Wednesday, December 18

Aquela pressão

 
Sabem aquela pressão que os familiares e até os amigos mais chegados gostam de incutir em nós, porque dizem eles se preocupar connosco? Pois bem, eu desde que cheguei a Portugal ando a sofrer desse mal.  De uma forma carinhosa e subtil lá vão dizendo que está na hora de ter filhos e casar. Porque na idade deles (tenho 26 anos) já se encontravam casados e bem casados com um ou dois filhos no regaço. Eu acho isso tudo muito lindo e tal, mas será que já pararam para pensar que é a minha vida que está em causa. Minha. E como tal, acho que me cabe a mim decidir com quem casar e quando ter filhos. E sinceramente não está nos meus planos. O que não quer dizer que daqui a uns meses  não mude de opinião. Como boa geminiana, mudar de ideias é comigo. Mas, agora não é isso que me tira o sono.

Numa conversa com a minha mãe há uns dias atrás diz-me " por este andar não vou ter netos". Eu preferi ignorar, porque sei que acabaríamos por discutir. Eu entendo que ela queira ter netinhos, mas gostaria também que entendesse que quem decidi isso sou eu.

Claro está, que o facto de a maioria dos meus amigos já estarem casados e alguns deles com filhos também não ajuda. Sempre que dou a desculpa que ainda sou muito nova, atiram-me logo a cara que fulana tal tem a mesma idade e já é mãe. Esta cobrança incessante deixa-me com os nervos a flor da pele. Se a mulher está solteira perguntam quando vai arranjar um namorado. Se está casada, perguntam quando vão ter o primeiro filho. O filho acabou de nascer e já estão a perguntar quando vai ter o próximo. E dizem eles que fazem isto tudo com as "melhores das intenções".

Por enquanto estou bem assim no papel de apenas filha.







11 comments:

  1. Já passei por essa pressão. Mas agora, mas já sou 'gota' (gata-cota!), desistiram. A minha mãe sabe que nunca terá netos, com sorte tem netos de quatro patas! :-)

    ReplyDelete
  2. e fazes muito bem! Não tenhas pressas!

    ReplyDelete
  3. Cada um tem o seu tempo, pena que pouca gente respeita isso. Já cheguei ao ponto de pessoas que são meras conhecidas me perguntarem por filhos. A melhor que ouvi até agora foi perguntarem-me se estava de barriga cheia. Eu ia para responder, mas antes que fosse desagradável, limitei-me a sorrir.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É penso que é uma falta de respeito as pessoas meterem-se na nossa vida dessa maneira! Eu corto logo, mas as vezes apetece-me manda-las a baixo de Braga.

      Delete
  4. Deixa lá que para o meu pai eu já me devia ter casado com o meu rapaz e ainda só namoro com ele há 1 e 4 meses. E quanto a ter filhos e casar e isso tudo, faz como eu: só dá esse passo que tiver a vida bem encaminhada porque, quem diz que já devias estar casada e com filhos tendo em conta a tua idade e dizendo que na tua idade essas pessoas já estavam casadas e com filhos esquecem-se que os tempos são outros e que agora as coisas não são feitas assim.

    ReplyDelete
  5. Não te preocupes com isso, és super nova! A minha irmã tem 33 anos e vai ter agora o primeiro filho. Isso é uma decisão que só a ti te diz respeito. Por agora, desfruta da juventude e goza a vida ao máximo :) Feliz Natal!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mas parece que ninguém entende. E gostam todos de dar palpites!
      Feliz Natal para ti também:)

      Beijnho

      Delete
  6. És muito nova! Não te metas nesses "trabalhos" tão cedo! Curte sempre bem a vida, aproveita tudo o que te aparecer pela frente. Se não tens vontade de ter filhos, nem sequer penses nisso. Sou mais velha do que tu. Na tua idade, esse assunto nem me passava pela cabeça.

    ReplyDelete
  7. Ai, sem bem o que é isso. Mal me casei, começou logo a chover a bela da pergunta "então, e filhos?". E quando eu digo que nem sequer sei se quero ter filhos perguntam logo "mas como é que é possível?" Agora que estou casada há três anos, "ai, já está na altura, Karina Maria!!!". Oh caramba, mas uma pessoa não pode viver a sua vidinha descansada, não? E uma pessoa não pode ter outras ambições na vida para além de casamento e filhos e uma casa nos subúrbios? Humpf!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)