Friday, July 8

Entrevista Portugueses nos EUA #19

 Hoje trago uns convidados muito especiais, quem me segue nas redes sociais já deve saber de quem estou a falar.
Finalmente os meus pais decidiram aceitar fazer a entrevista para o blog. Espero que gostem e que sirva de inspiração, pois eles são a prova que nunca é tarde para seguir-mos os nossos sonhos.

Onde vivem? 
Vivemos em Newark, New Jersey.

Há quanto tempo vivem nos EUA? 
Há um ano e seis meses.

Como surgiu a ideia de se mudarem para os EUA? 
Nós visitamos os EUA por duas vezes (na primeira ficamos um mês e na segunda três meses) e foi o suficiente para sabermos que assim que nos reformasse-mos iríamos nos mudar para os EUA. Nunca tivemos qualquer intenção de sair do nosso país, mas o facto de a nossa filha já se encontrar há alguns anos a viver em NY e nos termos apaixonado por este país nas duas visitas que fizemos, levou-nos a mudar para a América. Não o fizemos mais cedo porque tivemos que esperar até obtermos a reforma, assim que isso aconteceu rapidamente nos mudamos para aqui.

Onde vivem existem mais portugueses?
Sim, bastantes!! Vivemos numa comunidade portuguesa.

Como lidam com a saudade? Do que sentem mais falta?
Ana Maria: Sinceramente não sinto nem um pouco saudades de Portugal. Sinto apenas falta da minha mãe. Todos os dias falamos ao telefone e isso atenua um pouco as saudades. Mas relativamente ao meu país não sinto saudades. Sou extremamente feliz aqui, como nunca antes o fui em Portugal.

Jorge: Apenas sinto falta de conduzir. Em Portugal conduzia para todo o lado, aqui apanho o metro, não que desgoste, mas sinto saudades de pegar no carro e conduzir por horas a fio. De Portugal em si não sinto saudades.

Quais as ideias pré concebidas que tinham dos EUA e que mudaram quando aqui chegaram?
Ana Maria: Em primeiro lugar nunca pensei algum dia visitar a América. Nunca fez parte dos meus planos, aliás quando a minha filha me disse que vinha viver para aqui disse-lhe logo que não a iria visitar teria de ser ela a vir a Portugal ver-me. Antes de aqui vir pela primeira vez tinha a ideia que os americanos eram um povo maluquinho, bastante violento e que só comiam porcaria. Em parte pensava dessa forma devido às noticias que toda a minha vida assisti sobre este país. Só falam quando existe algum atentado ou acto de violência e isso fez com que criasse estas ideias que se dissiparam assim que pus os pés aqui.

Jorge: Tinha a ideia de que era um país extremamente violento, daí ter torcido um pouco o nariz quando a minha filha me disse que se iria mudar para aqui. Essa ideia mudou por completo quando aqui cheguei. É um país bastante seguro, aliás posso até dizer que é mais seguro que Portugal. Tinha também a ideia que era um país com um optima qualidade de vida e comprovou-se quando aqui cheguei.

Como descrevem a cultura americana? 
São um povo extremamente afável e educado, sempre de sorriso na cara. Convivo diariamente com famílias americanas e não tenho nenhum dedo a apontar, são bastante simpáticos. Nunca pensei que fossem tão educados, passamos na rua e sem nos conhecer dão-nos os bons dias, sempre de sorriso na cara. Em Portugal isso nunca aconteceu.

É fácil fazer amizade? Foram bem recebidos? 
Ana Maria: Sim foi bastante fácil. Quando aqui cheguei fizemos amizades primeiramente com portugueses e mais tarde passamos a relacionar-nos com americanos e são um povo de trato fácil, sempre prontos a ajudar.

Jorge: Sem dúvida um povo muito simpatico, arrisco a dizer que tenho mais amigos aqui do que algum vez tive em Portugal.

O que é que os EUA têm que faz falta em Portugal e vice versa. 
Aqui existe uma qualidade de vida superior à de Portugal, assim como têm uma mentalidade muito mais aberta. Se te apetecer andar de cuecas na rua podes andar sem qualquer problema, porque praticamente ninguém vai olhar para ti ou criticar. A cultura portuguesa é mais fechada e um pouco invejosa. Queremos sempre ter o que o vizinho tem. Aqui trata-se toda a gente por "tu", não há o Sr. Engenheiro ou Sr. Doutor, são pessoas simples e humildes.
Aqui falta sem duvida as nossas praias portuguesas.

