Thursday, March 26

7 coisas que aprendi com o Inverno em NY

Já tinha passado dois Invernos em NY, por isso já devia estar mais que habituada a temperaturas baixas, pensava eu. Mas existe uma grande diferença em temperaturas baixas e temperaturas que nos paralisam os músculos faciais e nos fazem jurar a pés juntos que no próximo ano o Inverno vai ser passado de barriga para o ar numa praia na Flórida. Sim, porque enquanto congelava as entranhas, tinha amigos que faziam questão de colocar fotos no Facebook a queimar as peles nas praias de Miami. Ricos amigos, bahh. Isto tudo para dizer que, apesar deste ter sido o terceiro Inverno nos EUA, foi sem sombra de dúvidas o MAIS frio e o MAIS longo que passei. Meus amigos, acordar com temperaturas de -25º é algo que irá ficar marcado na minha memória. E eu adoro o frio, mas há limites!

Enquanto que em Portugal  já se tira as roupas de meia estação, nós aqui ainda continuamos com os casacos compridos, botas, gorros e luvas. Para não bastar, no dia em que começou a Primavera, o que é que tivemos? Uma tempestade de neve, que isto aqui não se faz por menos! E é por isso que depois deste Inverno é legitimo dizer que me tornei numa expert no Inverno por estas bandas.
Eis o que aprendi:

1. A primeira neve é sempre mágica
A primeira vez que vi neve foi quando aqui cheguei em 2010. Era Au Pair e lembro-me dos miúdos baterem à porta do meu quarto eufóricos porque tinha começado a nevar e eles sabiam que nunca tinha visto. Por momentos esqueci de tudo o resto e fiquei maravilhada a ver a neve cair. Em poucas horas a neve cobriu tudo e viemos para o jardim fazer bonecos de neve e snow angels. 
No segundo Inverno que aqui passei praticamente não nevou e confesso que este ano estava ansiosa para que nevasse. 
E não precisei de esperar muito, duas semanas depois de ter chegado tivemos o primeiro nevão. Feliz da vida fui logo tirar fotografias e filmar (podem ver no Instagram). A sensação da primeira neve a cair no rosto, do cabelo cheio de flocos é impagável. E é mais ou menos assim que me sinto: 


2. Ninguém quer fazer bonecos de neve
A ideia que passam nos filmes é que todos andam felizes e contente a fazer bonecos de neve, a não ser que seja uma criança de cinco anos, ninguém tem tempo para essas coisas. 

Aliás se mencionas que te apetece fazer um boneco de neve olham para ti como se tivesses perdido a sanidade mental. Ninguém faz bonecos de neve na cidade, ponto final. 

3. A neve não é branca 
Pensavam que era branca? Que ingénuos que vocês me saíram! Ela apenas é branca nos primeiros minutos, depois torna-se numa autentica imundice. Uma mistura de lama, chichi de cão congelado e muitas poças traiçoeiras. Por isso esqueçam a ideia mágica que a neve é branca, porque NÃO é, principalmente em Manhattan. 

Ai que a neve é tão bonita e fofinha (só que não!)
Lixo amontoado em cima dos montes de neve


Marcas amarelas por todo o lado

4. Consideras os rapazes que fazem entregas ao domicilio autênticos Super Homens 
É verdade, quando está tudo em casa no quentinho à espera que a tempestade passe, estes rapazes continuam a trabalhar, muitos a pé, outros de bicicleta, num frio tremendo, com a visibilidade reduzida, mas não desistem. Levam a comida à casa daqueles que tem preguiça de sair a rua, por isso não se esqueçam de dar uma boa gorjeta. Eles merecem! 


5. Vento. Muito vento 
Se achas que Portugal é um país ventoso, espera até passares um Inverno em NY. E agora junta neve, chuva e temperaturas negativas. Pois, nem é bom pensar! Aqui, o vento bate-te de tal forma, que parece que levas-te um murro e precisas de alguns segundos para recuperar. E muda de direcção do nada, por isso esquece os guarda-chuvas, não vão aguentar intactos por muito tempo. 

