Sunday, December 29

Como perdi 8kg e mudei o meu estilo de vida

Então vamos lá ao post que mais tenho recebido pedidos. Muita gente me pergunta acerca dos vídeos de Insanity Workout que me fizeram perder os 8 quilos. Quando criei este blog fiz um post relativo a este tema. Mas, como tem surgido questões, quer por comentários, email e Instagram decidi fazer update desde que mudei o meu estilo de vida até agora.

Sempre fui uma pessoa preocupada com tudo aquilo que comia e ia ao ginásio pelo menos 4 vezes por semana. No entanto, eu não sabia muito bem o que andava a fazer. É certo que não comia junk food, não bebia refrigerantes ( pela questão de que nunca gostei) e exercitava-me. Pensava eu que estava a fazer tudo direitinho. Não engordava, mas também não conseguia perder aquele pneuzinho que com roupa não se nota, mas que está sempre lá.

Como típica portuguesa o jantar é a refeição mais importante, até porque era ao jantar que estava a minha família toda junta. A minha mãe que é uma cozinheira nata e presenciava-me sempre com ótima comida, mas carregada de hidratos de carbono (massa, arroz branco, batata). Tudo isto pouco antes de ir dormir. Ora, toda aquela comida deliciosa ia armazenar-se no barriga. O meu dia a dia era ir ao ginásio e depois deliciar-me com esses manjares, ou seja a barriguinha nunca desaparecia.

Eu pensava que não havia solução, que era hereditário (santa ignorância) e que tinha que me aceitar com a barriga de cachalote que me foi dada. Pensava eu que os meus hábitos eram saudáveis. Ao pequeno almoço comia cereais com leite de soja, longe de mim saber que os cereais que se descrevem como tendo fibra estão carregados de açúcar. Alias, devemos fugir a sete pés de todos os cereais que tingem o leite. Não bebia muita agua, pois nunca pensei que um dos grandes fatores impeditivos de obter uma barriga mais lisa é através da hidratação. Passava muitas horas sem comer, pensando eu que assim iria emagrecer. Mas era um erro tremendo, pois chegava ao final do dia e comia por dois.

Nuca tive que me preocupar em ir ás compras, pois isso era feito pela minha mãe. Nunca tive muito a noção dos produtos mais saudáveis que existiam.

Como já referi ao longo deste blog. O que me trouxe a NY foi um intercâmbio que fiz em 2010. Nesse intercâmbio vivi por um ano com uma família americana. Esse ano foi terrível em termos de alimentação. Eles não cozinhavam em casa, a comida era encomendada e era sempre ou comida chinesa, indiana ou italiana. Tudo muito pouco saudável. Mas, nesta altura eu não queria saber se fazia bem ou mal, eu queria era experimentar todo o tipo de comida. Esta família não era de todo saudável. Fruta nem vê-la. Quando faziam comida em casa era quase sempre enlatados ( sopa, massa). E eu tinha que aceitar. Alias, eu sai de Portugal sem saber cozinhar. Então, os enlatados eram a única solução.

Comecei a engordar, como é obvio. Inscrevi-me num ginásio e ia todos os dias. De nada serviu. Era capaz de passar quase duas horas na passadeira. E a seguir ia para casa comer a mesma comida.  Nesse ano engordei quase 10kg. Lembro-me que quando falava no Skype com os meus pais só mostrava da cabeça para cima porque me sentia muito mal com o peso que tinha ganho. As roupas deixaram-me de me servir, mas eu não comprava o número acima. Sempre vesti o 36 e só de me imaginar a ter que vestir o 40 deixava-me de rastos. Sentia que se comprasse roupas mais largas estava como que a compactuar com o meu corpo, e eu não queria isso, pois sabia que iria ser uma situação temporária.

Quando terminei o intercâmbio e decidi ficar em NY a estudar foi quando a minha vida deu uma reviravolta. Viver por minha conta fez com que tivesse que aprender a cozinhar. E se era a minha única solução, porque não aprender a cozinhar refeições saudáveis. Na altura passava um anúncio de um programa de exercícios para serem feitos em casa. Prometia em 60 dias emagrecer e ganhar massa muscular. Nunca acreditei neste tipo de publicidade. Mas, aquela em particular chamava-me á atenção sempre que via. Eram vários vídeos de cerca de 45 min em que era utilizado uma técnica de exercício chamada HIIT ( high intensity  interval training) que é como quem diz exercícios de alta intensidade conjugados com períodos de repouso ( cerca de 30 segundos)ou baixa intensidade. Ao contrário da ideia o preço não me atraia nada. Pedi a um amigo e ele conseguiu fazer o download de todos os vídeos, incluindo os mapas de treino e dieta.