Quais os vossos planos para o futuro? Pretendem continuar a viver aqui? 
Pretendemos sem dúvida ficar aqui. Podemos ir por uma semana ou duas a Portugal, mas não queremos voltar.

Se tivessem que voltar a Portugal do que iriam sentir mais saudade? 
Da liberdade que temos aqui. Do clima, aqui temos as quatro estações. No Verão é bastante quente e no Inverno extremamente frio. Gosto imenso quando fica tudo coberto de neve. Apesar de o Inverno aqui chegar a temperaturas negativas, quando chegamos a casa podemos andar de t-shirt, porque todas as casas têm aquecimento. Não há melhor sensação do que estar no quentinho em casa e ver a neve lá fora.

Qual o conselho para quem quer viver nos EUA?
Se querem vir para este pais venham, arrisquem. Nunca é tarde e nos somos a prova disso. Saímos do conforto da nossa casa, de tudo aquilo que construímos em Portugal e viemos para aqui com apenas duas malas. E sabem que mais? Nunca fomos tão felizes como somos agora. Nunca deixem que o medo ou receio se apoderem de vocês no que quer que seja. Foi a partir do momento em que saímos da nossa zona de conforto que passamos verdadeiramente a viver.
West Virginia
Tennessee 
Brooklyn Bridge 
Acabados de chegar pela primeira vez a NY






Com o Naked Cowboy

                         

39 comments:

  1. Adorei a entrevista! Nota-se que os teus pais estào muito felizes aí, e terem a filha por perto também ajuda, claro :)

    ReplyDelete
  2. Olá adorei 😊
    Parabéns ao teus pais que se tornam um grande exemplo ...
    Como tenho vindo acompanhar nos snaps vejo a felicidade deles e a vossa cumplicidade sempre que se encontram e claro é animação total 👌🏻 adoro ver ( tens de dizer ao teu papi para falar mais ) 😉
    Quanto a ti desejo tudo de bom e claro espero continuar a ver a tua alegria logo pela manhã e a tua grande força 😍
    Felicidades para ti e teus pais 😘❤️
    Beijo direto da Suíça 🇨🇭
    Good luck 🐞

    ReplyDelete
  3. Adorei a entrevista, deve ser mesmo espetacular viver nos EUA :)

    ReplyDelete
  4. Diana, podias fazer um post em que honestamente explicasses as questões burocráticas que uma mudança para os EUA envolvem e como fazê-lo legalmente? É que, sinceramente, após ler estas entrevistas fica-se com a ideia de que é tudo muito fácil, mas toda a gente sabe que vistos para trabalhar ou para viver nos EUA são muito difíceis de obter (e não estou a falar de vistos para estudar), pelo que a maioria das pessoas entra com os 90 dias de turismo e fica ilegalmente. Gostava de saber como estas pessoas (portugueses) que entrevistas conseguiram ficar aí legamente (se é que o estão).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Enquanto lia pensei exactamente isso. Ah venham! como se fosse fácil obter cartão de residência ou licença de trabalho.

      Delete
  5. Claro que devem estar felizes agora que estão perto da filha.
    Para quem é também emigrante, ainda que não nos estados unidos, acho muito estranho não se ter saudades do país que se deixou. Ainda para mais aos 50 anos. Eu estou emigrada há 3 anos e tenho imensas saudades. Da comida, de ir na rua e ouvir a minha língua. De estar com os meus amigos todos os fim de semana. Das jantaradas de improviso. Aqui (Alemanha) tenho uma qualidade de vida que de facto não tinha em Portugal. Mas se me dessem em Portugal o que tenho cá (trabalho e salário e a casa quentinha no inverno) voltava sem pensar. Portugal não é um mar de rosas mas todos os países têm os seus problemas.
    Gostava que também fizesses posts sobre isso. Não acredito que seja tudo uma maravilha mas é quase só das maravilhas que falas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Falam também da segurança e de nos EUA serem "mais seguros" quando portugal é considerado o 5º país mais seguro do mundo e a América é o 61º mais perigoso do mundo...
      Falam também dos vizinhos a cumprimentar e estranhos e isso também acontece em praticamente todo o Portugal de Norte a Sul.

