Thursday, March 5

Conversas #11

Em conversa com amigo americano.

Eu: Tenho mesmo de começar a fazer sopa. Lembrando-me que nunca o vi a comer sopa. Tu não és muito adepto de comer sopa, pois não?
Ele: Estas a gozar? Eu adoro sopa. Como várias vezes por semana.
Eu: Ai sim? Como nunca te vi a comer...
Ele: Entao adoro chicken noodles, sopa de tomate, ramen noodles...
Eu: Ah estás a falar dessas...

Para terem uma ideia foram estas as sopas que ele mencionou




A publicidade que passa aqui na TV, só para terem ideia de como tentam vender o produto.


Tudo sopas enlatadas, pobres em valor nutricional, carregadas de sódio e açúcar. Uma bomba! Por isso achei que nunca o vi a comer sopa, pois estava-me a referir a sopas caseiras, cozinhadas de forma saudável. Isso para mim é que é sopa! Quando era Au Pair, a família tinha a dispensa carregada destas sopas, e era isso que davam às crianças, pensando estar a fazer um grande contributo à saúde dos filhos "Diana não te esqueças de aquecer a sopa para o jantar e vê se eles comem tudo. É a única forma de eles ingerirem vegetais". Tantas vezes ouvi estas palavras!

Eu também chegava a comer. Quando se vive em casa de alguém é difícil manter os nossos hábitos alimentares e acabamos por nos sujeitar um pouco. Foi por isso que nesse ano de intercambio engordei 8kg (podem ver aqui a minha historia e como  perdi esses quilos). Mas eu sabia que aquilo fazia mal, o que para mim é inacreditável é a maioria dos americanos pensar que estas latas realmente têm sopa no seu interior. E pensam que estão a fazer algo benéfico à saúde. É assustador!

Eu cresci a comer sopa caseira feita pela minha mãe e avó ao almoço e jantar. Para mim a refeição não estava completa sem um prato de sopa. Desde que vivo sozinha, por vezes torna-se difícil cozinhar (ok, e a preguiça também ataca), mas tenho me comprometido a comer sopa pelo menos ao jantar. Tenho procurado fazer sopas saudáveis, sem batata, muitos legumes,  sempre com gengibre e sem leite ou natas, que aqui se usa muito! Posso-vos dizer que a casa de banho nunca teve tantas visitas.

26 comments:

  1. ahahah mais um post top! adorei a última frase ehehe e nem fazia ideia que eles chamavam a isso de sopa :s credo.. eu também sempre fui habituada que sopa era aquela boa, caseira, feita pela mãe ou pela avó.. não sabem o que é bom!

    ReplyDelete
  2. Pois parece ser típico americano, se diz sopa e que tem vegetais tem de ser saudável... NOT!
    Eles não sabem muito acerca de alimentação, a última que ouvi era que houve uma petição para colocarem um selo que indicasse todos os alimentos que continham ADN, ou seja tens de colocar selos em tudo.
    Isso e os transgénicos, se tem soja o mais provável é que seja transgénica, e já viram a quantidade de coisas com vestígios de soja?
    Fazes bem em comer sopinha, lá em casa também comemos sem batata nem natas nem nada dessas coisas ;)

    ReplyDelete
  3. Sopa que venha dentro de latas, para mim, é tudo menos sopa... :S Por aqui só se come sopas a sério também!

    ReplyDelete
  4. credo isso de sopa não tem nada

    ReplyDelete
  5. Para mim coisas que vem em latinhas nao e comigo :). Aqui a malta tem a mania dessas sopas e tudo ja feito... e horrivel. A minha Sofia nunca comeu tal coisa nem nos ca em casa compramos essas cenas. Quando tenho menos tempo a sopa caseira faz se mais simples e faz se super rapido. Quando vi a foto do teu post no Facebook fiquei admirada pensei ca para mim oh nao e impossivel a Diana ter aderido a isto. :)
    Fico contente de teres gostado do meu simples diy. Exprementa vsis ved vais adorar ate podes adicionar umas gotas de baunilha se gostares de baunilha. Ficas com um cheirinho em casa delicioso sem quimicos. :) se quizeres partilha com as tua seguidoras. Beijinho
    claudiapersi.blogspot.ca

    ReplyDelete
  6. Lol esse anuncio tambem da aquide mais . Lol so mesmo esta malta para pensar que isto e saudavel. Enfim...
    claudiapersi.blogspot.ca

    ReplyDelete
  7. Também cresci a comer a sopa (sopa a sério) da mãe e avó, todos os dias, era sagrado! Não havia gripes nem constipações que me pegassem!! :)

    ReplyDelete
  8. Sempre foi hábito na minha casa comer sopa... quando fui morar sozinha (e agora com o meu namorado) sempre fiz sopa e mantive o hábito. Fazemos um panelão que dura a semana toda e comemos sempre ao almoço e ao jantar (ao almoço, como levo comida para o trabalho, comprei um "tupperware" BPA free e que veda bem, para a poder levar e aquecer no micro-ondas). Nunca comi dessas sopas enlatadas! Só comi das que vêm em pó em pacote em viagem, só porque me apetecia comer algo leve e quentinho... mas isso só faz mal.

    ReplyDelete
  9. natas na sopa? biék!

    beijokas

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ReplyDelete
  10. Adorei. É pena que não coma da verdadeira sopa. Cá em casa elas comem todos os dias. O pai não é fã. E eu, embora sendo, neste momento estou proibida pela dietista de comer.