Dediquei-me a 100%. Fazia os vídeos todos os dias ( só se tem um dia de descanso) e comia de forma saudável. For por esta altura que criei a minha pagina no Instagram e que comecei a ver que existia todo um mundo de fitness e nutrição. E tal como eu centenas de pessoas se encontravam a fazer os mesmo vídeos de Insanity. Foi como um ponto de encontro em que partilhava os meus resultados e via os resultados dos outros. Tal como o nome do programa indica, os vídeos são muito intensos eu chegava a ficar com toda a minha roupa a pingar de suor. Logo a partir da segunda semana comecei as ver as calças a ficarem mais largas e o peso a descer. Claro, que tinha dias em que não me apetecia fazer aquilo, mas lembrava-me no longo caminho que tinha percorrido e isso dava-me força para continuar. No final do programa emagreci 8kg e cheguei aos 55kg, peso que já não tinha desde os meus 20 anos ( rondava sempre os 56/57kg). Depois de terminar o programa de 2 meses há quem faça uma segunda vez. Eu não o fiz porque já tinha atingido o peso ideal, para além de ter perdido aquela barriga proeminente. Para ser sincera já estava um pouco farta de fazer os mesmos exercícios. Pouco tempo depois mudei-me para onde estou agora e maravilha das maravilhas tenho um ginásio mesmo em frente à minha casa. Criei um plano onde faço cárdio e musculação. O meu objetivo não é aumentar, mas sim manter e tonificar.

Foi principalmente a partir do momento em que atingi o peso desejado que a minha alimentação e estilo de vida mudou completamente e ainda continua dessa forma. Claro, que tem dias em que como algo que não é assim tao saudável, mas como se costuma dizer não e uma refeição menos saudável que te vai fazer engordar, assim como não é uma única salada que te vai fazer emagrecer.
Da minha dieta fazem parte:

- arroz integral
- massa integral
- beber cerca de 3 litros de agua
- Chá verde (muito)
- ter pelo menos 5 a 6 pequenas refeições ao dia
- beber sumos de vegetais e fruta em jejum
- Substitui a batata branca pela doce
- Não como nada processado ( sumos, batatas fritas, bolachas)
- Pão ( passo imensos dias sem comer pão, mas quando o faço dou preferência ao de farinha integral)
- Substitui o açúcar pela stevia.
- Como muita sopa ( sem batata)

Agora como estou em Portugal não vou ao ginásio e a minha alimentação mudou um pouco. Cá em casa tenho de seguir as regras da mãe, embora já comecei a fazer algumas alterações. Por exemplo de manha tomamos todos o sumo de vegetais em jejum. O facto de não ir ao ginásio tem-me atormentado um pouco, porque para quem esta habituado é difícil quebrar a rotina. Vou fazendo alguns vídeos de Insanity em casa e vai dando para queimar algumas calorias.

Resumindo: viver sozinha num país diferente fez-me muito mais consciente em termos de alimentação e exercício. Sinto-me melhor agora de que quando tinha 20 anos. Todos os dias aprendo algo diferente e tento sempre melhor. Tal como se diz isto não é uma dieta, mas sim um estilo de vida que decidi seguir e que só me arrependo de não o ter começado antes.
Espero ter ajudado com este post:)
Para ais fotos e ideias saudáveis sigam o meu Istagram @diana_santoss


Resultado quando terminei o programa de 60 dias





Resultados de quem também fez este programa


Tal como mencionei para mim não é uma dieta mas um estilo de vida saudável








60 comments:

  1. Poças...fiquei te a admirar depois de ler este post...como consegues não comer bolachas e beber 3 litros de agua por dia??? A mim custa me imenso beber 1,5 l por dia...como conseguirei beber 3l?agora outra pergunta...(desculpa a minha ignorância) porque n se deve beber sumos naturais as refeições e sim em jejum!??beijocas
    P.S- estas com um corpo fantástico!!!

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada minha querida:) Beber os sumos em jejum faz absorver os nutrientes na sua totalidade. Depois de tomar espero cerca de 20 min e tomo o pequeno almoço.

      Beijnho!

