Tuesday, November 18

Aqueles casais

Existe algo que tem vindo a assolar as rede sociais, em especial o Facebook e Instagram que me faz um pouco de confusão. Estou a falar em casais que tem o perfil em conjunto. Estes casais sentem que essa partilha faz parte de tudo o que engloba uma relação e sentem que ao partilhar a sua presença online mostram ao mundo que a relação é séria e para durar. Ok, nós entendemos que estão apaixonados. Cada um é livre de fazer o que bem entender, mas fiquem a saber para quem está de fora é estranho e constrangedor. Não me sinto confortável a fazer um comentário ou partilhar algo com  uma amiga, quando o perfil também é do marido ou do namorado, e por vezes evito colocar o que quer que seja.

Para não falar de que quando um casal me adiciona no Facebook eu fico a pensar qual dos dois realmente quer ser meu amigo. É que se o serviço fosse pago eu até entendia, mas é gratuito! Não há necessidade de serem comedidos nos gastos. E convenhamos "Leonel & Cátia Vanessa" não é de todo fofinho ou revelador de grande paixão. Por exemplo quando aparece online, como é que sabemos qual dos dois é que está disponível? Ou se o casal coloca gosto numa das nossas fotos, como é que sabemos qual dos dois é que o fez? Casais, isto só serve para confundir a nossa vida! A seguir vamos ter o quê? Um telemóvel para os dois? Ou uma conta de email para os dois? Não consigo entender o que leva um casal a fazer isto. Será insegurança? Medo que um deles enfie o pé na poça? Já estou a imaginar a namorada ciumenta a apagar todas as ex namoradas, amigas do secundário e tudo que pareça uma ameaça, para não haver nenhum lapso.

E a pergunta que não quer calar. Se a relação terminar, quem fica com a conta?





35 comments:

  1. Realmente faz confusão e não se entende. Até agora so tinha conhecimento de casais que tinham e-mail em conjunto (que me fazia bastante confusão), mas isto do Facebook é demais. Perde-se a privacidade, acho mesmo ridículo, mas cada um sabe de si!

    http://mundodamafy.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Esses facebooks são de pessoas inseguras. Sei de casos em que tem a ver com a ciúmeira. Há alguém na relação que não quer dar a liberdade ao outro de ter um facebook individual, com medo de que possa ser enganado virtualmente. É triste...

    Paula

    ReplyDelete
  3. Eu e o meu namorado também já falamos e brincamos com isso! É que estou realmente como tu dizes : se se pagasse era uma coisa mas não! É totalmente grátis. Enfim... Coisas de outra dimensão :p beijinhos Diana *

    ReplyDelete
  4. Ahaha ri-me imenso, Diana!! =) Tens toda a razão! E o pior é quando fazem dedicatórias um ao outro no estado do perfil... sem assinar! É tão confuso!

    ReplyDelete
  5. Ri-me bem! :D
    Eu gostava mesmo de saber o que vai na cabeça dessas pessoas mas imagino que seja mesmo por ciúmes do que por bom senso

    ReplyDelete
  6. a palavra é ridículo mas enfim, …

    Bjos

    Maggie

    ReplyDelete
  7. partilho da tua opinião, não tem sentido nenhum e acho que sinceramente é por ciúmes e para se controlarem um ao outro.

    ReplyDelete
  8. "Já estou a imaginar a namorada ciumenta a apagar todas as ex namoradas, amigas do secundário e tudo que pareça uma ameaça, para não haver nenhum lapso."

    Infelizmente até conheço um caso em que isto aconteceu, mas em que eles tinham contas de Facebook separadas. Basicamente ela obrigou-o, enquanto via, a apagar todas as ex-namoradas e amigas dele que ela não gostava do Facebook.

    Quanto à situação que relatas, para mim tem uma palavra que resume bem: ridículo.

    ReplyDelete
  9. "Leonel & Cátia Vanessa" morri!

    ReplyDelete
  10. Por acaso também é algo que não entendo...é que de fofucho, apaixonado e cutchi-cutchi...não tem nada. Cheira mas é a insegurança...e da grande.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Também já partilhei a minha opinião sobre isto há algum tempo e tive uma das adeptas do perfil de casal à perna quase a insultar-me, medo :p!
    Mas eu acho mesmo que é ideia da mulher (ou pelo menos em 90% dos casos, isto é coisa de gaja!) devido a muita insegurança. Eu acho ridículo e felizmente ainda não me calhou nenhuma amizade dessas no meu Facebook.