6. Botas, botas e mais Botas
Já mencionei botas? Pois é, esquece lá os casacos quentes, se não tiveres uma botas em condições estás lixado. Vais precisar de umas botas à prova de água e que mantenham os pés quentes mesmo quando as temperaturas atingem os -20ºC. Aviso já que vai ser difícil, pois mesmo aquelas botas que prometem isso tudo acabam por nos deixar na mão quando fica mesmo frio. Por isso para além das botas vais precisar de umas meias bem quentes. 


7. E no final acabas por te habituar 
E apesar de dizeres mal dos teus pecados acabas por te habituar e não é por estar frio  ou a nevar que vais ficar em casa. A vida continua, os encontros com os amigos continuam, os passeios continuam. Nova Iorque não pára, apercebes-te que ninguém quer saber se está frio, todos continuam com as suas vidas e ninguém fala do frio, porque é algo inerente a viver em NY e se escolhes viver nesta cidade é algo com que tens que te habituar :)



Eu e a minha mamy quando o nevão começou

20 comments:

  1. Ok, parece assustador e incrível ao mesmo tempo haha! :)

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Adoro estes teus posts! Todos os dias passo por cá e sei que vou encontrar algo interessante e que me faz sorrir! Continua minha querida :)

    ReplyDelete
  3. Até fiquei com medo de ir a ny

    http://zenvogue.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. ahaha ten os seus contras e prós :D já tinha visto as imagens da "neve negra" no teu insta, que horror :s

    ReplyDelete
  5. O mínimo de temperatura que já apanhei, foram para aí -7º, na Serra da Estrela! E quase congelei, até custa respirar! Nem imagino o que serão -25º, muito menos viver semanas em temperaturas negativas! Bem, mas há-de ter os seus encantos também (!!)... eheh :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim tem, mas chega um ponto que cansa saber que nos espera temperaturas glaciares!

      Delete
  6. Para quem gosta de invernos rigorosos!
    Mesmo assim, NY linda anyway :)

    http://trendylisbon.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi o inverno mais rigoroso que aqui passei, depois acabamos por nos habituar, não há nada a fazer lol

      Delete
  7. Acho que vou esperar pelo verão para aparecer por essas bandas :-)

    ReplyDelete
  8. As imagens do ponto 7 são lindas eheh as da neve em si nem tanto :p mas olha, o vento cá em Portugal está semelhante, no outro dia ia até caindo porque estava tanto vento que para conseguir andar tinha de fazer uma força descomunal inclinada para a frente e olha, de repente deixou de fazer vento... Upss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sabia que por aí estava vento. Odeio, então está sempre a mudar de direcção é horrível!

      Delete
  9. Aqui já apanhei menos 25 também e felizmente tenho as minhas timberland!!!! Life savers!
    Isso e leggins grossas por baixo das calcas e mts camadas e gorro e luvas e quando neva saio de casa a pedalar na msm, msm com vento.. Mas nunca houve assim nevão que deixa neve com 1m de altura...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, nunca pensei que algum dia íris usar leggings por baixo de calças, mas foi a minha única salvação :)

      Delete
  10. Eu já apanhei temperaturas de -20º em Praga há uns anos e apanhei este ano (fui logo escolher o melhor inverno para conhecer a cidade) -18 por aí. A verdade é que me custou muito mais em Praga porque tinha botas impermeáveis mas que não mantinham os pés quentes e que estavam em contacto constante com a neve, ao contrário de NY em que pelo menos as estradas e passeios estavam sempre limpos. Para aí já fui mais prevenida, os pés mantiveram-se sempre quentes e isso fez toda a diferença. Também apostei, em roupa interior térmica o que ajudou no resto do corpo.

    ReplyDelete
  11. Mas NY com neve tem um encanto especial :)
    eu sei...para quem aí vive e trabalha não tem muita piada o caos, mas para "turista" é engraçado!
    Quando aí estive no natal ha uns anos foi giro pois começou a nevar no exacto momento em que saía do Natural History Museum que era o ultimo ponto turistico que tinha na minha lista...depois foram 3 dias a aproveitar o cenário de neve e Natal em NY e foi mágico.

    Mas concordo que após os primeiros minutos aquilo vira nojeira!

    p.s: estou viciada no teu blog

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)