Tuesday, March 4

Brownies Saudáveis


A primeira vez que experimentei brownies estava em NY  e adorei, principalmente se for servido com uma bola de gelado. É de chorar por mais. Claro está, que os que são vendidos em lojas ou servidos em restaurantes são tudo menos saudáveis. Repletos de açúcares refinados, farinha branca e super processados. Na altura comia e nem sabia muito bem o que estava a comer, se sabia bem era o mais importante. Nesta minha longa jornada onde emagreci e adoptei um estilo de vida saudável, os brownies e outros bolos industrializados já não fazem parte da minha dieta. Mas, isso não quer dizer que não sinta saudades de os comer. 

Este fim de semana a vontade foi imensa e decidi tentar fazer algo saudável que fosse sem glúten, sem açúcar e vegan ( sem derivados de animal). 

Ingredientes
( para uma forma rectangular pequena)

200g de flocos de aveia
200g de farinha de amêndoas ( ou outra farinha)
0,50ml de leite de amêndoas ( ou outro leite/agua - preferência sem lactose)
400g de tâmaras ( cerca de duas embalagens)
200g de cacau sem açúcar
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de manteiga vegetal
2 colheres de sopa de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de fermento
1 pitada de sal

Modo de preparação 

1. Aquecer o forno a 180 graus. Comece por combinar os ingredientes secos ( farinhas, fermento e sal, excepto o cacau) num recipiente. Num processador de comida ( também conhecido por 1,2,3) adicionar as tâmaras, agua, cacau, baunilha, manteiga vegetal e manteiga de amendoim até apresentar uma consistência suave. Se for preciso adicione um pouco mais de agua. 

2. Colocar a massa numa forma rectangular anti aderente com uma folha de papel vegetal (de preferência) e vai ao forno por cerca de 30 minutos a 180 graus. Baixar para 150 graus e cozer por mais 30 minutos nesta temperatura. Retire do forno e deixe arrefecer. Pode colocar um topping que desejar. Eu coloquei raspas de chocolate com 80% de cacau ( pode colocar raspas de coco, amêndoas laminas, sementes de chia). Colocar no frigorífico por 2 horas. 

Espero que gostem :) 

4 comments:

  1. Olá Diana :) os brownies ficam muito secos?

    Obrigada pela receita. Sílvia

    ReplyDelete
  2. Bem, o sabor não sei, mas o aspeto está fantástico, igual aos super calóricos. Obrigada pela receita, tenho que experimentar.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Também já fiz brownies "saudaveizinhos", por duas ou três vezes, mas nunca experimentei feitos! Lá está, é uma daquelas coisas pouco usadas em Portugal...
    Parecem mesmo bons!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)