      Falarem por exemplo dos seguros de saúde, de como estar com cuidado a todas as mini-clausulas e de como facilmente se perdem os seguros de saúde assim que se fica doente e de como muitas pessoas entram em plena bancarrota por terem cancro ou outras coisas do género...isso também seria interessante.

      Uma das coisas que tenho de concordar é o isolamento que de facto em Portugal deixa muito a desejar e quer nos EUA, como na Suiça, Alemanha, etc é sem dúvida muito melhor.
      Mesmo assim também acho estranho não se sentir falta de nada sendo emigrante. Nem sequer da familia e amigos? Estranho.

      Delete
  6. Gostava tanto de poder viver uns meses em NY. Quem sabe um dia...

    ReplyDelete
  7. Ao longo da entrevista dei comigo a sorrir para o computador. Agora acredito mesmo que nunca é tarde demais para fazer qualquer coisa! Gostei mesmo muito, beijinho :)

    ReplyDelete
  8. Nota-se algum rancor em relação a Portugal...é pena. Portugal não é um país tão mau como ás vezes o querem pintar.
    E acho de uma injustiça enorme compararem Portugal com os EUA. Portugal tem 10 milhões de habitantes, os EUA tem 320 milhões. Portugal tem 92.212 km2 de área os EUA têm 9.857.000 km²....Nunca se pode fazer essa comparação...nunca.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também me pareceu mas não quis estar a dizê-lo. Portugal não é de facto o país perfeito. Mas também está longe de ser tão maus como às vezes o pintam.
      Também sou emigrante mas apenas porque o marido, que estava constantemente em viagens de trabalho e ficava entre 4 a 6 meses por ano na Alemanha, decidiu que estava na hora de escolher. E acontece que na altura a empresa ia despedir pessoas em Portugal.
      A verdade é que Portugal também nos deu muito. 12 anos de escola gratuita. Sistema nacional de saúde. Aqui na Alemanha pagamos, e bem. Vamos ao médico e saímos sem pagar nada. Mas o valor mensal do seguro é considerável. E o seguro é obrigatório.
      Tudo isto para dizer que concordo com o seu comentário. E não se deve de todo comparar um país como Portugal com um com a dimensão dos Estados unidos.
      E concordo também com a comentadora Alexandra. Eu também tenho saudades, e muitas, do que deixei em Portugal. (E já agora, estou na área de Munique. A Alexandra está onde? 😊)

      Delete
    2. Não sei se vocês acompanham a Diana no snap, mas ela explicou esta situação muito bem ontem. Ela foi para os EUA porque era o sonho dela e não por necessidade, como acontece com a maioria dos portugueses que emigram. É normal que existam saudades quando se vai para um país praticamente "obrigado", na esperança de uma vida melhor, com o objetivo de ganhar dinheiro e ter outro tipo de condições que Portugal não pode oferecer neste momento, e até regressar uns anos depois. O caso da Diana é diferente! Ela não emigrou por necessidade, não foi para lá para obter melhores condições de vida, foi sim por vontade própria e para concretizar o seu sonho. Com isto, não quer dizer que ela tenha rancor por Portugal. Simplesmente, gosta mais de lá estar, do que estar aqui! Ela está feliz lá e é isso que importa!

      Delete
    3. Acho que nem a Diana nem a Maria perceberam o que os comentadores estavam a tentar dizer. Então é assim: chegar-mos aos 50 ou 60, irmos para outro país (por necessidade ou não) e dizer categoricamente que não se sente saudades nenhumas é estranho. Tenho uma familiar que está no Canadá numa situação que me parece semelhante à dos pais da Diana. É viúva, a filha e o neto estão no Canadá e ela, mal se reformou, foi também. Foi porque quis. Mas tem saudades. Bastantes.
      Depois dizer-se que em 50 ou 60 anos de vida não se fez amigos à séria também é estranho. E tudo isso, e mesmo todo o tom da entrevista, levou a que as pessoas achassem que há ali um sentimento negativo e até recalcado contra Portugal.
      Isso não significa, obviamente, que o que os pais da Diana fizeram não é de louvar e um grande exemplo. É óbvio que é. Mas como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa. Quem parte porque quer não deve de todo sentir as coisas como os outros, que partem porque tem que ser mas que se calhar, se pudessem, ficavam.

