Wednesday, September 24

Dicas para começar o dia com uma atitude positiva



A forma como iniciamos as nossas manhãs influencia o trajecto do nosso dia e consequentemente da nossa vida. É no momento em que acordamos que optamos entre sorrir e a aproveitar as novas oportunidades que nos são dadas ou, simplesmente colocar os cobertores por cima da cabeça e dormimos mais um pouco (como se pensássemos que assim os problemas desaparecem). Muitos acordam com pensamentos depressivos e cheios de stress, como se nem tivessem dormido o suficiente, enquanto outros agradecem com um sorriso mais um dia que lhe foi dado.

E é este o estado de espírito que tento ter quando começo o meu dia.

Eis algumas ideias para começar o dia da melhor fora possível:

1. A preparação começa no dia anterior. Sou defensora da máxima "deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer". Por volta das 22.30 já estou na cama, de luz apagada  pronta para dormir. Para mim o quarto é único e exclusivamente para dormir, não tenho nem nunca tive televisão e não sinto falta. Se estiver com mais dificuldade em adormecer, leio um pouco. O período em que fechamos os olhos até adormecer deve ser aproveitado para relaxar, sem pensar em nada que nos deixe stressado.

2. Levantar cedo. Assim que os primeiros raios de luz aparecem eu já estou pronta para me levantar. Uma dica e não fechar completamente os estores para que de manhã a luz invada o nosso quarto. Ainda na cama penso em tudo aquilo que estou realmente grata (e deixo de lado todas as coisas menos boas). Se tiver tempo leio algo que me dê inspiração.

3. Nunca sair de casa sem tomar o pequeno almoço. Antes do pequeno almoço bebo um copo de água morna com metade do sumo de um limão, por vezes acrescento gengibre. Tenho este ritual há alguns anos e é como se o meu dia não pudesse começar sem o realizar. Esta alteração tornou a minha digestão muito mais facilitada, assim como passou a auxiliar o meu organismo a uma desintoxicação diária. De seguida preparo um pequeno almoço o mais nutricional e saudável possível, sem açúcar adicionado ou gorduras más. Parte-me o coração ver pessoas a comer bolos na pastelaria logo pela manhã. Esta refeição é a mais importante, pois é o que nos vai ajudar a manter activos e com boa disposição durante o dia todo. Sair de casa sem tomar o pequeno almoço é um dos piores hábitos que podemos sujeitar o nosso corpo. Estamos cerca de 10 a 12 horas sem ingerir qualquer alimento e o nosso organismo necessita urgentemente, logo pela manhã de recarregar baterias.

4. Planear o dia. Ao lado do meu computador tenho sempre um agenda onde anoto tudo aquilo que tenho que fazer durante o dia. Ao escrever as nossas intenções criamos um vinculo com a nossa mente e a probabilidade de as realizarmos é muito maior. De forma a criarmos e atrairmos algo é necessário manifestarmos intenção. Sempre que termino alguma tarefa, risco-a da lista, isto dá-me uma sensação de alivio e dever cumprido.

5. Fazer exercício físico. Gosto de treinar logo pela manhã, pois é quando os nossos níveis de energia estão no máximo. E engane-se quem pensa que ao treinar de manhã vai andar durante o resto do dia cansado. Pelo contrario, dá-nos energia para enfrentar o dia, pois aumenta os níveis de serotonina e dopamina. Se deixar-mos para o final do dia, por vezes a preguiça ataca e a única coisa que queremos fazer é chegar a casa e descansar, deixando o exercício físico para segundo plano.

6. Ter uma atitude positiva. Desde que li o livro O Segredo da escritora Rhonda Byrne, a minha forma de pensar e agir mudou. Quer tenhamos consciência ou não, nós criamos a nossa realidade através dos pensamentos e comportamentos que temos. Dai, quando nos perguntam como estamos, por muito em baixo que possamos estar devemos responder estou óptimo obrigada!, seguido de um sorriso. Quando nos fazemos de coitadinhos, ai a minha vida corre tão mal, não tenho sorte nenhuma... É mesmo isso que nos vamos atrair: negatividade e problemas ainda maiores. Nós atraímos aquilo em que focamos a nossa energia. Se pensarmos que temos imensas contas para pagar, acreditem que mais contam virão. As pessoas centram-se no problema e não na solução e gastamos energia e tempo a pensar na situação miserável em que estamos em vez de contornar a situação. Acreditem, uma mente positiva é mais de meio caminho andado para o sucesso, quando estamos de bem com a vida, as boas noticias parecem que fluem. É incrível!

