Tuesday, October 14

Entrevista #9: Portugueses nos EUA



Em que cidade e estado dos EUA vives?
Neste momento, estou a viver em Brooklyn, New York.

Há quanto tempo vives nos EUA?
Já lá vão 3 anos e 5 meses!

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
 Ser actriz e viver em Nova Iorque eram dois sonhos de infância. Como sou de uma cidade pequena, sempre tive o desejo de viver numa cidade maior. Então, escolhi a melhor cidade do mundo. Go big or go home!

Qual a tua ocupação neste momento?
Eu sou co-directora de uma companhia de Teatro aqui em Nova Iorque  - Carrick Bend Theatre Company - e vou trabalhando como nanny ou como Barista como fonte de rendimento.

Onde vives existe mais portugueses? 
Nem por isso. No coração de Nova Iorque não existem muitos portugueses. Na verdade, muita gente por aqui não sabe muito bem o que é um “português”.
(Tenho de contar um historia que é um bocadinho triste mas que vale a pena contar. )
Portugal não é um dos países mais conhecidos por aqui. “Sou portuguesa” normalmente é seguida com: From Brazil? Ou: Ah From Spain? O que tem a sua piada mas se pensares em responder a esta pergunta todos os dias, acaba por chatear.
Um dia, tive um conhecido que, em conversa, me disse ser de Espanha. Eu respondi que era uma coincidência porque eu era Portuguesa. Ele confessou que também era Português, mas como ninguém sabia onde era e se sentia envergonhado, começou a dizer que era de Espanha.
Eu senti-me pessoalmente ofendida. E depois? Se não sabem, explicas. As vezes que forem necessárias. Espanhola, é que nunca!

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
A comida é talvez o que mais me faz falta e não é fácil encontrar restaurantes ou produtos portugueses por perto. A maioria das vezes tento cozinhar pratos portugueses em casa mas se os produtos não forem os mesmos, o resultado também não é mesmo. Doces conventuais que eu obviamente não sei fazer! Francesinhas! Sardinha assada! Escabeche. Vou parar por aqui.
Também tenho saudades das praias portuguesas, do café na esplanada e da simplicidade da vida por lá. New York é excitante mas stressante!
E claro da família e amigos! Muitas saudades das pessoas que deixei em Portugal!

Qual as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Que as pessoas aqui tinham uma mentalidade mais aberta. Como é uma cidade tão grande com muitas pessoas diferentes, acreditava que New York era povoada com pessoas cultas, de mente aberta e sem preconceitos. Mas isso foi um preconceito da minha parte. Portugal parece-me um país muito mais civilizado e sensato depois de estar do lado cá. Mas é melhor não traduzir para o inglês, eles são capaz de não gostar!

 É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Como disse, há de tudo. As pessoas são simpáticas em geral. Se fores comprar um café ou pedires direcções,  os New Yorkers são bastante abertos e ajudam. Desde que não lhe custe mais de 30 segundos do seu tempo.
 Esta é uma cidade em que a lei do mais forte aplica-se. Se não fores o mais forte, you’re out! Aqui toda a gente luta, trabalha duro e toda a gente tem uma história para contar. Aqui toda a gente te pergunta “How is your day going?” mas ninguém está interessado na resposta.

 Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
A cidade em si é um ponto turístico, assim como alguns bouroughs à sua volta, com muita história. Brooklyn é a meca dos hipsters agora, é o sitio mais cool dos Estados Unidos! Vale a pena visitar.

Como descreves o cultura americana?
América em geral, e New York em particular é um sitio onde ainda podes fazer o que quiseres e os sonhos ainda se podem realizar se trabalhar por isso. É um país que não gosta de desculpas e onde as pessoas que trabalham e têm recompensa por isso. Mas também é um país de contrastes. Extremamente racistas, sexistas e homofóbicos ao mesmo tempo têm um presidente negro, as feministas mas agressivas e desfiles de gays e lésbicas. É um país interessante nesse sentido. O que não gosto de todo e a ignorância cultural (falo em geral claro).Os americanos são pessoas muito arrogantes que acreditam que só o país deles é importante. O que acontece nos outros países não importa. Nem onde esses países ficam. Não só a maioria das pessoas não faz ideia de onde é Portugal, mas também não têm o mínimo interesse em aprender.

O que é que os EUA tem e que falta em Portugal e vice versa.
Em Portugal falta garra, talvez. Confiança. Voltar ao tempo em que tínhamos orgulho de ser português e queríamos fazer diferença, e fizemos! Eu tive que deixar Portugal para perceber o quão especial o meu país é. A comida, monumentos, as praias, as pessoas, a língua, a música, etc. Somos um país de brandos costumes e de com pessoas boas e simples e disso sinto falta e gostava de ver mais por aqui. Coração.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Isso é uma pergunta interessante porque eu mudo de opinião várias vezes por semana! Há dias em que me sinto motivada e feliz por estar a viver os meus sonhos. Mas há outros em que a saudade aperta muito e só penso em voltar.

