Friday, September 12

Conversas #9

É incrível que assim que digo que não como carne todos se transformam em nutricionistas e se preocupam logo com a minha ingestão de proteína. 

Outros ainda vão mais longe com aquela pergunta que não lembra a ninguém (a sério combinaram todos para perguntar o mesmo?): Se ficasses presa numa ilha, só tu e uma vaca e sem mais nada para comer. O que é que farias? Isto é algo que nunca entendi muito bem. As chances de ficar presa numa ilha deserta com uma vaca são assim para lá de remotas. Para além disso, quando me fazem perguntas de génio deste tipo, nada de bom pode advir daqui. (Se estivesse entre a vida e a morte, teria eu outra solução para além de ter que comer a vaca?)

Assim sendo, como não há uma boa solução para essa situação, normalmente respondo: É uma boa pergunta, mas terei de pensar no assunto, uma vez que nunca tive numa situação assim antes. E pronto, desarma-se a pessoa e ela fica olhar para nós com aquele sorriso amarelo de agora é que já me lixaste. 


13 comments:

  1. As pessoas não aceitam que as escolhas que fazem não são absolutamente certas ou universais. Não aceitam que os outros podem pensar de maneira diferente e fazer outras escolhas. Por isso, utilizam todos os argumentos (válidos e não-válidos) para tentar "desarmar" os outros. Enfim....


    Mas por falar em vegetarianismo, há uns dias contaram-me uma situação e pensei em ti, achei que te devia alertar.
    Um rapaz era vegetariano à cerca de um ano e começou com problemas no estômago (nomeadamente, gases) e fez vários exames. Não descobriram nada. Então uma médica alertou-o que se calhar era do regime alimentar por causa da quantidade de vegetais/legumes que comia. O problema era esse, realmente. A médica aconselhou-o a nunca fazer sopa com mais de três legumes, entre outras medidas.
    Com ele acabou por não resultar e deixou o vegetarianismo.
    Pronto, achei que devia alertar-te porque vejo que tu realmente defendes e gostas de ser vegetariana, n
    não é só por "ser moda".

    Beijinho

    ReplyDelete
  2. Ahahahah Ótima resposta!!

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Eu como muito pouca carne. Se disser que como duas vezes por mês é muito. Como muito peixe sim, e completo as proteínas com outros alimentos. Não me falta nada e sinto-me muito bem com a escolha. Pena algumas pessoas não se sentirem bem com as escolhas dos outros : )
    Quanto às perguntas parvas como essas... A resposta foi bem adequada!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Eu gosto de carne e sou uma eterna rendida. Mas por vezes faço umas semanas de detox onde não como carnes. Eu não entendo porque as pessoas têm algo a dizer sobre a tua decisão até porque hoje em dia há tantas opções como por exemplo o Quorn que tem muita proteína e sabe para lá de bem!

    Ana,
    http://lights-colours-sounds.blogspot.co.uk

    ReplyDelete
  5. Na verdade essas perguntas me fazem pensar: e se o tal fulano-perguntador estive preso na ilha só com a vaca? Acha que depois de matar o bichinho e limpar, ainda teria coragem de comer?

    Não sou vegetariana, mas talvez isso fizesse mais fácil as pessoas aceitarem quando opto por uma salada ao invés dos super gordos pratos do menu.

    ReplyDelete
  6. Essa pergunta é maravilhosa - e se em vez de uma vaca fosse um cão? ou um gato? Também não respondo! Quanto às proteínas, vitaminas e minerais, as carências podem aparecer em todo o tipo de dieta, pelo que se não houver cuidado, claro que pode haver problemas! Agora, ninguém parece pensar nesses problemas se te alimentares de processados....e o facto da maioria da população chegar a determinada idade e ter que ser polimedicada, também parece ser normal.... O esquisito é ser vegetariano! Eu sou vegetariana desde 2008, vegan desde 2012, e nunca fui tão saudável! Dá trabalho? Claro, ser saudável dá trabalho! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Passo exatamente pelo mesmo... aliás, poderia ter sido eu a escrever este texto!!!!

    ReplyDelete
  8. Acho que é também uma necessidade de se refugiarem na crença de que a escolha deles é melhor, que só não fazem o esforço porque não querem. Pode não ter a mesma dimensão, mas a história do "correr estraga os joelhos" de quem passa o dia no sofá é bastante parecida. E irrita. É quase uma justificação por tomar o caminho mais fácil. Não temos de fazer todos o mesmo, cada um toma as suas decisões, mas assumir que as suas são universais e as melhores é idiota.
    Algumas respostas nos comentários também me pareceram interessantes - e eles, matavam e comiam a vaca. Ou se fosse outro animal (tipo cão). Dá para fazer pensar ;)
    Algumas perguntas sobre casos hipotéticos até são engraçadas, mas essa não é particularmente hilariante :P

    ReplyDelete
  9. Acho que acima de tudo o mal das pessoas é mesmo terem dificuldade em aceitar as escolhas dos outros. Se se preocupassem mais com as deles e menos com as dos outros a coisa seria muito mais simples. Não comer carne é uma opção tua e como tal és tu quem tem de estar bem com isso e não os outros portanto não faço ideia porque é que dão assim tanta importância ao assunto, não é nada do outro mundo, basta aceitar e respeitar.

    ReplyDelete
  10. Podias sempre ordenhar a vaquinha... ehehehe

    ReplyDelete
  11. Eu adoro carne e não sei viver sem ela mas sei ver que essa pergunta é simplesmente MUITO ESTÚPIDA.

    ReplyDelete
  12. de facto ainda há muitos nutricionistas que só vêm a carne como fonte de proteína, quando temos tantos alimentos que fornecem tanto ou mais que a carne. Eu como carne, mas a minha dietista felizmente é das poucas que dá óptimas sugestões para quem não quer comer carne.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)