Ah, e algo muito importante: evitem pessoas negativas que estão sempre de mal com a vida, essas pessoas sugam-nos a energia. Conheço algumas pessoas assim e que evito contactar por muito tempo porque não me fazem nada bem. As emoções contagiam-se e quando passamos muito tempo perto de pessoas tóxicas acabamos por assimilar essas mesmas vibrações e depois acabamos ainda num buraco mais profundo.

E vocês o que fazem para começar o dia da melhor forma? :)

22 comments:

  1. Eu adoro acordar cedo...sentir o fresco da manhã...beber um café e ler os principais tópicos do jornal...tão simples!!!

    ReplyDelete
  2. Diana, assino por baixo, sou exactamente igual, cheia de métodos de trabalho, muito organizada no meu dia a dia, e um sono de qualidade sem dúvida que é a chave para um dia melhor.
    Também li o segredo, mas acho que preciso de o voltar a ler : ) por vezes deixo-me levar por pensamentos mais negativos e nao pode ser. Quando coloquei na prática os ensinamentos do livro, vi muitas mudanças. Tenho de voltar a ler : )

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Também não tenho TV no quarto há 11 anos (desde que casei). Aliás, só quando vivia sózinha é que tinha. E na minha casa só existe uma Televisão. As outras regras também tento segui-las, embora, por vezes, o facto de ficar a trabalhar até tarde no escritório de casa me faça não ter uma atitude muito positiva logo pela manhã. A coisa melhorou desde que fui mão, já que as minhas filhas não têm que levar com o meu mau humor matinal.

    ReplyDelete
  4. Eu também começo o dia com um copo de água morna com sumo de meio limão e de facto ajuda imenso a desintoxicar o corpo...e a mente ! ;)

    Também sou organizada - tenho que ser porque tenho 4 filho, logo a organização é meio caminho andado para que tudo flua.

    Também li o Segredo...várias vezes e recebo por mail todas as semanas extratos da Rhonda Byrne que são muito motivadores e positivos.Acredito em Deus e a mensagem dele é o amor, positividade e amor, quanto mais dermos mais recebemos!

    Beijinho

    ReplyDelete
  5. Já não vives em New York? Não vais voltar a escrever sobre a tua rotina lá?
    Gosto do teu blog e comecei a segui-lo porque retratava a vida de uma jovem em NY.
    De há uns tempos para cá, os conteúdos do blog já não são os mesmos que atraíram os leitores até aqui, eu incluída.
    As pessoas que procuram o teu blog (atente-se o nome do mesmo) querem ler sobre o dia-a-dia de um estrangeiro em NY. As frases motivacionais ficam bem no instagram, as receitas naturais aproveitam-se, mas sinceramente, ninguém que vem ao teu blog quer ler sobre um restaurante de hamburguers na baixa do Porto... não foi assim que conquistaste os leitores e não será assim que os vais manter. se, por qualquer motivo, não tencionas regressar a NY, escreve um texto sobre isso. esclarece os teus leitores que têm o direito de saberem com o que podem contar no blog.
    se a partir de agora só vamos ter frases bonitas, receitas de bolo de alfarroba e criticas sobre restaurantes no Porto avisa pff.
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estanho, porque são esses mesmos posts que dão grande visualização ao blog. É raro o dia em que não chegue as 4000 views! Em dois meses de Facebook já conta com mais de 2500 seguidores e 10000 no instagram e mais de 500 aqui no blog. O blogue tem vindo a crescer substancialmente nos últimos meses (com os posts que diz não interessar)Talvez haja mais pessoas interessadas naquilo que escrevo do que pensa! Mas, tem bom remédio ( que eu não quero aborrecer ninguém), deixa de cá passar. Eu quando não gosto de algo não faço frete, dou meia volta e vou-me embora. Faça o mesmo, vai ver que se sentirá melhor!
      Ah, e mais uma cosinha que tão bem referiu no seu comentário. O blog é MEU e como tal quem decide o que escrever aqui sou eu! Isto não é o meu trabalho, escrevo porque gosto e assim continuará a ser!
      xoxo

      Delete
    2. E mais nada! Quem não gosta, não lê! : ) Eu gosto!

