Wednesday, August 20

Entrevista: Portugueses nos EUA #2

Ana Rodrigues de Sousa, 29 anos,  nasceu em Viana do Castelo, tinha o sonho de ser bailarina profissional mas por motivos pessoais abdicou do sonho ainda na adolescência.
Sempre se interessou por arte e história, adora visitar museus e galerias de arte.
Considera que a sua maior qualidade é ser uma pessoa extremamente determinada e independente e como defeito, tem um feito muito particular, “não é qualquer pessoa que consegue lidar comigo, sou de extremos."
Assume-se uma cinéfila: “tenho uma lista de todos os filmes que tenho de ver, não é nada pequena, mas também não estou longe do fim…”, os clássicos (principalmente cinema europeu) são a minha fonte de inspiração em grande parte do meu trabalho.
Nova Iorque é de momento o seu palco de eleição, “ a cidade tem uma energia muito própria, contagiante, é o cenário ideal para absorver novas coisas, "aqui nunca me aborreço nem me sinto sozinha…"
Aos 19 mudou-se para o Porto para estudar cosmetologia, começou a trabalhar em agências de moda e comunicação, integrou mais tarde na Academia Make up Forever e era formadora em várias escolas e beauty advisor freelancer.
Paralelamente tinha o seu projecto pessoal organizava workshops de moda e acting por várias cidades do país, este contato direto e experiência em moda despertou o seu interesse pelo lado business.
Formou-se em Marketing e Comunicação e mais tarde em Fashion Merchandising no Citex, desde aí trabalha como Consultora de Moda, em Vendas diretas e estratégias de comunicação para algumas empresas.
Aos 27 mudou-se para Lisboa por motivos profissionais .
Recentemente decidiu fazer uma pausa na sua carreira profissional  e aproveitar um tempo só para si, para se descobrir, foi morar e estudar durante 3 meses em Nova Iorque.

Em que cidade e estado dos EUA vives?
Nova Iorque.

Há quanto tempo vives nos EUA?
1 mês e meio

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Era um desejo que tinha desde muito nova, sempre quis viver durante um tempo em Nova York, talvez por ser uma cidade muito influente e pela sua diversidade cultural.
Estava numa fase de estagnação e monotonia, a precisar de um novo desafio, um dia acordei e pensei “e porque não agora?”, decidi na própria hora, liguei a minha mãe e apenas contei a amigos mais próximos, inscrevi-me num curso que queria tirar também há algum tempo e que infelizmente não existe no meu país e em poucas semanas mudei-me para cá.

Qual a tua ocupação neste momento? Como é o teu dia a dia na cidade?
Estou a terminar o Fashion Business Program no Fashion Instituite of Technology, na especialidade de Trend Forecasting e também tenho aulas de Inglês.
Os meus dias são sempre muito agitados, as aulas ocupam grande parte do meu tempo, nos tempos livres percorro a cidade e tiro fotografias e apontamentos, parte do meu projeto passa por descobrir e analisar novas tendências em Nova York.
Depois vou aproveitar e tirar um tempo para mim, em Setembro recomeço as aulas de inglês e entretanto vou participar num projecto na minha área para o qual fui convidada.

Onde vives existem mais portugueses? 
Não conheço muitos portugueses cá, porque não moro nos locais onde existem as comunidades de emigrantes.
Estou a viver em Manhattan, com colegas da Faculdade, sou a única portuguesa no meu programa, convivo diariamente com pessoas dos 4 cantos do mundo, com hábitos e culturas completamente diferentes, o que torna esta experiência muito mais enriquecedora.


Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
Ainda é tudo muito recente, mas confesso que tenho saudades da minha família e amigos, falo todos os dias com eles.

Qual as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Pensava que as pessoas aqui eram mais frias, competitivas, o “cada um por si”, a verdade é que encontramos todo o tipo de pessoas na cidade, confesso que em pouco tempo cá recebi mais elogios e ajuda do que no meu próprio país, o que me surpreendeu bastante.

É fácil fazer amizade? Foste bem recebida.
No meu contexto foi fácil fazer amizades porque vim estudar.
Acho que para qualquer sítio que vás depende muito de ti para ser aceite e fazer amizades, sempre fui uma pessoa sociável e comunicadora, aqui tens de ter muita abertura porque lidas com pessoas totalmente diferentes todos os dias.
Até agora sou sempre muito bem recebida em qualquer lado da cidade, acho até no geral as pessoas mais simpáticas e bem dispostas do que em Portugal.

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
Não sou muito de percorrer os pontos turísticos que estão nos guias, é claro que fiz um tour para conhecer a cidade no início, mas prefiro explorar os locais secretos da cidade.
No entanto, gosto de visitar os museus e passear no Central Park ou High line ao fim de semana; para relaxar e almoçar a zona de Greenwich village,  para uma tarde com amigos o Soho pelas galerias de arte e pelas diversidade de lojas, e para uma pôr do sol início de noite os Rooftop Bars dos hotéis.

 Como descreves o cultura americana? 
É difícil conseguir descrever, é uma cidade com uma cultura tão ecléctica e plural.
O que mais gosto na cidade é da sensação de liberdade, aqui podes ser quem tu quiseres.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
No final de Setembro volto a Portugal por motivos profissionais a curto prazo, depois tenciono voltar para Nova York, talvez por um ano.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver /emigrar para os EUA.
Eu acredito que de certa forma nós criamos a nossa realidade…  
O meu conselho é:“corre atrás do teu sonho” sem pensar demasiado; as melhores decisões, tanto a nível pessoal como profissional, que fiz até agora foram sem pensar duas vezes.

Não cries limites com medos e preocupações, há dias bons e maus, mas amanhã é sempre um novo dia e a vida muda a cada segundo; sê persistente e nunca desistas perante um simples não.

Podem seguir a Ana através do Instagram @aplayofhotcouture













9 comments:

  1. Tenho-te a dar os parabens por esta rubrica :) é tão bom ver a coragem de quem decidiu arriscar e escolheu esse maravilhoso pais para morar :) Faz-nos sonhar e ter força para arriscar na mudança ;)

    Beijinho*

    ReplyDelete
  2. Adorei :) diz-me uma coisa és tu que realizas as entrevistas? é sempre bom ver gente com força e garra e nunca desistir :) beijinho

    ReplyDelete
  3. Adorei a entrevista Diana :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Mas que giraça da minha cidade. Rapariga inteligente!

    ReplyDelete
  5. U know u inspire me MY friend Ana!!! #saudades Filipa Térrio

    ReplyDelete
  6. Gostei muito da entrevista!! Cada vez mais encontro blogues que falam ou são escritos por bloggers que se encontram entre América e UK, principalmente. É óptimo para elas e para a cultura portuguesa que assim acaba por espalhar-se por vários continentes mas é péssimo para Portugal...

    ReplyDelete
  7. Gosto muito destas tuas entrevistas (: Parabéns !

    ReplyDelete
  8. Giras estas entrevistas. A Ana é da minha cidade e da minha geração, mas acho que não a conheço. Estudamos na ambas no Porto e trabalhamos a seguir em Lisboa. Engraçado.
    Tenho um casal de amigos a viver em NY, Um dia ainda os vejo aqui nas tuas entrevistas :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)