      Delete
    4. Maria lamento mas eu já vivi em vários países, por opção e não necessidade, e sem sequer ter a ideia pré-concebida de regressar a Portugal e concordo com o comentário. A mim parece-me existir uma grande "azia" para com Portugal e um grande "enamoramento" com o novo país.

      Então na questão da segurança é gritante. Compararam o 5º país mais seguro do mundo (Portugal) com o 61º mais perigoso do mundo (USA) e nesta lista entram países em guerra pois senão os EUA seria considerado ainda mais perigoso. Eles tiveram nestes primeiros meses do ano de 2016 centenas de "school shootings", isso não conta para nada? Seguro porque ainda não foram assaltados ou porque ainda não morreram? Ainda estes dias foram feridos centenas de policias em Chicago e mortos 5, a tiro. Seguro pela conhecida brutalidade policial ou pela quantidade percentual de assassinatos?
      Em relação ao sistema de educação e de saúde então os EUA são um país muito abaixo da sua fama mesmo, que ficam aquém em praticamente todos os rankings mundiais. Para se ter um pouco a ideia de como o sistema de educação é fantástico: é legal para um pai ensinar o filho em casa e é legal ensinar às crianças que os dinossauros não existem e que o creacionismo é que é a forma como a humanidade apareceu (um exemplo bem real). Existem jovens com os seus 20 anos neste momento que são totalmente endocrinados pelos pais a acreditarem nisto e até à escolas onde estes ensinamentos são transmitidos exatamente assim, pelo que nem os professores são controlados. E, por exemplo, em casos de violência de professores contra alunos? Seria de esperar qeu os mesmos fossem suspensos e presos já que são um país com penas tão pesadas, certo? Pois mas não...os professores são transferidos e continuam como se nada fosse.

      A única coisa boa nos EUA em termos educacionais são as Ivy Leages... e lá a maioria dos alunos não fez o percurso no sistema educativo americano oferecido a qualquer cidadão. Para alguém ter acesso a boa educação nos EUA tem de pagar e bem por isso, assim como para se ter acesso a um médico.
      E quem tiver a infelicidade de adoecer gravemente? Por norma, mesmo os americanos, fazem as malas e vão viver uns meses/anos para outro país para obterem apoio médico mais barato pois no país deles entrariam em bancarrota.

      Para mim os EUA são um país bonito para se passear e quando se vive alheado da realidade: não queremos saber de politica, não temos filhos no sistema de educação e não temos doenças. A partir do momento em que uma destas coisas ocorre os EUA são para mim um dos piores países de "1º mundo".

      Delete
    5. Mas as pessoas não são todas iguais, algumas são mais desprendidas. Tenho 25 e, caso emigre, sei que não terei saudades de ninguém. Não tenho amigos, apenas conhecidos e colegas, e não sou apegada à minha família. As pessoas são todas diferentes, e não sentem as situações da mesma forma.

      Delete
  9. Fico muito contente que estejam gostar da experiência :) Eu acho que só comento para te fazer perguntas (desculpa...) mas foi fácil para os teus pais conseguirem visto? Pergunto porque já andei a ver as condições e não me parece muito simples conseguir estatuto de residência permanente mas não fico ofendida se não quiseres responder ;) Beijinhos e muitas felicidades!

    ReplyDelete
  10. Fico feliz por teres os teus pais perto de ti. Com certeza que torna toda a experiência de viver nos EUA ainda mais feliz.

    ReplyDelete
  11. Olá Diana,

    Os teus pais parecem estar mesmo verdadeiramente felizes :) Deve ser tão bom ouvir os pais dizerem que estão assim tão felizes... Deves ser uma filha babada ;)

    Bjinhos para ti e para os teus pais,
    Diana

    ReplyDelete
  12. Só não percebo a leviendade que se fala em "seguir sonhos". Sinceramente, algum dia poderias ter seguido esse sonho se não tivesses dinheiro para isso? E que mudar-se para os EUA não é uma questão de sonho. Esse, muitos de nós temos. É uma questão de dinheiro e ajuda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que eu saiba a Diana foi para os EUA num programa de intercâmbio, onde praticamente tudo e financiado pelo familia de acolhimento. Depois, como e óbvio se o desejo dela era ficar por lá fez por isso. Isso são desculpas. Tanta gente sai de Portugal com uma mão à frente e outra atrás e consegue uma boa vida no novo país. Isso são desculpas de pessoas que têm medo de arriscar e de sair da vidinha de sempre.