    ReplyDelete
  11. 'sopa' dizem eles...

    ReplyDelete
  12. Sopa...isto? Não há nada como as nossas sopinhas caseiras. Adoro sopa, não podia comer essas sopas de latas...não tem nada a ver.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  13. Adoro que partilhem este tipo de coisinhas, pois muitas vezes nem fazemos ideia de que isto realmente acontece. Eu por acaso nunca fui o tipo de pessoa que me importasse de comer sopa e se for feita pela minha mãe, adoro, principalmente neste tempo mais frio!
    mil beijinhos http://mariacarolina23.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  14. Eu como sopa, mas feita em casa!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ReplyDelete
  15. Deus nos livre e guarde dessas sopas. Adoro sopa (a verdadeira), para mim é indispensável.

    ReplyDelete
  16. A alimentação americana dava um filme de comédia. :P Adoro visitar este blog e ver os EUA pelos olhos de uma portuguesa. ;)

    ReplyDelete
  17. Sempre achei essas latinhas tão duvidosas... :p

    ReplyDelete
  18. Em Portugal há uma verdadeira paranóia nacional com a sopa. A maioria das sopa é ótima e é inegável o valor da sopa na nossa alimentação. Mas será assim tão indispensável ?

    Paremos para pensar. Só em Portugal é que se come sopa (da maneira como comemos). Há mais meia dúzia de países que tb têm sopa mas estas são algo diferentes, como em França, por exemplo. Em Espanha não se come sopa, nem no Reino Unido, nem na Suécia, nem na Índia, nem em África, nem na América do Sul, nem na América do norte, etc etc Resumindo, o tipo de sopa portuguesa só se come em Portugal.

    Pergunto: os portugueses são mais saudáveis do que o resto do mundo por comerem sopa? Não. Aquelas crianças que nunca na vida comeram uma sopa (África do Sul, por ex), têm uma saúde mais débil do que as portuguesas? Não.

    A sopa é ótima e o valor alimentar é excelente mas na verdade não dá uma grande vantagem a quem a come. Conheço grandes desportistas que nunca comeram sopa nem em pequeninos nem em adultos e são super saudáveis.

    Beijos. Mariana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Depende, se não comeres sopa e comeres vegetais de outra forma e tiveres uma alimentação equilibrada a todos os níveis, não fará mal não comer sopa! No meu caso, como sopa 2x ao dia, sumo de frutas batidas de manhã e outra peça de fruta à tarde... e é a única fruta e vegetais que ingiro por dia (não gosto muito de salada ou legumes como acompanhamento). Se não fosse a sopa, não estava a comer vegetais suficientes (as tais 5 porções de fruta&legumes que são recomendadas por dia...). Quem não come sopa e as come de outra maneira, tudo bem! Também podes não fazer nada disto e viver até aos 99 anos... ou fazer tudo isto e morrer aos 40 anos com um cancro qualquer. Isso é como tudo, não é só por comer sopa que se é saudável, mas que ajuda, é um facto.

      Delete
    2. Não sei se será bem assim. Talvez não se coma na maioria (eu não sei) mas eu vivi na Suiça e eles comiam sopa, os meus amigos italianos comiam a sopa como a nossa, os espanhóis também. Os Turcos também têm sopa. [Isto eu vi, no caso dos Turcos óbvio que os legumes usados não são exatamente os mesmos que os nossos]
      No caso dos meus amigos italianos, haviam sopas que eram cozinhadas desde as 10h da manhã até à hora de almoço... e em todos o método era basicamente como o nosso.
      Os Japoneses comem sopa, os chineses também, assim como os coreanos...
      Claro que o tipo de ingredientes que se colocam na dita sopa vão variando consoante os países pois antes da globalização já haviam populações e as mesmas comiam o que a terra lhes dava. Afinal quantos dos nossos avós comeram coco ou até ananás quando eram jovens?

      Quanto à alimentação de Portugal ser ou não a melhor... supostamente os estudos têm mostrado que a dieta mediterrânica (como é a nossa) é das mais saudáveis e completas do mundo.

      Claro que se comermos muitos legumes não precisamos de sopa mas certamente há coisas (gordura, frituras, óleos, açúcar refinado) que nos fazem bem menos falta.

      Delete
  19. Experimentei uma vez os Ramens e foi das piores coisas que alguma vez comi. Tinha esperança que se parecesse um nadinha com a nossa canja mas nope, fui bem enganada. Tinha um sabor mesmo artificial mas devo ter sido só eu a achar isso porque as outras pessoas continuavam a comer como se fosse uma coisa incrível. Quem é me mandou habituar-me a comida caseira ? Se não soubesse o que era uma canjinha das boas talvez aquilo me parecesse digno de restaurante x)

    Carolina // 1495 A.N.M

    ReplyDelete
  20. Se a alimentação portuguesa é assim tão boa porque é que temos uma das mais altas taxas de mortalidade por AVC na Europa? E os níveis de colesterol altíssimos? E a hipertensão? Então onde estão as vantagens da nossa alimentação "espetacularmente saudável"?

    ReplyDelete
    Replies
    1. LOL e quer comparar todas essas taxas com as Americanas?

      Delete

Sejam bem-vindos:)