Friday, August 22

Diferença entre o programa de Insanity e T25


Para quem me segue no Instagram (bora lá seguir se ainda não o fazem @diana_santoss) tenho feito referencia aos meus dois treinos preferidos: Insanity e T25. Neste momento não frequento qualquer ginásio, faço apenas estes treinos e é com eles consigo manter-me saudável e em forma e o melhor de tudo: sem gastar um cêntimo.
Por email perguntaram-me qual o programa que aconselho para quem nunca fez exercício ou está assim meio que enferrujado. E é por isso que decidi escrever este post com uma análise destes dois programas.

Insanity vs T25: Duração
Existem muitas semelhanças quando comparamos o Insanity e o T25, mas claramente a grande diferença está na duração dos vídeos. No Insanity os vídeos tem uma duração entre 40 a 70 minutos seis dias por semana. Isto pode ser um problema para quem tenha os dias muito ocupados e seja difícil treinos tão longos todos os dias. Por sua vez, o T25, como o próprio nome indica são treinos de 25 minutos, cinco vezes por semana. Este programa é mais acessível, mesmo para quem tenha pouco tempo para treinar (quem é que não tem 25 minutos do seu dia para cuidar do corpo?). A duração do programa também difere, o Insanity tem a duração de 60 dias, ao passo que o T25 são 10 semanas, o que faz sentido, uma vez que os treinos são mais curtos e é necessário mais tempo para ver os resultados desejados.

Insanity vs T25: As diferentes fases
O Insanity, tal como mencionei tem a duração de 60 dias e é dividido em três partes diferentes. Temos o primeiro mês, uma semana de recuperação (recovery week) e o segundo mês. No primeiro mês os treinos tem uma duração de 35 a 45 minutos. E os intervalos de treinos baseiam-se em cerca de 3 minutos de treino intenso, seguidos de 30 segundos de descanso. No segundo mês, as coisas mudam um pouco, pois o objectivo agora é aumentar a resistência e tonificar.  Os exercícios têm a duração de 5 minutos e no final de cada set tem sempre um exercício extra.

O T25, divide-se em três fases: Alpha, Beta e Gamma. A fase Alpha foca-se na resistência e no cardio. A fase Beta aposta em exercícios que trabalhem os abdominais e pernas, criando ao mesmo tempo resistência e a fase Gamma aumenta a resistência e agilidade. Na minha opnião o T25 é um programa para ser feito consoante as nossas necessidades, por exemplo eu "saltei" a fase Alpha, porque achei que os exercícios eram bastante lentos e não me levavam ao limite, tipo suar ate não puder abrir os olhos.

Insanity vs T25: Equipamento necessário
Na minha opinião esta é uma das grandes diferenças entre estes dois programas. Com o insanity não é preciso qualquer tipo de equipamento, embora um tapete e yoga seja recomendado. Por outro lado, com o T25 é necessário o uso de pesos. Para não termos gastar dinheiro a comprar os pesos, podemos fazer com um pacote de arroz ou uma garrafa de litro e meio, por exemplo.

T25: Exercícios modificados 
O Insanity não tem qualquer tipo de exercícios modificados ou alternativos. Em certa forma, porque se assim fosse, os treinos não seriam tão intensos como são, mas muitas pessoas preferem uma versão menos intensa do exercício em vez de pararem porque não conseguir acompanhar.
Se a pessoa em questão não estiver em forma ou com muito peso a mais vai acabar por parar imensas vezes durante o treino, tornando-o menos eficiente.
Foi a pensar nisso que o T25 apresenta exercícios modificados. Por vezes o ângulo da câmara não é o melhor e não é possível ver claramente essas modificações, mas o facto de saber que existe outra opção àquele mesmo exercício deixa-nos mais à vontade.
Este exercícios modificados são óptimos para:
 - Quem já não treina há muito tempo ou nunca treinou;
 - Quem tem problemas de joelhos e articulações.

Insanity vs T25: Qual o resultado que se pode esperar?
A pergunta que não quer calar, mas que também é muito subjectiva de ser respondida.
O Insanity funciona muito bem para perda peso. Para aqueles que dão o máximo em cada treino, seguindo sempre uma dieta saudável é possível perder peso. Eu sou a prova que consegui perder 8kg.(Podem ver a experiência aqui)

Com o T25 é possível também perder peso e principalmente tonificar os abdominais e pernas. Quando faço este treino não é como o intuito de emagrecer, uma vez que já atingi o meu peso ideal. Por isso, não vos sei dizer se é possivel perder bastante peso com este programa.