      Delete
    2. Claramente nunca teve de pagar contas na vida Maria. Fico feliz por si!

      Delete
    3. Oh Maria, eu se quiser seguir um sonho nem sequer tenho dinheiro para um bilhete de avião, quanto mais para alugar casa e suportar os custos até encontrar trabalho. Precisa de tomar um banho de realidade.

      Delete
    4. Maria vá para outro país com uma mão à frente e outra atrás e depois conte-nos como correu, ok? ;)

      Delete
  13. É engraçado como as pessoas conseguem vir aqui e dizer que não se deve fazer a comparação de Portugal e Estados Unidos, mas na verdade não conseguem diferenciar uma pessoa que sai de um país por necessidade de uma que saí por um sonho. Ao fazerem os comentários que não é sequer comparável o nosso país (Portugal) como os Estados Unidos já estão a fazer, mesmo que não percebam, do nosso país, um país pequeno que nem sequer é comparável a "algo maior". Tal como tudo e todos os lugares que alguém possa ir, vão sempre existir aspetos negativos, aspetos positivos. Tal como o nosso país e o país agora da Diana. NY sempre foi para mim um sonho também, e espero vir a concretizá-lo. Por favor deixem-se de comparações. Este post, na minha opinião tal como todos os outros tem como objetivo mostrar a opinião deles e nos fazer passar um pouco de tempo. A Diana e muito menos os pais estão a tentar que alguém vá para lá, por isso não se sintam tão ofendidos e indignados com a opinião deles.
    Quanto ao post adorei, acredito. "American Dreams". Adoro o blog, e um beijinho grande para ti Diana, continua a escrever.

    ReplyDelete
  14. Eu sigo a Diana no snapchat e confirmo: os estados unidos é que é. Portugal é o país dos ladrões (olhem só que deixei a porta do cacifo aberta no ginásio e ninguém roubou nada! Ah?!!) É o país dos antipáticos. As pessoas não sorriem na rua. Oh pá são mesmo rabugentas. Não sei em que zona do norte viviam mas eu também sou do norte e sei que as pessoas sorriem. E dizem bom dia!
    O meu conselho é: menos Diana. Menos. É bom estares Feliz onde estás. Lutaste para isso. Mas deixar constantemente implícito que Portugal é um montinho de cocó cai mal. E também cai mal ires para o snap queixares-te dos comentadores do blog mas aqui não dizes nada.
    Sugiro: posts sobre como as coisas funcionam aí. Como é ir ao médico quando estamos com uma gripe daquelas. Como é que funciona realmente o sistema de saúde. Como é com o trabalho. ...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Diana pensa bem, não há nada mesmo nada nesse país para criticar? Tu ve-la tem de haver algo. É por este tipo de mentalidades que me fui embora de Portugal. Mentalidade de "se eu estou mal tu também tens que estar. Que é isto de estares feliz e teres a ousadia de dizer que gostas mais dos EUA que o país que te viu nascer?" Também como tu sai de Portugal não por necessidade, mas porque não era lá que queria viver. Estou na Australia e tirando a minha familia nao tenho saudades de nada. Encontrei a verdadeira felicidade do outro lado do oceano. Mas é normal a felicidade causa urticaria em certas pessoas, pessoas essas que devem ser mal sucedidas com a vida e que até gostariam de sair de Portugal, mas a zona de conforto fala mais alto. Voces não sabem a experiencia que a Diana ou os pais tiveram enquanto estavam a Portugal, se eram felizes por lá ou não. Não falem sem saber. Alem disso, ja vi por aqui posts em que a Diana fala das coisas menos boas nos EUA, até disse que visitar NY não é a mesma coisa que viver, dando a entender que não é tudo um mar de rosas. Sinceramente nem sei porque que a Diana aceita estes comentários negativos e maldosos.

