Friday, December 26

De partida mais uma vez

Sentada no banco do aeroporto, espero pelo voo que me levaos EUA. Desde sempre soube que algum dia iria deixar Portugal, não sabia quando nem quais as circunstâncias, mas tinha a certeza que um dia iria "abandonar" o meu país. Coloco entre parêntesis a a palavra abandonar, porque na realidade não sinto que esteja a deixar algo para trás, como muitos na mesma situação talvez o sintam. Sempre sonhei em viver nos EUA ( não necessariamente em NY), sabia de cor todos os estados, imaginava-me a viver naquele país, muito antes de ter oportunidade de lá viver. Tal como a frase de cabeçalho do blog "Um dia é preciso deixar de sonhar, e de algum modo, partir", sabia que um dia iria tornar  esse sonho em realidade. Não sou patriota, de todo. Nunca o fui! O país em que nascemos, não quer de todo dizer que é onde tenhamos que nos sentir bem. No meu caso nunca o foi. Lá diz a máxima "Home is where your heart is". Gosto do Porto, cidade onde nasci e vivi até aos 23 anos, altura em que fui pela primeira vez para NY, mas não tenho quase vinculo nenhum,  não é em Portugal que quero fazer a minha vida ou que quero envelhecer. Muitos ficam surpreendidos, mas outros, aqueles que também estão na mesma situação, não imaginam voltar a Portugal a não ser de férias. Como me disse um senhor que conheci que emigrou há mais de 40 anos para os EUA "há qualquer coisa neste país, que nos faz querer ficar e nem nos passa pela cabeça um dia voltar". E é mesmo isso, há algo inexplicável neste país, que nos puxa, que nos atrai e que torna todos os outros lugares medíocres. Quem emigra para os EUA, não tem como objectivo juntar dinheiro para um dia voltar para Portugal, como acontece com muitos emigrantes que vão para França, Suiça, Luxemburgo. Quem emigra para os EUA é para sempre, tornam o país em que nasceram apenas num local para passar férias e em muitos casos nem isso. 

Por vezes, ponho-me a pensar se serei emigrante. Talvez porque a imagem que tenho dos emigrantes é aquela em que iam a "monte" para França, com uma mão à frente e outra atrás, o marido ia primeiro para apalpar terreno e mais tarde os filhos e mulher juntavam-se a ele. Chegava a Agosto e  faziam horas a fio de carro, para puderem visitar os familiares em Portugal e dançarem nos bailaricos de verão. Na volta levavam a bagagem cheia de chouriços, bacalhau e vinho, com o intuito de aquecer o coração nos dias em que a saudade mais apertasse. 

Mas quando penso melhor talvez seja mesmo emigrante, há três anos decidi deixar a minha casa, o meu país e parti em busca da realização dos meus sonhos. A minha carta de condução agora é americana e o meu bilhete de identidade está agora guardado numa gaveta, o português deu lugar ao inglês. Em Nova Iorque sou a portuguesa e em Portugal sou a americana. As longas viagens de carro, agora são substituídas por viagens de avião.  Já não nos interessa os bailaricos, mas a ansiedade de ver as pessoas que gostamos é a mesma. Se calhar sou mesmo emigrante porque também eu fui à procura de algo melhor, algo que o meu país nunca ofereceu, mas também nunca fiz intenção de procurar, porque nunca quis aqui ficar. Parti à aventura, sem saber o que me esperava, mas com a certeza que seria melhor do que o que já tinha. E não me enganei. Fiz dos EUA a minha casa e Portugal apenas o pais de visita. Não me arrependo de todo, se pudesse apenas teria ido mais cedo. Dizem-me que tenho coragem e admiram a minha força de vontade, chegam mesmo a dizer que gostavam de ser como eu e conseguir largar tudo em busca de uma vida melhor. Não considero que tenha "largado tudo", pois foi apenas quando sai do meu país que consegui ter tudo o que sempre quis e sentir-me realizada.
Admiro quem fica e decide remar contra a maré, mas não era isso que me estava destinado. Penso que nunca foi.

