Saturday, April 12

Segunda feira sem carne



Perguntaram-me noutro dia e se eu não quiser ser vegetariana apenas reduzir o consumo de carne, existe alguma maneira eficiente de o fazer? Claro que sim! Existe um sem fim de opções que estão ao nosso alcance. Cada vez mais as pessoas se estão a tornar conscientes de que o consumo animal não é de todo eficiente e que existem outras formas - mais saudáveis, de atingir as calorias diárias necessárias, através de uma dieta proveniente directamente do que o solo nos dá.

Desta forma, a pensar em todos aqueles que não querem tornar-se vegetarianos, mas sim apenas reduzir o consumo de carne, foi criado a Segunda Sem Carne. Já existe nos EUA desde 2003 e recentemente tem vindo a expandir-se para outros países. Esta campanha propõem-se a consciencializar as pessoas sobre o impacto da carne na nossa alimentação, meio ambiente, saúde, e animais, convidando a pelo menos uma vez por semana optar por uma opção vegetariana. 

Benefícios da redução do consumo de carne

Reduz o risco de sofrer de cancro. Centenas de estudos são feitos todos os anos que provam que o consumo de frutas e vegetais reduz o risco de cancro. O consumo de carne está altamente relacionado com o cancro do cólon. 

Reduz as doenças de cardiovasculares. Um estudo feito pela Universidade de Harvard revelou que substituir a gordura saturada (carne e derivados) por alimentos ricos em gordura poli-saturada (vegetais, nozes e sementes) reduz o risco para 19%.

Combate os diabetes. O consumo de carne aumenta em mais do dobro o  risco de contrair diabete tipo 2. 

Ajuda a perder peso. Pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou baixa em consumo animal conseguem reduzir a gordura muito mais rapidamente. A longo prazo previne o aumento de peso. 

Aumenta a longevidade. O consumo de carne e processados está amplamente relacionado com o aumento da mortalidade em doenças como cancro e do coração. 

Mais energia e saúde. O consumo de grão, vegetais e fruta resulta num aumento de fibra, proteína, zinco, ferro, magnésio e reduz a gordura saturada. 

Como vêem só boas razoes para pelo menos uma vez por semana não comer carne. Quer seja pela nossa saúde, meio ambiente ou animais (ou pelos três) são pequenas alterações que fazem a diferença. E se virmos bem não estamos a reduzir, mas sim a aumentar a qualidade da nossa saúde e prosperidade do planeta.

[Segue um excerto do artigo que saiu no jornal Sol acerca desta iniciativa e ao consumo excessivo de proteína]

Proteínas a mais, saúde a menos
A carne e o peixe não são obrigatórios no prato, «menos ainda a todas as refeições e nas quantidades exageradas a que estamos habituados», reconhece a nutricionista Inês Gil Forte. A própria dieta mediterrânica vai mais longe do que esta campanha ao recomendar carne branca ou peixe «apenas duas vezes por semana e carne vermelha menos de uma vez por mês. Quanto aos ovos, até quatro por semana». As refeições devem girar «em torno dos produtos hortícolas», defende a nutricionista, «da combinação de cereais e leguminosas, que têm uma excelente concentração de aminoácidos».
Voltar ao arroz com feijão, às saladas de grão, às lentilhas e optar por cereais integrais e frutos secos é uma boa escolha à mesa.
«Ainda persiste a ideia de que apenas comendo grandes quantidades de carne ou peixe se consegue obter a proteína necessária e ter saúde, o que não é, de todo, verdade», assegura a nutricionista. Cada vez mais, a carne surge associada ao risco de desenvolver doenças cardíacas e vários tipos de cancro.

Podem encontrar mais informação acerca do movimento aqui e receitas

3 comments:

  1. Eu gosto muito da iniciativa! E é bastante bem sucedida :)
    O nome é que fica melhor em inglês :P e gosto da ideia de pôr animais fofinhos na imagem para incentivar a redução do consumo de carne. Fico sempre escandalizada quando uma embalagem de fiambre ou assim tem um desenho de um porquinho de olhos grandes.

    ReplyDelete
  2. Esta iniciativa é muito boa. Por acaso não como proteínas animais todos os dias, não sou vegetariana mas não ligo muito a carne e há animais que nem como, como coelho ou cavalo...até me arrepia só de pensar. Era giro que em Portugal houvesse muita adesão a iniciativas deste género, mas é difícil mudar mentalidades.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)