Thursday, May 22

Importância do pós treino

Quando terminamos o treino é importante recuperar a energia gasta. Muitos pensam que o melhor depois de treinar é não comer nada e nem imaginam o grande erro que estão a cometer. E é ai que mora o grande perigo: elas não sabem que irão demorar muito mais tempo para atingir qualquer resultado sem um bom pós treino. Depois de um treino intenso o nosso corpo necessita de uma quantidade adequada de calorias, hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais, de forma a conseguir recuperar. Desta forma, muitos elegem o batido de whey como forma de recuperação, sem terem noção que a proteína por si só não é capaz de oferecer todos os nutrientes necessários. É necessário também uma dose de hidratos de carbono. Sim, hidratos de carbono, nada de entrar em pânico com medo de engordar. Na verdade, os carbo hidratos são a principal fonte para fornecer energia de acordo com o peso corporal e a intensidade do exercício, ou seja é fulcral para conseguir aguentar um treino pesado e para repor tudo o que foi gasto. O crescimento muscular dá-se durante o descanso e alimentação e não durante o treino, como muitos pensam. 
Por vezes quando nos prolongamos mais no treino sentimos fadiga. Esta fadiga está relacionada com a redução do nosso armazenamento de glicose, que consiste no nosso combustível primário para as actividades prolongadas de media e alta intensidade e que está armazenado nos músculos e no fígado. Desta forma, a nossa primeira preocupação logo após terminar o exercício deve ser repor essa glicose perdida. 
Se no período logo após terminar o treino não recuperar a sua reserva energética, vai converter e formar a glicose necessária através da proteína. Ou seja, se não oferecermos ao nosso corpo os hidratos de carbono necessários ele irá retirar da proteína. Desta forma, é de grande importância consumir uma fonte de hidratos de carbono com uma fonte de proteína após terminar o treino. 



6 comments:

  1. Olá Diana!
    Costumas fazer exercicio logo de manhã antes de ir para o trabalho pelo que vi no blog. Tomas um pequeno almoço reforçado antes do treino e depois também fazes sempre a refeição pós treino?

    ReplyDelete
  2. Informação muito importante! :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  3. Não fazia ideia de que era assim tão importante.
    Se puderes dá uma espreitadela e mais uma vez obrigada querida - http://mundoencantadodaanita.blogspot.pt/2014/05/insanity-workout.html

    ReplyDelete
  4. Obrigada pelo apoio! Dos 85kg que tinha antes da minha "wake up call" já mandei 9kg embora. Com descontracção, sem stress, sem pressões e sem dietas loucas. Cada vez sinto-me mais motivada e, mais importante, cada vez sinto-me melhor comigo por estar a voltar aquilo que era. Obrigada pela tua ajuda. Podes não ter consciência disso mas o teu exemplo e as partilhas no blogue ajudaram-me mesmo muito e neste caso não é exagero dizer que contribuíste para mudar a minha vida. Nem sei como te agradecer por tudo mas aqui fica outro enorme muito obrigada e um grande beijinho.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)