      Delete
    2. Tens toda a razao!!! Eu ca em casa tambem faco o mesmo, bebo sempre ao levantar um copo de agua morna com 2-3 gotas de limao ou sumos naturais " mais no verao" em jejum e so depois passado 20-30 min. e que tomo um bom pequeno almoco. :) tambem bebo muito cha verde, e tendo beber o mais possivel de agua. Nao bebo refriferantes e tento comer o mais saudavel possivel. O meu problema e que sou muito gulosa. hehehe ah e apesar de adorar fazer caminhadas o que sinceramente tem sido impossivel estes ultimos dias com o frio imenso, nao vou ao ginasio, em contra partida acho que ate me mexo bastante quando estou em casa com a minha bebe ela faz me correr hehehe e depois tambem tenho sempre imenso que fazer ca em casa subir escadas, descer escadas... Parabens pelo post so agora e que vi. Muito bom mesmo! Obrigada pela partilha sempre bom partilhar dicas umas das outras. :)
      beijinho grande

      Delete
  2. Se vires o meu instagram eu sou magra mas, mesmo não se vendo, eu tenho alguma barriga e tenhonfeito alguns exercícios para a reduzir e tonificar rabo e pernas. Uma vez que, pela tua experiência, esse programa resulta, então eu também vou fazer!

    ReplyDelete
  3. Força de vontade é o principal... gostei da parte da barriga de cachalote:)
    P90X com HIT melhor coisa para perder peso:)

    ReplyDelete
  4. Gostei de conhecer a tua história. Parabéns pelas mudanças, por ter aprendido sobre alimentação saudável e a cozinhar.

    ReplyDelete
  5. parabéns pela conquista e pela força de vontade!

    ReplyDelete
  6. Ai vais? Então o que vai acontecer para acabares o ano com um sorriso de orelha a orelha? :D*

    ReplyDelete
  7. Eu fiz hoje um dos vídeos desse programa e transpirei que me fartei! Mas realmente gostava muito de fazer o programa específico e vi que têm para begginers também. Será que há alguma possibilidade de o teu amigo te voltar a dizer onde foi buscar o programa para eu poder fazer o download? Se ele tivesse um link é que era!
    É que realmente tenho uma barriga mesmo feia :(

    Realmente sofrestes alterações e estás tão bem assim!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou tentar arranjar o link de novo. Já perguntei ao meu amigo:)

      Delete
  8. wooow.. grande força de vontade :)
    eu por acaso há duas semanas fiz exercício em casa, andar de bicicleta durante 1hora e beber batidos ao lanche e reduzir nos doces.. o que me fez perder 1kg em duas semanas :) fiquei feliz, aliás, sempre fui de perder e aumentar peso facilmente! mas adorei as tuas dicas :3

    beijinhoo ♥

    ReplyDelete
  9. Pronto, já te enviei um e-mail :) Vou ficar à espera de uma resposta ;), beijinho*

    ReplyDelete
  10. Sabes se o teu amigo ainda tem o link dos vídeos? *.*

    ReplyDelete
  11. Bom dia! Bom Ano! Cheguei aqui através do blogue da querida Suricate!!! Eu própria estou a fazer uma mudança de estilo de vida...é precisamente isso que lhe chamo...não se trata de uma dieta...engloba todos o setores da minha vida para a tornar mais saudável e aumentar a sua qualidade...Este post foi muito interessante e motivador para mim...acho que vou aprender muito por aqui e por isso vou ficar a seguir...posso?? Parabéns pela força e pelos resultados alcançados!!!
    Bjs
    Maria

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que sim minha querida! É tao bom saber que sirvo de motivação:) Espero ajudar!

      beijnho
      Feliz 2014

      Delete
  12. Diana, excelente testemunho.
    Identificaste o problema, encontraste uma solução e metes-te mãos à obra… sozinha!
    Parabéns pela mudança e pelas conquistas!

    ReplyDelete
  13. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  14. excelente testemunho mesmo! o que mostra acima de tudo foi a tua determinacao e forca de vontade em mudar. acho q a maior mudanca foi mesmo a alimentacao saudavel. eu tenho um problema: chama-se pao, alias hidratos de carbono em geral. sim mudar para arroz | massas integrais e uma opcao. O pao so tenho comido integral, feito em casa. falta a parte de comecar a fazer exercicio, e estava seriamente a pensar fazer o HIT. falta e a forca de vontade para comecar :)

    ReplyDelete
  15. excelente testemunho mesmo! o que mostra acima de tudo foi a tua determinacao e forca de vontade em mudar. acho q a maior mudanca foi mesmo a alimentacao saudavel. eu tenho um problema: chama-se pao, alias hidratos de carbono em geral. sim mudar para arroz | massas integrais e uma opcao. O pao so tenho comido integral, feito em casa. falta a parte de comecar a fazer exercicio, e estava seriamente a pensar fazer o HIT. falta e a forca de vontade para comecar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada minha linda pelas palavras motivadoras;) Sim sem duvida que a grande mudança foi a alimentação. Acredito que seja 30% exercício físico e 70% alimentação saudável. Desejo te toda a força de vontade para começar e vais ver que não te vais arrepender:)

      Delete
  16. olá! tenho o mesmo problema que tu tinhas! vou ao ginásio mas não tenho um plano de treino que dê resultado... aconselhas algum plano? Obrigada e parabéns!