      Delete
    2. Nunca ouvi a Diana dizer que Portugal é cócó. Ouvi sim a Diana fazer comparações óbvias ou menos óbvias entre os dois países. Nunca ouvi a Diana renegar o seu país, mas compreendo perfeitamente que a Diana é uma cidadã do mundo, e por isso sente-se melhor nos EUA em que a multiculturalidade é vista de forma diferente. Porque em Portugal parecemos todos muito friendly e aceitamos muito bem quem vem de fora mas depois "ai aquele vem lá de não sei de onde onde é que já se viu ter um carro bom, era o que mais faltava vá lá para o país dele." Acho que se a Diana viveu nos dois locais tem todo o direito a dar a sua opinião. Mais grave parece-me quem dá a sua opinião sem ter tido a experiência da Diana.

      Delete
    3. E acham que nos estados unidos não há inveja? vivem debaixo de uma pedra, só pode. Eu trabalhei em silicon valley 5 anos. Os americanos são invejosos. Os americanos não são melhores seres humanos que os portugueses, garanto. São extremamente competitivos. Alguns não olham a meios para atingir a promoçãozinha. As experiências da Diana valem o que valem. As minhas valem o que valem. Mas cada um tem direito à sua opinião. E se há pessoas que acham que a Diana só fala do bem bom, então que tal dizer-lhe, à Diana, para falar de tudo o resto? O bem bom já todos vemos nos filmes e nas séries...
      Eu também vi o nem bom durante para aí um ano. Depois abri os olhos.

      Delete
    4. Eu acho que há aqui muito pessoal deslumbrado com "o sonho americano". A Diana vive em NYC há uns anos, tem a perspectiva dela e esta é válida com base nas suas experiências. Agora, muitas das pessoas que aqui vêm comentar, portugueses, que nunca saíram de Portugal, mas que têm o "sonho de ir a NYC" e que dizem "amén" a tudo o que a Diana escreve e a a vêm aqui defender quando alguém comenta algo em contrário, por favor.

      Vivo em Portugal, viajo com frequência, já vivi/trabalhei por 3 vezes no estrangeiro e o que tenho a dizer é que todos os sítios têm coisas positivas e coisas negativas. Gosto de estar em Portugal, acho que temos imensas coisas óptimas, neste momento estou bem aqui, mas não descarto a possibilidade de um dia me mudar de novo e estar bem noutro lado. Mas nunca me verão a, nessa altura, criticar Portugal e generalizar e referir-me à vida aqui como se de um inferno se tratasse.

      Já estive nos EUA, já estive em NYC e, pessoalmente, não entendo o hype. É um país que não me atrai nadinha para viver e que acho que só deslumbra quem pouco viajou e quem muitas séries/filmes/american trash culture consumiu e quer ter uma vida igual à que vê na tv. Mas isso é a minha opinião. E é tão válida como qualquer outra.

      Delete
    5. Teresa quando as pessoas assumem qualquer critica como inveja eu por norma assumo-os como frustrados, infelizes e com falta de argumentos.

      Assumes que os outros têm inveja por terem uma opinião contrária à tua, já pensaste que se calhar as pessoas podem ter experienciado as 2 ou 3 ou até mais realidades? Vives na Austrália? Uau! É isso que queres ouvir? "Nunca saíram de Portugal" ou será que saíram tanto de Portugal e experimentaram tanto que já não se deixam ser deslumbrados, enganados e percebem que em todos os lugares há coisas boas e menos boas?

      E os pais dela e ela podem ser felizes onde quiserem (e tu também), até porque o que pessoalmente desejo a qualquer pessoa é que seja feliz mas quando falam de coisas como segurança...opa é de rir. É que nem é preciso ter muito know-how em pessoa, basta mesmo ver o index internacional e saber que os EUA é um dos países mais perigosos do mundo e Portugal é um dos mais seguros do mundo... suponho que o tiroteio desta semana em Chicago faça parte da segurança percebida, assim como as centenas de tiroteios em escolas americanas desde o inicio de 2016...