É claro que a minha decisão tem consequências, que em dias de maior saudade a questiono. Quando partimos, parece que fica um buraco no tempo e quando regressamos esperamos que tudo esteja do mesmo modo. Mas não está. Amigos passam a conhecidos e conhecidos passam a estranhos. Das-te conta que há pessoas que te querem mal, que  te invejam, porque também elas queriam ter a coragem de mudar, mas é sempre mais fácil ficar na zona de conforto e torcer para que os outros não tenham sucesso. Parece-te que essa mudança foi muito rápida, mas na verdade levou meses, anos. Tu é que não estiveste lá para acompanhar. Deixas de ver as crianças a crescer, não podes estar presente no funeral das pessoas que te são queridas, nem nos momentos mais importantes. Todos continuam com as suas vidas e tu esperas tapar esse "buraco" quando regressas, esperas compensar a tua ausência, mas por vezes é tarde de mais. Mas, tu sabes que é o preço a pagar  e que a vida é mesmo assim. E apesar de tudo és uma pessoa feliz. 

33 comments:

  1. Estou ansiosa para poder voltar a seguir as tuas aventuras por terras do Uncle Sam ! Boa viagem* (:

    ReplyDelete
  2. Antes de mais: Boa viagem :D e depois, adorei o texto, concordo com tudo. Sou Lisboeta, já viajei um pouco mas ainda quero viajar mais, no entanto, muito antes de conhecer o mundo lá de fora já sabia que não pertencia a este país que me viu nascer e crescer. Sempre sonhei com Inglaterra ou Escócia pois são locais que apostam imenso na minha área de formação e quando tirei a licenciatura em portugal foi sempre com um olho cá e um olho lá pois já sabia à partida que muito dificilmente conseguiria emprego na minha área por cá. Ainda não fui para Inglaterra nem Escócia mas todos os dias me informo de vagas de trabalho nesses locais e me candidato ao que acho que conseguiria dar resposta. Quando ao último parágrafo, percebo muito bem. O meu tio emigrou para França e sem intenção de voltar senão em férias. Todos os anos cá vem e tanto ele como a família que entretanto constituiu agem como se em um ano de ausência as coisas continuassem iguais, não continuam, mesmo e acho que cabe a cada um de nós, eles que vêm de fora, e nós que por cá ficámos sem eles, admitir isso perante nós e saber que não importa o tempo que estiveram ausentes, importa que estão presentes em férias e que a nossa forma de os ver tiver mudado devemos comunicar-lhes isso de alguma forma.

    ReplyDelete
  3. É assim mesmo! Mas mesmo morando no mesmo local, isso tudo acontece. Haverá sempre quem inveje e quem (muito poucos) incentive os projetos dos outros. Dou-lhe o meu exemplo, há uns anos atrás decidi fazer o mestrado (e fiz) e, uma coisa tão simples, levou a que colegas e até amigos me tentassem demover deste projeto. As pessoas não gostam que as lembrem de que podem lutar por aquilo que querem, é mais confortável queixarem-se no café ou no facebook. Por isso, parabéns pela sua determinação em seguir os seus sonhos. Boas festas!

    ReplyDelete
  4. Boa sorte Diana! Que os EUA te tragam tudo aquilo que desejas :) é preciso ter coragem para arriscar e sair da zona de conforto. É preciso teres uma grande confiança em ti. Isso é maravilhoso! Que fossem todas as pessoas assim. Vou continuar a querer acompanhar as tuas aventuras nos States! Beijinhos * e força!

    Wanderlust
    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Uma boa viagem Diana :-)
    Que sejam muito feliz aí na 'tua terra', na terra que escolheste viver! E Que todos os teus sonhos aos pouquinhos se concretizem...
    Beijinhos***

    ReplyDelete
  6. Diana, como entendo o teu texto. Eu quis vir para Portugal, quando o meu país era a França. Era a francesa cá e a tuga lá. Tenho lutado por cá para ter uma vida boa, e até tenho. Mas por vezes arrependo-me de não ter feito como tu quando tinha a tua idade e não ter partido para os EUA, como o queria desde muito nova. Agora não está nos meus planos, com marido e filhos e uma vida estabilizada em Portugal, não me é possível.
    Por isso dou-te os parabéns por lutares pelos teus sonhos, espero que sejas muito feliz onde está o teu coração. Quanto aos invejosos...deixa-os nas suas vidas miseráveis cheias de sentimentos ruins, é gente que nunca será feliz e para quem a felicidade dos outros é fonte de incómodo.
    Para ti um beijo grande, podes achar estranho, uma vez que não nos conhecemos pessoalmente, mas gosto muito de ti, do exemplo que és para outros jovens da tua idade, da jovem mulher íntegra e de escolhas vincadas que pode inspirar muita gente. Desejo-te toda a felicidade do mundo e torço muito pelo teu sucesso.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Faz uma boa viagem e estou desejosa de voltar a ler as tuas histórias por lá :) Um beijinho grande e muita sorte.