    ReplyDelete
  17. olá! tenho o mesmo problema que tu tinhas! vou ao ginásio mas não tenho um plano de treino que dê resultado... aconselhas algum plano? Obrigada e parabéns!

    ReplyDelete
  18. Olá! Este post está formidável e eu tenho uma questão à qual gostaria que respondesses:
    Quando não estás em casa, durante a tarde ou a manhã, o que comes/tomas ao lanche?
    Eu faço ginásio já há algum tempo e comecei à pouco a tomar os batidos verdes também, ao acordar, em jejum.
    No entanto, sempre que chega a hora do lanche nunca sei o que hei-de comer, sem ser pão ou bolachas integrais!
    Adorava saber a tua dica. :')


    ReplyDelete
  19. Olá! Fiquei inspirada pela tua história. Adoro fazer desporto, mas ultimamente não ando nada regrada e vou ter uma temporada de casamentos que começa já em março.
    Será possível indicares-me onde arranjaste os vídeos sem pagar? Andei a ver alguns no youtube, mas acho que não são exatamente aqueles que tu seguiste.
    Obrigada e beijinhos * (:

    ReplyDelete
  20. Já te sigo no instagram. Td de bom p ti.
    Bjnhs.

    ReplyDelete
  21. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
  22. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
  23. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
  24. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
  25. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá Maria
      enviam-me um email fromportugaltonyc@gmail.com que passo-te o link:)

      Delete
  26. Olá Diana :) parabéns! Um modo de vida! Que tal começar!? Vou!!! :)
    Olha será que me podes enviar o link para fazer o download dos vídeos? Mil obrigada e um abraço :)

    ReplyDelete
  27. Olá Diana! Cheguei hoje ao teu blog e acho que já devorei tudo. Parabéns! Voltei a este post porque estou muito curiosa em saber mais sobre o programa de treinos. Estou determinada a perder a gordura que teima em ficar alojada na barriga e em dar um up a este corpo. É possivel partilhar os videos?
    Obrigada. Bjnho

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada pelo carinho:)
      enviam-me um email fromportugaltonyc@gmail.com que passo-te o link:)

      Delete
  28. De facto, o ponto principal numa vida saudável é a alimentação "somos o que comemos". Só fiquei com uma duvida, não sei se associas transpirar a emagrecer, mas transpirar muito (nem pouco) não é sinal de que se está a emagrecer. Mas sim, segues um optimo estilo de vida :)

    ReplyDelete
  29. Como podemos arranjar os exercicios?

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá enviam-me um email fromportugaltonyc@gmail.com que passo-te o link:)

      Delete
  30. Acabei de ler agora este post que está excelente! Parabéns pela mudança! :)

    ReplyDelete
  31. Olá,
    Adoro o teu blog, como gostava de morar em NYC. Este post é uma grande ajuda, tives-te muita força de vontade. Sabes onde o teu amigo arranjou os vídeos? Gostava muito de fazer o programa.

    Beijos,
    Tânia

    ReplyDelete
  32. Estou a adorar o teu blog, em relação a este post, seria possível arranjar o link dos vídeos? Gostava de fazer o programa. E parabéns pelos resultados :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá enviam-me um email fromportugaltonyc@gmail.com que passo-te o link:)

      Delete
  33. Ola Diana, adoro o teu blog pois através dos teus post consigo idealizar como deve ser viver nos EUA, pois tal como tu desde muito nova que esse país me fascina e adorava um dia poder visita-lo e até quem sabe viver aí...
    Mas neste caso estou a escrever pk andei a pesquisar sobre o treino insanity e já me apareceram vários treinos e até fiz download do beachbody mas não sei se será o mais adequado para começar ou se haverá algum mais básico e mais fácil para iniciantes... Será que me podes aconselhar?
    Obrigada :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Telma:) Obrigada pelo carinho! Par começar sem duvida que o insanity é o melhor:)