      Eu pessoalmente já vivi nos EUA, até gosto do país, tem coisas boas e tem coisas péssimas: a educação e a saúde. Foram os 2 grandes motivos que me levaram a sair do país. Para mim é um bom país para se passear mas nunca para ter os meus filhos a crescer lá, para mim o sistema educativo deles é uma anedota (tive contacto directo com o mesmo e sinceramente Portugal, que tem um sistema "assim assim" mete-os no bolso ao longe). Em termos de saúde não me agrada nada o sistema deles e para mim todo o "anti-socialismo" só comprova a falta de empatia e amor ao próximo, a incapacidade de perceberem que os outros não são pobres porque querem, a incapacidade de compreenderem que há pessoas que dão o litro e simplesmente não conseguem melhorar as suas condições de vida, a incapacidade de compreender que não estao doentes por opção. São um país que vive para o lucro empresarial e que vende o bem-estar dos seus cidadãos por meio-tostão. Têm imenso medo de serem socialistas, de contribuírem para um bem comum mas depois estão dispostos a gastar biliões e biliões de dólares para a guerra (que eles fomentam) e no seu exército.
      Aliás tanto orgulho nos veteranos de guerra e blablabal e na hora do aperto os mesmos são colocados no olho da rua, sem casa, tecto, dinheiro, acesso a saúde...nada. Para mim um dos povos mais egocentricos e competitivos do mundo - e não, não é um elogio, pois a competitividade deles não passa somente pelo "quero ser o melhor" mas antes pelo "como não sou o melhor vou tentar estragar a vida a esta pessoa para ver se sobressaio".

      Não me agrada nem um pouco esta faceta dos EUA. Gosto dos EUA e tem pessoas excelentes, sim, tem coisas excelentes sim mas não é tudo um mar de rosas como o pintam.
      Já vivi noutros países que considero muito mas mesmo muito melhores que os EUA, como por exemplo a Suiça, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, etc. E eu sempre fui uma pessoa que viajou e viveu em diferentes países por opção, da mesma forma que sair dos EUA foi uma opção por considerar que era dos piores países do mundo para se viver para sempre, excepto se a opção fosse um país de 3º mundo ou subdesenvolvido.
      Voltar para férias? A qualquer hora, com locais escolhidos a dedo obviamente mas sim voltaria e voltarei. Para viver? Jamais.

      Delete
  15. Uau :) através de uma simples entrevista é possível perceber como alguém é feliz! Tu seguiste os teus sonhos para seres feliz e os teus pais, mesmo com as dúvidas deles, acabaram por encontrar uma felicidade que nem sabiam que podia existir. Gostei muito da entrevista :) continua com os snaps ;) beijinhos de Guimarães!!

    ReplyDelete
  16. A Diana obviamente opta por mostrar o lado mais simpático das coisas e naturalmente deixa de parte as coisas menos agradáveis. De qualquer forma, há que alertar os leitores do blog que as coisas não são nem pouco mais ou menos tão fáceis como se faz parecer aqui no blog. Obter um visto para trabalhar e viver legalmente nos EUA é um pesadelo. O acesso à saúde...bem nem vamos por aí. E quanto à simpatia das pessoas, eu tenho outra palavra: falsidade. Vivo nos EUA há 5 anos e atesto que efectivamente as pessoas são muito simpáticas mas porque têm de o ser, porque ou dependem de grojetas, ou precisam de cartas de recomendação (mesmo para arrendar uma casa às vezes pedem), etc. Infelizmente já passei pela fase do deslumbramento com a simpatia dos americanos, mas depois apercebi-me por conta de várias desilusões que é só fachada mesmo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho realmente muita pena que tenho tido uma ma experiência por aqui. Felizmente não e o meu caso, tenho tido muita sorte em todas as pessoas que conheço.

      Delete
  17. E ser o 61 país mais perigoso é ruim? Bom é ser o primeiro mais perigoso? Ou o décimo ou o vigésimo? 61 é pouco? Tendo mais de 300 milhões de habitantes? Enquanto Portugal só tem lá pelos 12 ou 13 milhões? Façam as contas e caiam na realidade. País fraco, invejoso, de pessoas preconceituosas, falsas e que odeiam imigrantes, mesmo sendo um dos países que mais emigram. Muita corrupção e roubalheira, um sistema de justiça que nada vale, que não pune como deve pedófilos e afins. Essa é a realidade. Com qualquer defeito não trocaria Estados Unidos por Portugal novamente. Não é defeito ser um país cristão muito menos educar os filhos em casa até aos 5 anos, que é até quando eles geralmente fazem. Escolas são gratuitas e boas, umas mais outras menos, mas ainda assim boas. O que esse pessoal dos comentários precisa é não apenas se olhar, mas se enxergar, visto está.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ser o 61º país mais perigoso do mundo a meu ver é muito mau, sim, principalmente para quem não quer os filhos a crescer num campo de batalha.
      O anónimo deve ter faltado às aulas certamente uma vez que não sabe o que são percentagens nem sabe como são feitas as estatísticas internacionais. Ou então não faltou às aulas e está a demonstrar precisamente o resultado de uma educação "à americana".