    ReplyDelete
  12. essa é uma coisa que eu não entendo , mesmo! partilho da mesma opinião que tu! ai vida vida..

    ReplyDelete
  13. Isso existe mesmo?! Muito muito estranho e creepy!

    ReplyDelete
  14. Tal e qual! É que não faz sentido absolutamente nenhum!

    ReplyDelete
  15. A tua pergunta final nailed the argument.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esta mania de escrever metade em português metade em "estrangeiro" é assim um pouco p'ró irritante.

      Delete
  16. Olá Diana.
    O meu marido devia ler este teu post para ver se mudava de ideias. Eu sou uma dessas pessoas que tem o facebook com o nome dos dois, mas o nome dele vem em 1º e o meu fica em baixo. Foi ele que assim decidiu desde que o facebook existe. Eu sempreeeeeee insisti que queria um face só meu,além de que na maioria das vezes sou eu que publico e comento coisas, mas a insegurança dele não o permite. Já toda a gente perguntou o pq de eu não ter uma conta só minha, mas eu já desisti de explicar e ao fim de tanto tempo já fiquei habituada de ter o facebook assim, cansei de me irritar por causa disso.
    Esta situação é ridícula, é não dar liberdade e querer controlar tudo e todos. Cada vez que quero escrever tenho sempre que assinar o meu nome, para verem que sou eu e qd comento algo ou estou online é sempre uma confusão.
    A pergunta que fazes acerca da conta, tb eu já a fiz algumas vezes.
    Talvez um dia destes eu passe aqui e diga que finalmente já tenho um face só meu!
    O casamento ás vezes pode ser um tanto ou quanto complicado...e o meu é.
    Desculpa por me ter alongado tanto.

    Bj da Tânia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Tania, mostre-lhe o post e os comentários pode ser que mude de ideias ao ver que é algo sem pés nem cabeça. Espero que a sua situação mude, se quiser falar o meu email é fromportugaltonyc@gmail.com

      Beijinho

      Delete
  17. Obrigada por animares a minha manha Diana :D
    Não podia estar mais de acordo contigo
    Beijinho*

    ReplyDelete
  18. Foge! Há com cada uma. Sem dúvida que as pessoas têm uma imaginação muito fertil.
    Concordo contigo, homónima. :))
    D.

    ReplyDelete
  19. Verdade verdadeira. Confesso que fico até relutante em aceitar quando casais me adicionam (principalmente quando não tenho nem ideia quem é o tal partner do amigo/amiga).
    Estar num relacionamento não anula o fato de serem duas pessoas (ou assim eu espero que seja).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente! esse é outro dos problemas. Quando conhecemos apenas uma das pessoas e temos que vir com o outro/a atrelado!!

      Delete
  20. Verdade verdadeira. Confesso que fico até relutante em aceitar quando casais me adicionam (principalmente quando não tenho nem ideia quem é o tal partner do amigo/amiga).
    Estar num relacionamento não anula o fato de serem duas pessoas (ou assim eu espero que seja).

    P.S. Perdoe-me se o comentário sair duplicado. Sempre tenho problemas para postar no blospot.

    ReplyDelete
  21. Completamente de acordo! Viva a personalidade individual!

    ReplyDelete
  22. NUNCA entendi semelhante coisa



    www.tarasemanias.pt

    ReplyDelete
  23. Não podia estar mais de acordo. Conheço alguns e acho sinceramente que é questão de ciumes.
    Mas para quê? Porquê?

    ReplyDelete
  24. perfis em conjunto só tenho uma coisa a dizer: Ridiculo. Quando deixamos de ter a nossa individualidade está tudo perdido...

    ReplyDelete
  25. Acho ridículo terem perfis em comum. Tudo bem que são um casal que se amam e querem mostrar ao mundo a paixão fervente que os assola, MAS na verdade é só insegurança. Há que respeitar a individualidade, não é por se estar num casal que tudo se une, há histórias, amigos, gostos que nunca são comuns. Mete-me confusão, e depois as pessoas fazem nas redes sociais exactamente o que fazem pessoalmente na vida real. Por isso estou completamente de acordo com o que escreveste tirando a parte do Cátia Vanessa! Que mal tem esse nome? Eu sou Cátia Vanessa e nunca percebi bem o gozo! :)

    ReplyDelete
  26. Eu não tinha me tocado até que você mencionou. Nossa, eu já tive sim todos esse sentimentos que você descreveu tão bem: querendo conversar mas não sabia se era ela ou ele, querendo comentar, soltar uma piada, mas não sabia se era ela ou ele. Fica difícil assim.Quero até ter uma conversa privada com ela, mas vai que ele vê minha mensagem? Não quero que ele saiba da minha vida, hahahahaha!

