Thursday, September 25

Coisas que mudam para sempre quando se vive fora


1. A adrenalina torna-se parte da tua vida 
Desde o momento em que decides viver fora, a tua vida transforma-se num redemoinho de emoções - aprender, improvisar, lidar com o desconhecido. Todos os teus sentidos ficam mais apurados, e por algum tempo a palavra "rotina" desaparece do teu vocabulário e dá lugar à aventura e adrenalina. Novos lugares, novos hábitos, novos desafios, novas pessoas. Começar tudo de novo deveria-te assustar, mas pelo contrario, torna-se viciante. 

2. Quando voltas...Tudo parece o mesmo.
Quando tens alguns dias de férias e voltas à tua terra, parece que nada mudou. A tua vida tem mudado a uma velocidade tremenda, e quando voltas estás pronto para partilhar todas as tuas aventuras. Mas em casa a vida continua na mesma. Todos continuam com as suas tarefas diárias e de repente percebes que a vida não para para ti. 

3. Ficas sem palavras, mas ao mesmo tempo tens tanto para contar
Quando alguém te pergunta como é a tua nova vida, faltam-te palavras para descrever a tua experiência. No entanto, a meio de uma conversa, algo te lembra uma aventura que tiveste e tens que dobrar a língua para não aborreceres todos à tua volta com as tuas historias e para que não soe que estás a ser pretensioso. 

4. Apercebes-te que a coragem não é tudo
Várias pessoas dizem que és muito corajoso  e que também gostariam de viver fora, mas que tem medo. E tu pensas nas vezes em que estiveste assustado e sabes que coragem está relacionado apenas com 10%  das tuas decisões e que 90% está relacionado com a extrema força de vontade que tens. Queres fazê-lo? Tens verdadeiramente vontade de o fazer? Então vai em frente. Desde o momento em que decidimos dar o salto, não somos nem cobardes nem corajosos, todas as advertências que vão aparecendo nós vamos lidando com elas. 

5. E de repente estás livre. 
Sempre foste livre, mas a liberdade parece diferente. Agora que deixaste para trás o conforto que tinhas em casa, tu sentes-te capaz de fazer qualquer coisa!

6. Não falas uma língua em particular.
Por vezes, sem intenção deixas sair uma palavra de uma outra língua. Quando interages diariamente com várias línguas, tu aprendes e desaprendes ao mesmo tempo. Dás por ti a ler na tua língua materna, para que não fique enferrujada. 

7.Aprendes a dizer adeus e a aproveitares a tua própria companhia
Apercebeste que a maior parte das coisas e das pessoas que entram na tua vida são temporárias e instintivamente aprendes a desvalorizar a importância da maior parte das situações. Aprendes o balanço perfeito entre criar laços e deixar partir - uma batalha entre a nostalgia e o pragmatismo. 

8. Normal? O que é normal?
Viver fora e viajar faz-te aperceber que o que é considerado "normal", significa apenas que é cultural e socialmente aceite. Quando entras num cultura e sociedade diferente, a tua noção de normalidade cai por completo. Aprendes que existem outras formas de fazer as coisas, e passado algum tempo, tu também começas a fazê-las. Aprendes também a conhecer-te melhor e a crescer.

9. Aprendes a ser paciente e a pedir ajuda. 
Quando se vive fora, uma simples tarefa pode-se tornar num grande desafio. Documentação necessária, encontrar a palavra certa, apanhar o autocarro. Existem sempre momentos de stress, mas tu tens tanta paciência (que nem sabias que tinhas), que aceitas e pedes ajuda sempre que seja necessário.

10. A nostalgia apanha-te quando menos esperas.
Uma comida, uma musica, um cheiro. Um pequeno pormenor pode dar-te tremenda saudade de casa. Sentes saudades dessas pequenas coisas e darias tudo para voltar atrás no tempo, mesmo que fosse apenas por um pequeno instante.

11. Tu mudas.
Tenho a certeza que já ouviste falar de viagens que mudam a nossa vida. Viver fora é uma viagem que irá mudar profundamente a tua vida e aquilo que és. Irá abanar com as tuas raízes, certezas e medos. Talvez, no inicio não te apercebas ou sequer acredites. Mas, depois de algum tempo será claro para ti. Tu tens cicatrizes, tu envolveste-te. Tu mudaste.

12. E não há forma de voltares atrás.
Agora que sabes o significado de deixar o conforto e começar tudo de novo. E sabes o quanto tudo isto é maravilhoso. Como poderias escolher não viajar e partir à descoberta?

Texto livremente traduzido do blog Más Edimburgo

9 comments:

  1. Nunca vivi fora do meu país...mas adoro viajar e conhecer o mundo...e se há frase com a quela concordo é aquela que diz que não somos nós que fazemos viagens, mas são as viagens que nos fazem a nós!!!!é tão verdade...

    ReplyDelete
  2. E isso mesmo, daqui a poucos dias estarei a viver no quarto país. Já não pertence a nenhum lugar em especial 😉

    ReplyDelete
  3. Não tendo nada a ver... ter morado 3 anos aquando da minha licenciatura, já senti um pouco do que falas!
    Ritissima Blog
    Facebook Ritissima Blog

    ReplyDelete
  4. e nao ha muito mais a dizer.. parabens pelo texto :)

    beijinho

    http://lindafonsecamyspace.blogspot.co.uk/

    ReplyDelete
  5. Não diria melhor!

    P.S. Tens que me vir visitar a Londres... Finalmente consegui concretizar o meu sonho! :)

    ReplyDelete
  6. Adorava ter essa experiência!

    ReplyDelete
  7. São aquelas experiências que não mudam só completamente a nossa vida, como nos mudam também a nós e à nossa forma de ver o mundo que nos rodeia, assim como a nossa forma de pensar.
    Nunca saí de Portugal. Talvez um dia passe por tudo isso... quem sabe? :)

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ReplyDelete
  8. Adorei o texto. Nunca vivi fora, sempre estive no conforto do lar, mas tenho uma "sede" imensa de viagens, viver fora seria uma experiencia fantástica que gostaria muito poder ter. ( mas depois começam as perguntas, e o teu trabalho e a tua casa, e os teus filhos, e vais viver de que??? ) Pronto, fico.

    Adorei o blog. Já estou a seguir. Beijinhos

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)