      http://mundodamafy.blogspot.pt/

      Delete
    3. Independentemente da tua vida actualmente passar ou não por NY, continua a escrever. Gosto do teu blog e continuarei a acompanha-lo! :) O blog é teu, quem quer acompanhar o crescimento do blog contigo, acompanha. Mas não tens que dar justificações sobre os temas que escreves. :)

      Delete
  6. Olá Diana!
    Adorei seu texto, disse tudo e mais um pouco, também acredito nessas atitudes que mudam nossos dias!
    E não são tão difíceis né?
    Beijão e parabéns pelo blog!

    | www.bwanaluana.com |

    ReplyDelete
  7. Gostei muito...há realmente aqui algumas coisas que tenho que adaptar mais ao meu dia-a-dia.

    ReplyDelete
  8. Gosto muito do texto. Torna-se inspirador. Não tenho nem nunca tive TV no quarto e gosto de me deitar cedo para me levantar cedo e aproveitar o dia. Excepto à sexta e por vezes ao sábado que acho que se me deitar cedo e/ou ficar em casa, parece que não estou a usufruir da sexta e consequênte fim-de-semana.
    Pancas! Depois custa mais a levantar, claro!

    ReplyDelete
  9. óptimas dicas :) Eu todos os dias quando acordo penso o quão grata estou pelo que vou conquistando na minha vida

    ReplyDelete
  10. Estive quase a ir embora sem qualquer comentário, estilo pezinhos de lã, mas de tão bizarro, torna-se cómico, por isso não resisti :)
    Deito-me tarde, pois o dia tem poucas horas para que o consiga gerir de outra forma. Tenho TV no quarto e um livro na cabeceira, mas ultimamente não tenho dado uso a nenhum. Quando me deito, tento poupar tempo a planear o dia seguinte, mas de repente... o despertador toca...
    Sou incapaz de comer seja o que for nas 2 horas seguintes a levantar-me, se o fizer, fico mesmo mal disposta. Não tenho tempo nem disposição para exercício físico.
    A única que confere, é de facto a questão de levantar cedo, mas tendo em consideração tudo o resto, acho que ando a esticar a corda... heheheh

    ReplyDelete
  11. Achei bem interessante, vou tentar seguir suas dicas ! Beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com/

    ReplyDelete
  12. Adorei este post. Muito inspirador :)
    Eu antes adorava dormir até ao meio dia, no fim de semana. Mas agora não consigo! Sinto-me cheia de energia ao acordar às 9. Dá para aproveitar melhor o dia e sabe tão bem :)

    ReplyDelete
  13. Amei o texto *-*
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ReplyDelete
  14. A parte do exercicio fisico é fundamental. Não há nada melhor para ativar o nosso cérebro que uma corridinha matinal. Eu corro 4 milhas todas as manhãs.

    ReplyDelete
  15. vou até adicionar esse post aos favoritos, adoro essas dicas de vivencia :)

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  16. Quando li o post, houve uma passagem que me deixou curioso. Estou a falar do facto de beber sumo de limão em jejum. A coisa funciona? E aconselha?
    Obrigado

    ReplyDelete
  17. Até é estranho o quão facilmente podemos mudar o curso do dia! :)
    Também sempre achei estranho ter TV no quarto :P essa de deitar cedo é importante, acordar com sono demais não é a melhor forma de começar o dia...
    Claro que se nos deitarmos cedo não vamos dormir até ao meio dia :) e eu acho que os ares da manhã são muito agradáveis e até me põe mais bem-disposta!
    Logo que li o título pensei "panquecaaas!" ;) claro que o pequeno almoço tinha de figurar na lista, ou não fosse o teu blog uma respeitada fonte de pequenos almoços deliciosos! Mas o que é que estás a dizer, um croissant com queijo não conta? Hahaha :)
    Por acaso tenho um pedaço de gengibre semi-ralado na cozinha neste preciso momento :P mas não sou grande fã de água com limão...
    Eu seeei, escrever as tarefas e riscar é mesmo a melhor coisa de sempre :P
    Pois, eu cheguei a fazer exercício logo de manhãzinha e gostava, agora não dá mesmo :(
    Não tenho grande conhecimento dessas coisas de "energias" atraídas, sugadas e isso, mas acredito que o pensamento mude imenso a nossa vida, nem que seja só pela maneira como vemos as coisas. Podemos controlar e contrariar mais ou menos a nossa disposição :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)