Thursday, June 30

Entrevista Portugueses nos EUA #18

E a entrevista aos Portugueses a viver nos EUA está de volta!! Hoje a entrevistada e a Vânia de Vila do Conde que se encontra a viver na Florida. E pelo que escreve parece estar muito feliz!

Em que cidade e estado dos EUA vives?

Em Longwood na Florida

Há quanto tempo vives nos EUA?

Quase 10 meses.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?

Eu sempre sonhei em conhecer os EUA, a oportunidade surgiu quando conheci o meu namorado online, 4 anos atrás.

Qual a tua ocupação neste momento?

Neste momento sou dona de casa, mas espero mudar isso em breve.

Onde vives existem mais portugueses?
Não! Pelo menos que eu tenha conhecimento. Nem mesmo lojas portuguesas.

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?

É complicado, por vezes dou por mim a chorar, mas o Skype ajuda um pouco.

Quais as ideias pré-concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?

Nunca pensei que as pessoas fossem tão afáveis. Posso dizer que me sinto melhor que em casa. Pensei que os americanos fossem mais arrogantes e senhores de si, mas a minha opinião mudou assim que pus cá os pés, sem dúvida.

É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?

Não é difícil, eu saio pouco, mas sim bem recebida.

Qual o ponto turístico na tua cidade/estado?

Disney World, Wet N'Wild...

Como descreves a cultura americana?

São o que eu costumo de chamar de idiotas, do que tenho visto não são muito inteligentes (obviamente existem excepções),comem demasiada porcaria e são preguiçosos.

O que é que os EUA têm e que falta em Portugal e vice versa.

Em Portugal existem basicamente trabalhos para "aquecer", o que ganhas mal chega para pagar as contas, as leis estão favor dos patrões, como se estivéssemos de volta à escravidão. Aqui trabalhas, mas és pago por isso. És pago ao final da semana e não ao final do mês, se fizeres horas extraordinárias és pago a dobrar e as leis são a favor dos funcionários.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes ficar nos EUA?

Casar e trazer a família para cá. Voltar a Portugal só mesmo de férias.

Se tivesses que voltar a Portugal do que irias ter mais saudades?

Tudo! A qualidade de vida aqui é para lá de boa em comparação com Portugal.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver nos EUA.

Se não souberem o que fazer pesquisem, procurem, tentem só assim vão conseguir. E nunca desistam pois vale muito a pena viver neste país.











12 comments:

  1. Olá Diana!
    Ainda bem que voltaste em grande :)
    Deixo aqui o meu blog para que tu e as tuas leitoras possam visitar.
    myboulevardblog.blogspot.pt

    Espero que gostem!!

    ReplyDelete
  2. Isso das leis a favor dos patrões não é bem assim.... Aí ou trabalhas ou vais para o olho da rua aqui para mandares alguém para a rua, mesmo que seja um funcionário que não faça nada se estiver efetivo os patrões são obrigados a pagar indemnizações e que grande parte das vezes são grandes e injustas. Mas como em tudo nada vida há sempre os pros e os contras.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ana Isabel, eu poderia inumerar uns quantos factos, voce poderia contra argumentar e acabariamos por estar aqui horas e horas a falar no mesmo. Opinioes sao discutiveis, cada um com a sua experiencia. Eu falei relativamente a mim, a minha situacao profissional e ao que ja passei, e sim se se informar um pouco as leis do trabalho estao a favor dos patroes de momento. Procure informar-se e vera, mas la esta voce tem a sua opiniao eu tenho a minha. ;)

      Delete
  3. Gostei muito do post, muito mesmo e adorei conhecer a Vânia..bom trabalho, parabéns ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado igualmente Miss Cokette. E e com muito prazer que a sigo :)

      Delete
  4. Já estive em Miami, NY, Washington e Boston (sempre de férias), e posso dizer que concordo totalmente com o que a Vânia disse... 😊 Os Americanos são de facto muito simpáticos (principalmente em Miami e os que trabalham com o público). Também os achei muito preguiçosos, para todo o lado levam o carro, nem que sejam apenas 50m, e talvez isso ajude a perceber porque há tantos obesos. 😁 Com relação ao trabalho, também acho que estão bem melhores que nós. Soube que muitos vão trabalhar por volta das 5:30/6h da manhã, e lá para as 16h já estão em casa. Isso permite-lhes passar mais tempo com a família. E claro, os ordenados nem se comparam com os nossos. 😂 Mas Portugal também tem coisas bem melhores que a América, mas isso é outra conversa. 😄
    Sou uma nova leitora, conheci o blog hoje. 😉
    MB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola :) Portugal e um pais maravilhoso, adoro o meu pais, mas como todos nos sabemos isso nao e suficiente hoje em dia, precisamos muito mais que isso para sobreviver. Mas que amo o meu pais amo sem duvida nenhuma :)

      Delete
    2. Em relação ao horário de trabalho, aqui também temos horários assim, venha às fábricas ou às confecções do norte. Eu, por exemplo, trabalho das 6h às 14h. Portugal não é só a capital, mas hoje em dia é mais cool conhecer outros países melhor que o nosso...

      Delete
  5. Como Ana Isabel? Em Portugal manda-se os funcionárioa para a rua quando se quer e sem se pagar direitos nenhum nem indeminizações, e também não se pagam subsidioa de férias nem de natal só porque sim, descontam-se menos dias para a Segurança social para se pagar menos colocando dias de faltas nos funcionários,não se desconta o misero ordenado do funcionário por inteiro para se pagar menos segurança social, etc., e o Tribunal do Trabalho está sempre do lado dos patrões. secalhar a Ana Isabel tem é a sorte de trabalhar numa das poucas empresas que "trabalham direito"

    ReplyDelete
  6. Não sei porquê mas olho para estas fotos da Vânia e reconheço-a de algum lado. Da José Régio, talvez?

    ReplyDelete
  7. Não há nada que eu queira mais mas cada dia fico mais crente que é quase impossível emigrar para os USA... No entanto vejo estes posts enviou sonhando :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)