      Sim é o país de "primeiro mundo" mais perigoso... isso é para ter orgulho? É em termos percentuais que interessa. Em termos de perigosidade estão muitos mais perto de um país subdesenvolvido e de 3º mundo que outra coisa qualquer (e em termos de educação e de saúde idem).
      Em relação as escolas "gratuitas e boas" lá está...só quem nunca soube o que é uma boa educação é que diz tais barbaridades. P
      Em Portugal um sistema de educação que em termos de qualidade e resultados é em muito superior ao americano. O problema de ser cristão? Nenhum, não fosse o facto de ser legal renegar evidência cientifica para permitir a lavagem cerebral de crianças... muito parecido com o que é feito pelo ISIS noutros locais: mente-se para obter o controlo das massas.
      Portugal tem um sistema de saúde melhor que muitos países europeus (acima do UK e da Alemanha, por exemplo) e em termos de segurança somos o 5º país mais seguro do mundo - mais uma vez, são questões estatísticas.
      Querer comparar com os EUA é deixá-los mesmo muito mal.
      "País fraco e invejoso de pessoas preconceituosas que odeiam emigrantes" - uau. Acho que acabou de se descrever a sí próprio(a). Deve ser muito frustrado para considerar que em Portugal não existe nada de bom, ou frustrado ou nunca meteu cá os pés ou quando meteu pensava que iria ser colocado num pedestal por viver nos EUA.

      Além disso, ninguém lhe pediu para regressar a Portugal, só que com tanto país no mundo eu jamais quereria que o meu filho crescesse num dos piores sistemas de educação do mundo e com um sistema de saúde perverso que vive para dar lucros a empresas privadas. Já para não falar das centenas de school schootings anuais (só este ano já vão em mais de 150). Sim, sim...um óptimo país para se morar...claro que sim. Fique aí à vontadinha.
      Aliás um dos grandes males dos EUA é acharem que são o melhor país do mundo e nunca olharem verdadeiramente para os problemas do país. 1% da população ganha milhares de vezes mais que os mias pobres e é pela qualidade de vida dos mais pobres e desfavorecidos que se avalia verdadeiramente um país... e nesse aspecto os EUA são uma valente porcaria.
      É a tal cegueira e doideira de quem se quer armar em bom. E não acho que Portugal tenha nada contra emigrantes, se calhar quando veio a Portugal teve foi uma atitude típica de muitos: achar-se superior e melhor que todos porque viveu fora e ninguém estará para aturar pessoas cheias de preconceitos e com a mania.

      Como já disse, vivi vários anos fora do país, continuo a ter família e amigos nos quatro cantos do mundo e nunca vi nenhum português emigrado que regressasse a Portugal e fosse maltratado. Exceptuando aqueles que chegando a Portugal maltratam todos os que cá vivem e agem como se os outros fossem atrasados não percebendo quem são os verdadeiros atrasados e com falta de cultura e educação.

      Delete
  18. Trabalhei coom um americano que tinha um problema cronico na anca e tinha que ter um seguro de saude xpto que o deixava com um aperto no coracao. Quando lhe expliquei como funcionava o sistema nacional de saude... os olhos encheram-se de lagrimas. Mais, ha pessoas no EUA que querem mudar de trabalho, odeiam o que fazem mas se a empresa paga o seguro de saude para os proprios e agregado familiar, fazem das tripas coracao para manter o emprego (e nao ha assim tantas empresas a faze-lo). Licenca de maternidade: 1 mes. Algumas empresas admitem que possam tirar mais do que 1 mes mas em regime de licenca sem vencimento. A maior parte das empresas oferece 10 dias de ferias...Se os EUA tem muitas coisas boas? Terao, sim. Mas sao sobretudo uma nacao que vive no mito do "young, rich and beautiful"... e a ausencia de servico de saude nacional/estadual prova-o!

    ReplyDelete
  19. Diana, os teus pais são uma inspiração! :)
    Adorei esta entrevista. Foi, sem dúvida, a minha preferida!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)