Se tivesse que voltar para Portugal do que irias ter mais saudade?
Se regressasse a Portugal, a sensação de independência e desprendimento total era o que mais falta me fazia. Ser Nova Iorquino é um titulo importante e parece que és alguém quando vives aqui. Tenho muito orgulho de viver aqui e de me ter mudado para cá sozinha. Só a ideia de não viver aqui tortura-me um bocadinho.
Mas essa mesma independência às vezes transforma-se em solidão. É difícil estar completamente isolado e longe das tuas raízes. Tu és a tua cultura e a tua família. Longe disso, não estás completo.
O pior de tudo é não ter bem a certeza de onde pertenço. Não posso, na verdade, dizer tudo o que penso sobre este país porque não sou de cá. Se não gosto do que há por cá, então volta para Portugal! E o contrário também é verdade. Há algum tempo atrás, fiz um comentário numa rede social e uma das respostas que obtive foi, basicamente, que eu não posso expressar a minha opinião sobre a situação dos desempregados em Portugal porque eu escolhi “fugir” do país.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver /emigrar para os EUA.

É um desafio! Não tenho nenhum conselho porque cada pessoa tem ideias diferentes. O que é óptimo para alguns pode ser um pesadelo para outros! 

Para mais informações podem encontrar a Filipa aqui Carrick Bend Theatre




10 comments:

  1. Gosto tanto destes teus posts :) É tão giro conhecer estas historias...Até dá uma nova motivação para arriscarmos ;)

    Beijinho*

    ReplyDelete
  2. Diana, gosto tanto de ler estas entrevistas :) um beijinho e continua.

    ReplyDelete
  3. adorei a entrevista! Há que seguir os nossos sonhos!

    ReplyDelete
  4. Adorei esta entrevista. Muito sóbria, realista e pouco deslumbrada com as coisas... apenas e tão somente verdadeira. Obrigada Filipa e Diana, claro!

    ReplyDelete
  5. Tambem gostei bastante mas curiosamente eu acho que faz falta um pouco de espírito nacionalista (dos americanos) aos Portugueses (nacionalismo no sentido que acreditamos no nosso potencial e não que desprezamos as outras culturas). Recentemente um estudo sobre a imigração concluiu que os Portugueses são um povo modelo aceite em qualquer pais e obviamente lideravamos a lista nos ratings de aceitação, capacidade de trabalho, civismo, educação etc
    Este índice revela também bastante a nossa identidade enquanto povo e os nossos valores.
    Parabéns mais uma vez!!!!

    ReplyDelete
  6. Fartei-me de rir com estas cenas. Principalmente a cena do espanhol/tuga, o meu namorado ripostou logo e dizer "que pessoa ridícula, espanhol nunca!". Eu identifico-me tanto. Cá em Londres, toda a gente sabe onde fica Portugal mas é sempre o "oh you're spanish" a minha resposta? "dude, they are two different countries, next to each other but one is Portugal and the other one is Spain, got it?"
    Tão burrinhossssss.

    Ana, d'A Policromia
    http://lights-colours-sounds.blogspot.co.uk

    ReplyDelete
  7. Eheheh, eu falo com algumas pessoas do canadá que conhecem portugal porque têm alguma família na europa, mas é normal não saberem onde fica portugal se nunca ninguem lhes mostrou ou explicou direitinho! Adoro estas partilhas de experiencia! É o tipo de post que por mais texto que tenha não quero parar enquanto não chegar ao fim! Obrigada!