      Delete
  34. Olá Diana, adoro o teu blog pois através dele posso reviver um pouco como será viver nos EUA já que desde muito nova, tal como tu, sonho visitar esse país fascinante e até quem sabe ai viver...
    Mas neste caso estou a escrever pk depois de ler este post fiquei curiosa sobre o treino Insanity e até já fiz download de uns vídeos do treino beachbody mas não sei se será o mais adequado para uma iniciante. Será que me podes dar mais informações sobre este treino e qual será o melhor para iniciar?
    Obrigada :)

    ReplyDelete
  35. Ando a ler e ler e reler, pesquisar blogs e blogs porque também eu acho que chegou a uma altura de mudar !
    Parabéns a ti pela motivação e força de vontade que, infelizmente é o que mais me falta :(
    Já vi alguns vídeos no youtube do Insanity e ando a "tentar" fazê-los :)
    Vou ser mais uma a pedir-te o link por email ok?
    Parabéns mais uma vez

    ReplyDelete
  36. Olá Diana, estou a caminho da 3ª semana de insanity. Noto que o meu corpo está mais "rijo" e a barriga mais firme mas sinto que as minhas pernas estão a ficar com um grande volume na parte superior, sabes se é frequente acontecer? O que devo fazer?

    Parabéns pela mudança, sem dúvida uma inspiração para todos!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,

      Isso nunca me aconteceu, não sei mesmo te aconselhar:/
      Tenta encontrar alguma informação online e tenta beber pelo menos 2l de agua para não teres retenção de líquidos, pois talvez esse volume seja derivado disso.
      Beijinho

      Delete
  37. Olá Diana!
    Parabéns pelo blog e por esta mudança super positiva de estilo de vida. Eu ando há uns meses a adaptar também a minha alimentação e a fazer exercício, mas hoje sim é o dia de começar o Insanity! Queria fazer-te uma pergunta, seguiste à risca o plano alimentar que vem com o Insanity ou adaptaste aos teus gostos?

    Beijinhos e obrigado :)

    ReplyDelete
  38. Olá Rita,

    Obrigada pelas palavras de carinho! Não segui o plano de alimentação do insanity, criei as minhas próprias receitas, apenas tive o plano como base, mas depois fui adaptando!

    Beijinho

    ReplyDelete
  39. Olá Diana!
    Antes de mais, parabéns pela mudança! É, sem dúvida, uma grande inspiração!
    Desculpa estar a incomodar-te com o meu problema, decerto tens coisas mais interessantes para fazer, mas és a pessoa que acredito que mais me possa ajudar!
    Comecei a fazer o Insanity há +/- 1 mês, durante 3 semanas e meia fiz tudo certinho, uma alimentação o mais saudável que consegui e ia-me pesando, o problema é que a balança não acusou mais de 1 kg perdido, então desmoralizei. Comecei por não fazer um dia, depois outro e passaram-se 5 dias sem fazer nada. Para ajudar ainda mais, durante esses dias só comia porcarias. Voltei a tentar continuar o programa, mas só me dava vontade de chorar e nem acabei um treino completo.
    Tenho 1.58 e 57kgs, gostava de chegar aos 50. Não sei mais o que fazer. E só de pensar que há um ano tinha menos 4 kg e agora não conseguir, ainda me poe mais em baixo.
    Agora vêm as férias e já sei que nao faço nada!

    Alguma dica ou sugestão?

    Muito obrigada pelo teu tempo!!!

    Beijinhos e felicidades!

    ReplyDelete
  40. UAU PARABÉNS!! que linda, sim senhora, eu também mudei o meu estilo de vida faz amanhã 2 meses, tenho tentado fazer pequena mudanças que fazem toda a diferença! Já te sigo no inst há algum tempo e adorooo tudo o que colocas :) beijinho grande**

    ReplyDelete
  41. ola :)

    Adorei a historia :) Mas nao sei como hei de arranjar esses videos :( Conselhos? :)

    ReplyDelete
  42. Adorei este post (apesar de já ser bastante antigo!) ... Também conheci o Insanity mais ou menos no Verão de 2012 e sem dúvida que é um programa óptimo ... Aliás, eu diria que é dos melhores programas que por aí andam ...
    Ah ... e adorei a última foto :D It's not a diet !!! Acho que as pessoas têm muitas vezes dificuldade em perceber isto :)

    Ps: estou a adorar o Blog! Já era seguidora, mas agora vou passar a lê-lo de forma mais assídua!! :)

    Beijinho, Carla.
    http://www.alanaandkyra.com/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)