Thursday, February 27

Snacks saudáveis


Comer um snack antes ou depois das refeições principais não precisa de ser feito a medo. Existem variadíssimas opções saudáveis, fáceis de preparar e práticas para levar onde quer que vamos. Tenho sempre na minha carteira nozes, amêndoas ou uma "barrita" (sou eu que faço as minhas barras de cereais), pois por vezes não sei como vai ser o meu dia e não gosto de passar mais de 3h sem comer. O facto de trazer comigo sempre algo saudável para comer evito cair na tentação de comer um bolo numa pastelaria. Os snacks trazem bastantes benefícios para o nosso organismo, como por exemplo a manter o peso desejado.

Comer a cada 2 horas ou 3 horas dá-nos energia suficiente para aguentarmos até à próxima refeição. Evite comida com açúcar processado, como por exemplo doces, bolos, guloseimas, porque este tipo de alimentos apenas dá uma energia momentânea e depois do pico de energia se desvanecer nos sentimos  muito mais cansados e com vontade de comer mais.

Qual a melhor altura para o fazer?   
É claro que não se deve comer um snack um hora antes ou depois de uma refeição. Deverá ser feito um pela manha, dependendo da hora a que se levanta e um snack na parte da tarde (o chamado lanche).

Qual o melhor local para o fazer?
Não só é importante o que comemos, mas também onde o fazemos. Não é aconselhado comer em frente à televisão ou dentro do carro. O melhor mesmo é comer à mesa e saborear cada momento dessa refeição. Isto porque o nosso sistema psicológico tem um impacto enorme na forma como o nosso organismo vai absorver a refeição. Quando comemos em frente à tv ou a ler uma revista o nosso corpo não tem a noção de que estamos a ingerir comida e rapidamente passamos a ter fome outra vez.

Algumas sugestões de snacks saudáveis 

Fruta + oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha)
Fruta + proteína (gelatina, iogurte, queijo fresco)
Tomate com queijo fresco
Banana com manteiga de amendoim e canela
Aveia com fruta
Batido de fruta ( ex. morangos) com leite de amêndoa
Papaia com sementes de chia e nozes
Bolacha de arroz integral sem sal com geleia sem açúcar

5 comments:

  1. Trago sempre um snack na mala! Além da marmita habitual com o almoço/snacks do dia, tenho sempre um pacote de bolachas integrais de reserva!

    Disso tudo só me falta provar a banana com manteiga de amendoim!
    Excelentes dicas!

    ReplyDelete
  2. Também acho melhor ter um snack saudável do que estar cheia de fome e atacar a 1ª bola de berlim que aparece à frente. Amanhã vou comprar morangos, é a única coisa que me falta para fazer aquele parfait maravilhoso do teu post de há uns tempos atrás. Mortinha por experimentar.
    Jitos!!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Aaaah essa imagem no feed está a matar-me! Quero manteiga de amendoiiiiim!
    Eu também como snacks de manhã e à tarde, mesmo porque caso contrário morro de fome :P

    ReplyDelete
  4. Adorei, muito obrigado pelas dicas querida :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)