    Andreia

    ReplyDelete
  8. Que NY te dê a felicidade que procuras. Beijinho

    ReplyDelete
  9. Boa sorte e Boa viagem! Gostei muito de ler o teu texto. Também adorava visitar os EUA, mas sinceramente não me consigo imaginar a um dia emigrar seja para onde for. Admiro muito a coragem que tiveste, eu não seria capaz. Espero que tenhas muito sucesso!

    Um grande beijinho, http://sonhossuaves.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Voa! Vai! E não olhes para trás! Quem me dera voltar a ter a tua idade e poder 'escapar'. Sempre vivi dividida entre Lisboa e Madrid e, a certa altura, fui viver para Madrid mas depois (estúpidaaa) voltei (não interessa porquê...) Não sou feliz aqui mas estou 'presa'. Se um dia me libertrar, será tarde de mais e terei estragado (ainda mais) a minha vida... FORÇA e BOA SORTE!

    ReplyDelete
  11. Que texto bonito! É tão bom ver alguém que tem a imensa coragem de seguir os seus sonhos. Muitos parabéns e que continues com essa enorme felicidade. :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  12. E pronto, depois de ler isto estou a fazer um esforço enorme para não chorar com estas tuas palavras que me tocaram tanto... Daqui a pouco tempo, um ou dois meses, também eu estarei sentada num banco de aeroporto, prestes a largar este país e a deixar para trás tanta coisa... Tenho medo, confesso, medo do que irei encontrar, medo da saudade que irei sentir e medo de, um dia, não querer voltar para cá, que é o mais provável que aconteça...
    Desejo-te muito, muito boa sorte Diana, és uma corajosa e terás um futuro muito risonho pela frente, tenho a certeza!

    ReplyDelete
  13. Boa viagem e que os teus sonhos se concretizem, o resto... bom, o resto não é mais do coisas da vida, mas pensa mas é na tua vida. <beijinho

    ReplyDelete
  14. Fazes muito bem em lutar pelos teus sonhos e desejo sinceramente que os concretizes a todos. Boa viagem!

    P.S. Comecei hoje o Insanity Max 30 e lembrei-me logo de ti =P

    ReplyDelete
  15. Diana boa viagem! Que 2015 seja um ano repleto de sonhos concretizados! um grande beijinho :)

    ReplyDelete
  16. Acompanho-te há algum tempo, adoro o que escreves, e vim aqui desejar-te o maior dos sucessos! muitas muitas felicidades! Um dia espero fazer o mesmo.. mas para o Canada :)
    Um beijinho, bom regresso a casa :)

    ReplyDelete
  17. Mais um excelente texto Diana! Muito motivador para quem faz intenção de seguir as mesmas pisadas mas ainda não teve a coragem para tal. ;)

    Por esta altura já deves estar em solo Americano (ou até mesmo nova iorquino), por isso espero que a viagem tenha corrido bem. Boa sorte para esta nova etapa da tua vida!

    ReplyDelete
  18. Belo texto!
    Espero um dia ter a mesma ousadia que tu tiveste e também partir em busca da realização dos meus sonhos!
    Boa sorte e boa viagem, beijinhos!

    ReplyDelete
  19. É a maior das realidades ! Já tenho amigas lá e não esperam regressar .. Um dia se a vida me proporcionar gostaria de saber o que as fascina !

    ReplyDelete
  20. como me revejo nas tuas palavras, inclusive a visao do "emigrante". Afinal de contas lar e onde estamos bem e Portugal fica sempre no coracao :)

    ReplyDelete
  21. Bonito texto : ) desejo-te tudo de bom! Não tenho inveja má de ti Diana. Admiro a tua coragem, ainda por cima vais para a minha cidade favorita : ) Aproveita ao máximo. Espero continuar a ter notícias tuas. Não te conheço pessoalmente, mas gosto imenso da tua "maneira de ver a vida" e identifico-me bastante ctg.
    Um beijinho grande!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  22. Diana, é através de textos como este que me dás ainda mais força para lutar. Para um dia conseguir aquilo que conseguiste. Ir para os EUA sempre foi um sonho desde criança. Tenho 18 anos e as pessoas dizem que é passageiro, riem-se quando digo isto. Não me importo nem um bocadinho. És uma boa inspiração par aqueles que querem seguir os seus sonhos, não necessariamente em Nova Iorque mas para qualquer outra cidade ou país é necessário ter a força que tens. Espero dentro de alguns anos te poder ver em Nova Iorque.