    ReplyDelete
  8. Muito tempo fora :)
    Toda a gente tem o sonho de ser atriz em criança, mas poucos o mantêm... a maioria deixa de pensar nisso por ser «irrealista» ou «desajustado» ou «infantil»,... Mas este blog é sempre sobre serguir os sonhos, não é? :)
    Isso de gente que não sabe o que é «um português»... eu acho imensa piada a isso, a sério :P é cada relato mais engraçado!
    Mas acham que Portugal é o quê? Uma cidade? :P
    Eu nunca ia dizer que a minha nacionalidade era outra só para não ter de explicar, não acho que faça grande sentido. Mas também não percebo a indignação em se ser espanhol, vai-se de um extremo a outro :P acho que devemos manter quem somos, mas não sou de patriotismos e nacionalismos exacerbados, até porque isso já causou muitas mortes...
    Saudades da comida já é cliché :) haha :P ainda por cima a comida é muito associada às pessoas, momentos e lugares...
    É engraçado, a ideia de que lá são menos tacanhos está bastante espalhada!
    Acho que uma coisa de que sentiria falta, pelo que tenho lido, é as ligações mais próximas entre estranhos, nem que seja só por se ser da mesma aldeia... Com o movimento todo e toda a gente é-se mais frio!
    Haha :P estou desatualizada sobre Brooklyn... mas tenho de admitir que não estou muita atualizada nessas coisas em geral!
    Num país muito mais populado vai haver um maior número de extremistas... até porque os opostos acabam por ser mais evidentes e encorajam a disputa. As manifestações de apoio a causas contrárias acabam por se espicaçar mutuamente...
    Também não podemos ser injustos... Aqui na Europa conhecemos mais ou menos os outros países, mais não seja porque somos obrigados a decorá-los na escola (ainda me lembro daquele teste pavoroso :P), mas eu também não conheço os estados todos dos EUA. Acho que nós por vivermos na Europa achamos escandaloso não conhecer um país de cá, mas para eles é diferente... Coisas que nos parecem evidentes podem não ser para pessoas em circunstâncias diferentes. Nós também quase só falamos a história da Europa e a dos EUA quando se cruza com a primeira. Também não ligamos muito a outros países, especialmente de outros continentes. A verdade é que somos todos uns egocêntricos, o que é que se há-de fazer? :P
    Acho que temos de apreciar as «pequenas coisas» de Portugal :) há algumas coisas de que eu gosto muito! Temos uma cultura gira :)
    Deve ser um dilema... É uma decisão difícil - ficar lá ou voltar. E depois de se ganhar «apego» a cada um dos sítios... Deixa-se de se estar confortável num só!
    Gostei da entrevista, são sempre interessantes :)

    ReplyDelete
  9. Muito tempo fora :)
    Toda a gente tem o sonho de ser atriz em criança, mas poucos o mantêm... a maioria deixa de pensar nisso por ser «irrealista» ou «desajustado» ou «infantil»,... Mas este blog é sempre sobre serguir os sonhos, não é? :)
    Isso de gente que não sabe o que é «um português»... eu acho imensa piada a isso, a sério :P é cada relato mais engraçado!
    Mas acham que Portugal é o quê? Uma cidade? :P
    Eu nunca ia dizer que a minha nacionalidade era outra só para não ter de explicar, não acho que faça grande sentido. Mas também não percebo a indignação em se ser espanhol, vai-se de um extremo a outro :P acho que devemos manter quem somos, mas não sou de patriotismos e nacionalismos exacerbados, até porque isso já causou muitas mortes...
    Saudades da comida já é cliché :) haha :P ainda por cima a comida é muito associada às pessoas, momentos e lugares...
    É engraçado, a ideia de que lá são menos tacanhos está bastante espalhada!
    Acho que uma coisa de que sentiria falta, pelo que tenho lido, é as ligações mais próximas entre estranhos, nem que seja só por se ser da mesma aldeia... Com o movimento todo e toda a gente é-se mais frio!
    Haha :P estou desatualizada sobre Brooklyn... mas tenho de admitir que não estou muita atualizada nessas coisas em geral!
    Num país muito mais populado vai haver um maior número de extremistas... até porque os opostos acabam por ser mais evidentes e encorajam a disputa. As manifestações de apoio a causas contrárias acabam por se espicaçar mutuamente...
    Também não podemos ser injustos... Aqui na Europa conhecemos mais ou menos os outros países, mais não seja porque somos obrigados a decorá-los na escola (ainda me lembro daquele teste pavoroso :P), mas eu também não conheço os estados todos dos EUA. Acho que nós por vivermos na Europa achamos escandaloso não conhecer um país de cá, mas para eles é diferente... Coisas que nos parecem evidentes podem não ser para pessoas em circunstâncias diferentes. Nós também quase só falamos a história da Europa e a dos EUA quando se cruza com a primeira. Também não ligamos muito a outros países, especialmente de outros continentes. A verdade é que somos todos uns egocêntricos, o que é que se há-de fazer? :P
    Acho que temos de apreciar as «pequenas coisas» de Portugal :) há algumas coisas de que eu gosto muito! Temos uma cultura gira :)
    Deve ser um dilema... É uma decisão difícil - ficar lá ou voltar. E depois de se ganhar «apego» a cada um dos sítios... Deixa-se de se estar confortável num só!
    Gostei da entrevista, são sempre interessantes :)

    ReplyDelete
  10. Adorei a entrevista e desejos do maior sucesso para a Filipa, que me pareceu muito simpática e gira.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)