Tuesday, August 19

Os tais banhos públicos


Deixa-me ver se percebi bem, existem pessoas que usam água perfeita para consumo e a deitam pela cabeça abaixo de forma a evitar ter que doar dinheiro a instituições? Vai de seguida e nomeiam uns quantos mais para não se sentirem sozinhos nesta palhaçada. Acredito, que a ideia de doar dinheiro é maravilhosa, aliás o ice bucket challenge, como é chamado nos EUA é suposto ser uma iniciativa de solidariedade, que começou com uma família de um bebé doente que pediu aos amigos para partilharem vídeos a tomarem banho de agua fria, com o objectivo de chamar a atenção e consequentemente aumentar os donativos para tratar a doença do filho. 

Até aqui tudo bem, mas o que 
se tem visto no nosso país é de longe um acto de solidariedade. Tenho a certeza que os vídeos de portugueses que vemos nas redes sociais (pessoas completamente anónimas) nem uma sequer deu o que quer que seja para ajudar. Aliás já cheguei a ver pessoas que o faziam porque não queriam pagar o jantar à malta. Tudo isto é uma forma de exibirem e conseguirem mais visualizações. Questiono-me quantas pessoas sabem o verdadeiro significado deste desafio. Querem ajudar? Óptimo, entreguem dinheiro directamente numa associação, da próxima vez que passarem por um sem abrigo não virem a cara e ajudem. Pensem antes de seguir os outros em manada. Só porque pensam que é engraçado e não querem ficar atrás. Estamos a gastar água, o bem mais precioso que temos  e que em muitos países não é dado adquirido como no nosso para compactuar em algo completamente ridículo. 

18 comments:

  1. Ainda não tinha lido nada tão inteligente sobre o assunto.
    Está tudo dito.
    Parabéns Princesa disseste tudo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já andava há algum tempo para escrever e hoje foi o dia!
      Beijinho minha querida :)

      Delete
  2. Concordo plenamente!
    Posso partilhar no meu blog? Digo que vim aqui buscar é claro. É que puseste as coisas de uma forma que eu não era capaz de fazer melhor.

    ReplyDelete
  3. Acho que já houve uma rapaz que se "revoltou" e fez isso mesmo que sugeriste, foi doar alimentos a sem abrigos.

    ReplyDelete
  4. Pois eu acho a iniciativa uma palermice pegada.

    ReplyDelete
  5. Boa Diana, assino tudo por baixo, que modas estupidas, ainda se trocassem os banhos por dar pao (ou qlqr coisa) aos sem abrigos na rua ou pessoas que precisam até eu entrava nisso. Bjo
    http://www.startlivinginstead.pt/

    ReplyDelete
  6. Não podia concordar mais contigo!!

    ReplyDelete
  7. isto é só mais uma prova que anda tudo em "manada". O outro faz, eu também faço; o outro tem, eu também tenho de ter...triste, portanto!!

    ReplyDelete
  8. Sem dúvida, acho que isto já atingiu uma dimensão que ultrapassa a solidariedade. Ridículo.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Concordo plenamete. A celebridades q o andam a fazer, ao q parece ainda doaram bastante dinheiro...
    E ao que parece o dinheiro esta a ir todo para a mesma associacao (EUA).
    Beijinho

    ReplyDelete
  10. Concordo plenamente contigo, isso de pagar "jantaradas" tornou-se ridículo.

    ReplyDelete
  11. Concordo! O que se tem visto é uma palhaçada. Já tinha comentado isso com colegas, mas acabei por ser chamada de antiquada.

    ReplyDelete
  12. resp: Não me vou esquecer!! Já ouvi dizer maravilhas e tenho mesmo de lá ir!! Especialmente agora que já passou a euforia da novidade.

    ReplyDelete
  13. adorei e concordo. ja te estou a seguir querida

    ReplyDelete
  14. Não podia concordar mais com o teu texto. A grande maioria das pessoas que vi a fazerem isso dos banhos públicos foi com o propósito de não pagarem um jantar à pessoa que as nomeou, nada tinha a ver com um ato de solidariedade. Se gravassem vídeos a dizerem que vão doar nem que seja 5€ a uma instituição e que vão não só poupar água como educar quem os rodeia para pouparem água, aí sim é que era um grande feito.

    ReplyDelete
  15. Também já vi nas redes sociais, pessoas que eu conheço bem, com este desafio para não pagar jantares à malta. Isso acho ridiculo. Mas pelo que percebi e li, não sei se é verdade ou não, o ice bucket challenge consiste em as pessoas quando deitam o balde de água gelado por elas abaixo sentirem as mesmas coisas que uma pessoa com a ELA sente. E supostamente é para fazerem isto e doarem na mesma, e não o que muitos fazem que pensam que por fazerem um banho público não tem que contribuir.
    Concordo contigo mas espero que à custa disto a instituição ou instituições consigam angariar dinheiro suficiente que precisam. Espero que não tenha ofendido ninguém com isto, foi só a minha opinião.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)