhar.

No entanto, existe uma opção que dá a possibilidade de trabalhar com o visto de estudante que é o chamado OPT ( Optional Practice Training), que é dado aos alunos após terminarem a faculdade ( pelo menos 2 anos). Este programa permite trabalhar durante 12 meses na área relacionada com o curso que completou.  No entanto, o facto de trabalhar por um ano numa empresa americana não garante o visto de trabalhador. A maioria dos estudantes depois de terminarem o OPT voltam de novo para o seu país de origem.

Espero ter ajudado:) Podem entrar em contato através do email fromportugaltonyc@gmail.com




17 comments:

  1. Foi algo que sempre quis fazer, mas agora já não vou a tempo... Anyway muito boas dicas para quem quer ir, tenho um prima interessada, vou recomendar-lhe esta leitura :D

    ReplyDelete
  2. Eu já tive o F1 de estudante.
    Diana vou só acrescentar e tu sabes tão bem quanto eu aqui as faculdades são privadas e caríssimas, no meu caso tive de provar a embaixada em Lisboa que tinha meios de me sustentar sozinha no tempo em que estive a estudar, e deram-me o visto exactamente pelo tempo que o curso durou (mas com a possibilidade de prolongar o visto se continuasse a estudar, mas não poderia sair do pais). E eu sei que
    muita gente o faz de trabalhar ilegal, mas e' correr muitos riscos, aconteceu com uma colega coreana que lhe tiraram automaticamente o visto.
    beijoo
    mas não respondeste a minha questão vais regressar aos US?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim sim tens razão. Vou acrescentar os requisitos necessários para candidatarmos a uma faculdade. Vou-te enviar email:)

      Delete
  3. Antes de mais Parabéns pelo blog, sou uma leitora assídua.
    Gostei imenso deste post, mas no meu caso gostaria era de ir trabalhar para os EUA quando acabar o meu curso. Contudo achei a infomação que partilhaste muito interessante.
    Beijinhos :)

    ReplyDelete
  4. Posts destes são sempre super úteis! Gostei do blog :)

    ReplyDelete
  5. Muito interessante :) Cada vez dá mais vontade de pegar nas malinhas e apanhar um avião para os States!
    Gostava muito de ter tomado conhecimento disto mais cedo. Gostava tanto de ter feito um ano do liceu nos EUA. Mas há tantas outras coisas que esse país lindo tem para oferecer :)
    beijinhos e obrigada pelas informações!

    ReplyDelete
  6. É quase como no Canadá! Também é necessária a assiduidade de 80% e não se pode trabalhar só com o visto de estudante. Nesses casos pede-se uma licença de trabalho (Work Permit) associada ao visto de estudante! =)

    Um beijinho!

    ReplyDelete
  7. Olá Diana, aqui: "Se a carga horária for inferior a 16 horas por semana não é necessário visto de estudante e é possível estudar com o visto de turista."

    Não querias antes dizer "... inferior a 18 horas ..."?

    Pelo menos nos site da embaixada é o que tem. Até tinha a dúvida se eram até 18 horas ou a partir das 18 horas, mas num e-mail trocado com uma escola de inglês disseram-me mesmo que a partir das 18 horas (inclusive) já não dá para tirares um curso como turista.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda há vistos de business/turista em casos especiais de a escola não poder patrocinar o de estudante.

      Delete
  8. A amiga Diana esqueceu-se de referir preços... são só USD25,000.00/ano de propinas e mostrar que se tem semelhante valor para se suportar. Foi por isso que ela se casou...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh pah queria fazer uma surpresa e o anónimo descobriu não vale! Daqui a uns dias mostro as fotos :)

      Delete
    2. (smile) se for verdade, desejo-lhe as maiores felicidades Mrs Diana.

      Delete
    3. Nao concordo muito com o tom que escrever "claro que a maior parte dos alunos trabalham ilegalmente". Não digo que náo conheça estudantes com visto F1 ou J1 que trabalhem ilegalmente mas disse-o com uma leviandade que não é razoável. As implicações do trabalho ilegal de um estudante nos EUA são muito graves.Quanto aos preços sr anonimo,... 25 000 é uma anedota. Numa universidade prestigiada, as propinas andam no mínimo nos 40 000...

      Delete
    4. Caro anónimo, 25000 USD é mesmo o valor mínimo para um estudante internacional numa universidade pública...

      Delete
    5. E é um facto que muitos estudantes usam o "visto de estudante" como forma de terem acesso ao país e trabalharem debaixo da mesa. Isso acontece tanto nos EUA como na Europa pelos estudantes asiáticos, por exemplo. É legal? Não, mas é um facto que acontece e o lado sinistro disso é que os países onde o trabalho ilegal acontece beneficiam de mão de obra barata e por vezes são cobrados impostos sobre os quais esses mesmos "estudantes" nunca irão ter benefícios.

      P.S: Parabéns Diana e muitas felicidades.

      Delete
  9. Olá Diana! Obrigada pela informação. De certeza que tiraste muitas dúvidas.
    Há idade máxima para se ir estudar? se sim, qual?
    E quanto a visto de trabalho? Podes dar umas informações também ;-)

    Muito obrigada. Adorooooo o teu blog!
    Beijocas
    Patrícia

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)