    ReplyDelete
  23. Tens realmente muita coragem e determinação! Também gostava muito de passar pela experiência de viver em NY, mas não para sempre. Apenas tenho medo que o amor e a ligação que tenho à minha família ganhe a esse sonho!

    Muitas felicidades para ti, espero que consigas alcançar tudo o aquilo que sonhas.

    Beijinhos

    p.s - respeito que não sejas patriota mas espero que saibas reconhecer as coisas boas que o teu país tenha ou, se não encontrares nenhuma, contribuas para o mesmo se tornar melhor!

    ReplyDelete
  24. É sempre preciso coragem para mudar, ainda por cima se formos sozinhas assim para fora do país para viver, mas acredito que é sempre uma experiência muito válida e muito boa em termos de crescimento mesmo que não corra exactamente como gostaríamos, mas pelos vistos contigo correu muito bem para ti e ainda bem! Boa viagem :)
    Bj S

    ReplyDelete
  25. Eu acho que o local de nascimento é um bocado aleatório para decidir o que resta definir de nós, o que também não quer dizer que não apreciemos a cultura. Queiramos ou não, os anos iniciais que passamos no nosso país fazem a diferença. A influência é na língua mas também na personalidade. Dito isto, nada obriga a que gostemos particularmente do nosso país, e se tu gostas dos EUA... Que bom! De certeza que era melhor do que ires para lá obrigada. Mas também não acredito que não haja quem vá para os EUA e queira voltar a Portugal. Maior ou mais pequeno, cada país é atractivo à sua maneira. Eu gosto de Portugal :) mas também acho que o patriotismo é uma coisa um bocado aleatória.
    Depende da definição de emigrante :P não implica necessariamente pesar ou sofrimento.
    Cada um tem de optar, todas as acções têm contras. Quem gostar de ti não esquece, mas eu também não gostaria de estar afastada em certos momentos. Acho que tu sabes que apesar de tudo isto é o melhor para ti ☺️
    (Gosto de ver o blog mais animado, acontece quando vais para lá :D)

    ReplyDelete
  26. Adorei o texto e me revejo por completo nele! =) Tu nos EUA e eu no Canadá!
    Ai Portugal, o que nos fizeste tu! =)

    ReplyDelete
  27. Eu vejo as coisas numa perspectiva de crescimento e experiencia. A globalização é o mundo de hoje, temos que estar de mente aberta e trabalhar onde nos for mais vantajoso, onde sejamos felizes e realizados. É claro que a questão de ter a família longe poderá afetar mais uns que outros, mas tudo é superável. Conheço pessoas na área da engenharia que estão nos EUA e trabalham a 3h de avião de sua casa, estão de 2ª a 5ª na cidade de trabalho e 6ª e fds na cidade natal com a família. Tudo uma questão de optão.
    Por isso força Diana, luta pelos teus sonhos!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  28. Eu acho que hoje em dia já ninguém emigra para um dia voltar com algumas poupanças. Nos dias que correm o emigrante vai e já não volta, pelo menos definitivamente.

    ReplyDelete
  29. E também adoro partir, mas para voltar!
    Quanto mais viajo mais gosto de viver em Portugal!
    beijo,
    Paula
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ReplyDelete
  30. Pois, percebo perfeitamente. Eu vim para Macau em 2006 (já cá tinha estado no liceu) por dois anos...E ainda cá estou... Não me imagino a viver noutro sítio que não a Ásia...É uma sensação tão estranha. Sinto falta dos meus amigos, gosto imenso de Portugal mas quando penso que se calhar deveria voltar, algo me impede.

    IG: Fit_in_macau

    ReplyDelete
  31. Identifiquei-me tanto com este texto :)

    Beijinhos e toda a sorte nesta nova etapa!

    http://pretty-little-stories.blogspot.com

    ReplyDelete
  32. Como eu te percebo! Troquei Lisboa por Londres há dois anos e não me arrependo nada. Sinto-me mais eu aqui do que em Portugal. Digo sempre aos meus amigos que lá ficaram que não quero voltar, Portugal agora só para férias. Aqui sinto-me realizada, sinto-me eu própria e sinceramente acho que nunca me senti tão feliz como me sinto por viver em Londres. Talvez a pior parte da emigração sejam as saudades, mas isso é como tudo na vida, temos de fazer certos sacrifícios.

    Desejo-te toda a sorte do mundo na tua nova casa :) xx

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)