Wednesday, October 1

Entrevista #8 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado dos EUA vives?
Vivo em Orlando, na Florida.

Há quanto tempo vives nos EUA?
Vivo cá apenas 1 mês.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
O meu irmão estuda cá em Orlando e teve conhecimento de um programa para alunos estrangeiros numa universidade e aí incentivou-me a inscrever-me nesta nova aventura.

Qual a tua ocupação neste momento?
Neste momento estudo, o programa ocupa-me grande parte dos meus dias.

Onde vives existe mais portugueses?
Onde vivo só tenho conhecimento de mais 2 portugueses, na minha universidade conheço apenas mais 1 português.

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
A saudade é imensa, não há sítio que por mais bonito que seja substitua o nosso Portugal, a nossa cultura, e o nosso povo. Sinto muito falta da nossa comida e de a qualquer lado que vá ouvir um "Bom dia" e não um "Good morning". E claro, a saudade da minha família e do meu namorado apertam cada vez mais.

Quais as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Antes de vir para os EUA pensei que o povo de cá ia ser receptível e acolhedor como o povo português, mas acho que são cada vez mais raros os americanos de raiz que encontro aqui e que os que encontro não são tão perceptíveis aos estrangeiros.

É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Foi fácil porque no programa que me inseri somos todos estrangeiros, estamos todos no mesmo patamar, estamos todos longe da nossa casa e das nossas origens.

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
Sem dúvida os parques temáticos que há aqui, são muitos e todos fabulosos, estou a espera da altura perfeita para ir ao Universal.

Como descreves o cultura americana? 
É uma cultura MUITO diferente, não gosto do facto deles jantarem muito cedo, e as festas e discotecas acabam as 2 horas da manhã enquanto que em Portugal começam a essa hora.
Há muitas coisas que diferem, mas acaba por ser muito engraçado conhecer e partilhar costumes.

O que é que os EUA tem e que falta em Portugal e vice versa.
Os estados unidos são mais práticos em algumas situações do dia-a-dia mas Portugal tem mais encanto.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Não sei ainda o que o destino me aguarda, e para sempre é uma palavra forte que determina muito tempo, mas o meu desejo é voltar a Portugal e viver esse "para sempre" lá.

Se tivesse que voltar para Portugal do que irias ter mais saudade?
Das amizade e pessoas que conheci e de todos os dias me deparar com uma novidade.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver /emigrar para os EUA.
Se tiverem a oportunidade de fazer uma experiência destas FAÇAM, se acharem que o melhor para vocês é cá e não em Portugal, arrisquem! Mas nunca esqueçam as vossas origens! 

5 comments:

  1. Estou a pensar fazer o meu mestrado fora de Portugal e os Estados Unidos são uma das opções que estou a considerar. Tenho um pouco de medo de não me integrar. É um país muito grande, as coisas são completamente diferentes e... não sei, é uma grande mudança. E ir para lá sozinha parece-me um pouco assustador. Mas é uma hipótese que estou sem dúvida a ponderar. :)

    ReplyDelete
  2. Boa sorte linda :)
    Sempre quis visitar os EUA, mas para viver sinceramente acho que não...

    Beijinho, http://sonhossuaves.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Nem imaginam como "invejo" e tenho orgulho em jovens destes, que se fazem à vida desta maneira. Eu, enquanto fui estudante, parvamente não me aventurei por Erasmus e coisas afins, pois tinha um namoro. deixei de eventualmente ter conhecido outros mundos, outras pessoas, outras realidades, por causa disso. Hoje em dia, arrependo-me. acho que não me valeu a pena ter feito esta opção. Tenho inveja, no bom sentido, de quem se chega à frente na vida. Dou toda a coragem do mundo. FORÇA, E os EUA... ai que saudades tenho eu e não sei se algum dia lá volto!

    ReplyDelete
  4. Esses programas de universidades e isso são óptimas oportunidades :) e sempre dá um toque "filme" à coisa :P
    Um país tão grande dificilmente é homogéneo, mas até fico um bocado surpreendida com a diferença entre as respostas de entrevistas diferentes.
    Parques temáticos, deve ser uma coisa tão gira! Eu ainda vibro com feirinhas de diversões e até fico triste por não dar para andar :P acho que é da alegria e algazarra de imensos miúdos :)
    Não sabia que jantavam cedo... Por acaso em filmes e livros às vezes fico confusa com os horários que mencionam, é estranho!
    Bem, esta é uma entrevista elogiosa ao nosso pequeno país! :) é a entrevista mais saudosa e que mostra mais apego a Portugal. Acho que qualquer pessoa sentiria isso!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)