Em ambos os programas é possível perder peso, mas claro, que vai depender do esforço e empenho de cada um. É preciso dar o nosso melhor em cada treino, terminar com a sensação de dever cumprido.

Insanity vs T25: Qual o melhor para principiantes?
Na minha opinião quem nunca fez exercício físico, tem uma vida sedentária ou já não treina há muito tempo o T25 é a melhor opção. Os vídeos são mais curtos e a intensidade não é tão elevada (se começar na fase Alpha), para além disso tem a opção dos exercícios modificados. Depois de algumas semanas neste programa se acharem que querem algo um pouco mais puxado, podem passar para o  Insanity.

Em suma, ambos são ÓPTIMOS programas e quando conjugados com uma alimentação equilibrada, sem duvida que vão obter os resultados desejados. Como é óbvio não esperem milagres da noite para o dia ou fazer os treinos e a seguir enfardar um Big Mac, não vai resultar. É preciso ter muita força de vontade e quando começarem a ver os resultados, não vão querer parar.


Resultados com o programa T25


Resultados com o programa Insanity 


Espero que este post ajude e se tiverem alguma questão ou dúvida podem enviar email. Dig Deeper :)


5 comments:

  1. Estou a fazer o insanity há uma semana e fico de rastos...mas estou a gostar! Sou sincera,não consigo acompanhar tudo tudo, mas faço o tempo que consigo. Espero que haja resultados e é ótimo para esvaziar a cabeça. Obrigada pela inspiração. beijinho

    ReplyDelete
  2. Dê mais intensidade na fase Alpha e já vai custar mais... quanto treinar para suar, n faz mt sentido ou ate sentido nenhum pq o suar é só perda de água e sais minerais. Concordo, são dois bons planos de treino, tem acho q o t25 é melhor para iniciar mas, atenção a lesões de repetição e fadiga,e dos impactos dos saltos (pLiometria). E cm diz, alimentação é fundamental. Cm ambos são treinos que se baseiam no treino intervalado, pulsações no máximo, grande queima de calorias. Só uma opinião, nada de crítica... excelente trabalho. Parabéns

    ReplyDelete
  3. Onde é que podemos ver os vídeos do insanity? :) Vi uma apresentação e fiquei logo motivada!!

    Filipa

    ReplyDelete
  4. o Shaun T é a minha paixão... Tenho de voltar ao insanity, consegui ficar bem mais riginha só em três semanas de trabalho "com" ele :)

    ReplyDelete
  5. Agora acho super interessante ler sobre o insanity... reviews, dicas, apreciações, reparos sobre exercícios, discussões, comparações... Especialmente diários :) em inglês há imensa informação...
    Falta-me só uma semana para acabar :) gostei muito! E noto melhorias em alguns exercícios... Gosto disso :)
    Também já estive a ver o Insanity: the asylum e parece-me muito bom... E difícil :) mas gostava de fazer... Também o P90X. O T25 não me atrai assim taanto, mas talvez faça no próximo Verão e complemente (dá tempo para correr mais, yay!).
    O T25 não compensa assim tanto o tempo de treino com a duração do programa, são mais uns 7 dias... Se tirares os rest days que tem a mais que o Insanity fica mais ou menos igual. Mas isso não quer dizer nada, pode ser mais intenso, não se pode avaliar só pela duração, apesar de esta também ser importante.
    Parece um programa mais fácil de encaixar na rotina :) de qualquer das maneiras não espero que um programa de treino vá mudar completamente a minha vida, resistência, força e composição corporal - apenas que me canse e me faça evoluir :) acho que algumas pessoas ficam desiludidas porque com tanta publicidade acham que tinham de ficar com um 6 pack e todos tonificados (claro que o objetivo do público-alvo não é propriamente a saúde e condição física :P). Ajuda, mas é como outro treino qualquer - sozinho não faz nada :P
    Gostei de ler o post :) faltam posts assim em português! :)

    Ps: subscrevo isso do suor. Tenho de encharcar completamente a camisola e ficar com pingas a escorrer ou não dá. Pode não ter grande significado (não é gordura derretida como já ouvi :P), mas diz que me esforcei. E não é a mesma coisa não chegar ao fim assim ;)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)