    Muito boa as suas pontuações sobre o tema.

    Grande abraço

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ReplyDelete
  27. A sério que há quem faça isso? Estraanho! Parece uma perfeita demonstração de falta de individualidade e exagero de dependência, um exemplo do que uma relação não devia ser... Confiança e respeito, nada? :P Não consigo perceber muito bem qual é a ideia. Mas se calhar não é assim tão má - uma vez eu, a minha irmã e a minha prima criamos uma, quando éramos mais pequenas. Para escolher o nome usamos uma daquelas aplicações mega científicas. Eu acho que deve haver porrada para decidir quem fica com o nome primeiro. Aproveitava-se e fazia-se um duelo até à morte, que parecendo que não a conta ficava só para um.
    Pronto, pelo menos há matéria para a ironização em programas de TV. A troca de palavras-passe já estava a ficar velha ;)
    Deve tornar as coisas mesmo estranhas, como falar no chat e interagir de qualquer maneira. Ou identificar numa foto a conta dulpa, porque parece que a pessoa identificada tem dupla identidade OU um mini gémeo colado ao lado do pescoço não mostrado na foto (como aqueles com voz aguda dos desenhos animados). Ainda por cima os verbos do facebook estão todos na terceira/primeira pessoa, não sei como é possível aguentar todos os «erros» gramaticais resultantes da mudança. Já para não falar da rebeldia de escrever o nome de OHMEUDEUS duas pessoas quando o facebook pede claramente o nome de uma. Isto não é inócuo, isto é ridicularizar o facebook. Imagina que depois põe gosto numa foto e essa foto diz ter 666 likes (repara bem na coincidência, vê-se logo que esta história é manha do diabo). Na verdade seriam 667, mas eles têm uma tenebrosa conta com um símbolo que deveria ser usado única e exclusivamente em cartoons (ou mais especificamente em «Tom & Jerry»). Eu já me passo de cada vez que vejo «Nome de Loja convidou-te para jogar Farmville. Olá, diz Nome de Loja, anda ajudar-me, eu preciso de plantar morangos!». Ora bem, isto é grave - não só o facebook é mau a matemática como também o é a português. Depois o paizinho Mark Nome Estranho chateia-se porque o miúdo chumba o ano e vai à escola bater aos professores! :P Isto forma obviamente uma espiral descendente inquebrável que leva a um inevitável destino de COLAGEM DE CABEÇAS :P
    Maas falando a sério, acho que é muito mau que haja essa obrigação de criar uma conta conjunta, para mim não faz grande sentido e é um exagero de controlo/repressão. Não que o facebook tenha grande significado no que toca à dinâmica de uma relação, mas continua a parecer uma ferramenta de controlo opressivo. AINDA ASSIM, não podes negar que «Leonel & Cátia Vanessa» é só uma coisa per-fei-ta :P se fosse a ti mudava o nome do blog para isso, é tão mais bonito :P ou pelo menos se tiveres uma filha chamas-lhe Cátia Vanessa, que uma ideia assim não é para ser desperdiçada. OU, ainda melhor, chamas-lhe Leonel Cátia Vanessa, porque ninguém ia gozar nem nada ;) Toda a gente chamada «Leonel» tem sucesso, e com «toda a gente chamada Leonel» eu quero dizer meia tartaruga ninja + el :)

    ReplyDelete
  28. Hahaha isso ainda existe? Desconhecia!! Acho que não há maior prova de falta de confiança num casal. Bom, mas sempre é melhor do que aqueles que dão a pass para o companheiro/a fazerem o check-up das conversas e dos pedidos de amizade. Triste.

    ReplyDelete
  29. Simples... quem não deve não teme... um deles é inseguro ou já anda com o pé na poça... por isso desconfiar tanto... é como os tlm... tudo vai bem, até gosta da cor... mas de repente o som da msg começa a ficar...estranho, irritante... começam a mexer nele... quem é o joão??? e o Pedro??? ou a Luísa e Paula?? Quem são??!!! Pois eles já lá estavam logo quando comprei o tlm... mas não te importaste? E agora importas-te?? Hummm aqui há gato... Perfil deveria ser obrigatoriamente individual!!!!!!! Aquele que exibe, é aquele que carece e se carece... algo vai mal...

    Belo post Diana!!!

    Victor

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)