Tuesday, June 24

Conversas

 Quando o avião aterrou em Lisboa todos os passageiros começaram a bater palmas (incluindo eu). Um senhor sentado ao meu lado respira fundo e diz:

Detesto que batam palmas quando o avião aterra.
Porquê que diz isso?
Ninguém bate palmas quando faço o trabalho que sou suposto fazer. Porquê que havemos de bater palmas quando os pilotos fizeram exactamente o que deveriam ter feito. Será que era porque estávamos a espera que o avião caísse e felizmente conseguimos aterrar são e salvos?

Fiquei a pensar no assunto por alguns minutos. Em todos as viagens que faço sempre existe aplausos no final, a meu ver porque a nossa vida depende do piloto e há um certo alivio quando aterramos, e digamos que pilotar um avião tem que se lhe diga.

8 comments:

  1. Então temos de passar a bater palmas ao controlador aéreo, ao médico, ao bombeiro, ao enfermeiro...aos senhores que fazem a manutenção de pontes e de elevadores...eu por acaso concordo com o senhor:)

    ReplyDelete
  2. Realmente o senhor tem a sua logica mas como é um trabalho sim estamos vivo não estamos mortos é normal as pessoas gostarem de aplaudir nas aterragens secalhar ninguem pensa nisso só o faz por tradição... mastambem nos agarramos aos medicos se uma cirurgia difícil corre bem

    ReplyDelete
  3. Sou das que nunca bate palmas, até acho ofensivo para o piloto, parece que não confiamos na sua capacidade a levar-nos a bom porto e que batemos palmas para agradecer por estarmos vivos. Mas respeito quem o faça.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. das poucas vezes que andei bati palmas por estar viva. não para o comandante.

    ReplyDelete
  5. Olá. Quando viajava para o Funchal, era costume bater-se palmas pois a aterragem era sempre muito difícil (acho que continua). Já agora obrigada pelo teu elogio no meu blog. Beijos

    ReplyDelete
  6. Não bato palmas mas sinto o tal alívio. Para a Madeira então até tenho vontade de bater palmas...principalmente quando há vento. Acho que os pilotos estão a fazer o seu trabalho, mas suponho que muitas das opções a serem tomadas no momento da aterragem tenham também a ver com a habilidade/experiência do piloto e não deixa de ser uma enorme responsabilidade.

    ReplyDelete
  7. Nunca andei de avião, acho engraçado isso de bater palmas... A minha prima falava-me dosso. Teria algum receio, por isso não acho que não quereria saber se as palmas são idiotas ou não, mas sim se sobrevivi :P
    As salvas de palmas qualquer dia servem para tudo :) Mas é uma boa forma de "celebrar", nada é completamente seguro. Acho que é exatamente isso - uma forma de comemorar uma viagem segura, já que, ainda que não sejam assim tão frequentes, os acidentes existem - e quando existem não são brandinhos. Não acho que seja uma forma de congratular o piloto, quanto mais de agradecer. Não é uma questão de lógica... É mais uma alegria por vivermos :) E para outras profissões há outras formas de demonstrar gratidão, embora às vezes se possa ser injusto. É só porque esta é uma situação mais delicada :)
    ...Ou então é melhor plantarmo-nos mesmo em hospitais e dar uma salva de palmas para as cirurgias concluídas. Também começamos já hoje e faço um espetáculo quando vier o camião do lixo ;)
    (Por essa lógica bater palmas num cinema é desadequado porque os atores/realizadores/... estavam a fazer o seu trabalho, não é? :P o mesmo em teatros/concertos/...)

    ReplyDelete
  8. Eu já comentei o mesmo que esse senhor n vezes (se bem que "detestar" também é exagerado). Não acho que o trabalho deles seja mais importante ou difícil que muitos outros que não são aplaudidos. Estão a fazer aquilo para que lhes pagam.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)